Livro "Estratégias de e-mail marketing"
Recebi do Murilo Gun o convite para o lançamento do livro "Estratégias de e-mail marketing", dele e do Bruno Queiroz, que vai ocorrer amanhã (terça, dia 10) na Livraria Martins Fontes a partir das 19h. Não estarei em São Paulo, mas repasso o convite aos interessados!
O e-mail marketing pode ser um assunto delicado, principalmente quando consideramos as muitas formas em que ele pode ser um tiro no pé, angariando antipatia dos potenciais consumidores, e prejudicando, ao invés de elevar, a imagem da marca.
Mas existe e-mail marketing feito com categoria. Não-invasivo, relevante, ético e... desejado! É o caso de vários mailings e newsletters comerciais que eu recebo regularmente, como a da Threadless, da Thinkgeek, as ofertas da Amazon e da brasileira Comprafácil, entre outras.
E é o caso oposto ao de tantas outras tentativas mal-sucedidas que acabam sendo incluídas no filtro de spam de todos nós - não vou citar exemplos, mas na minha opinião vários expoentes do varejo on-line brasileiro ainda precisam aprender muito sobre como mandar material que interesse de verdade aos seus consumidores - mesmo nos raros casos em que o envio ocorre por solicitação do próprio cliente!
Para quem quer saber como fazer marketing efetivo por e-mail, os tópicos abordados no livro "Estratégias de e-mail marketing", do Murilo (que talvez alguns de vocês já conheçam por sua atuação em stand-up comedy) e do Bruno podem ser um bom começo - e certamente já me ajudaram a repensar algumas coisas sobre a newsletter semanal que mantenho.
Eu ainda não li todo o exemplar que eles gentilmente me enviaram, mas além de ter gostado da parte introdutória (incluindo os aspectos éticos, e como fazer com que nem os leitores e nem os softwares confundam sua mensagem com spam), gostei também dos capítulos sobre como popular o cadastro de destinatários do e-mail marketing, e de como compor e criar as mensagens.
Estou bastante interessado nos capítulos que ainda faltam, inclusive sobre os indicadores relevantes sobre as campanhas, e como aumentar a eficiência da entrega.
Recomendo a todos que tenham interesse no bom uso do e-mail para divulgar suas iniciativas e produtos!
Comentar
Comentários arquivados