Feedback aos leitores, terceira rodada: os assuntos priorizados - e mais

Chegamos ao terceiro round deste diálogo produtivo. Deve ser o último post sobre o assunto neste momento, e na manhã de segunda voltaremos à programação normal, com novo post ;-) Mas se os comentários de vocês por aqui mudarem alguma conclusão, talvez voltemos ao assunto em breve!

Acompanhei ao longo do final de semana os comentários de vocês no primeiro e no segundo posts do nosso bate-papo sobre o Efetividade, e agora resumo mais uma vez as conclusões.


Diversos de vocês comentaram elogiando (obrigado!), outros escreveram sobre seu interesse em deixar de ser só recebedores de feeds e passarem a ser comentadores ;-) - obrigado também!

Outros atenderam sem demora ao meu pedido de classificar os assuntos do site que mais lhes agradam, com base no mapa mental abaixo:

As respostas colocam em destaque os temas:

  1. Gadgets,
  2. Home office e
  3. Atitude.

Fora do pódio, mas com menção honrosa, estão Carreira e Comunicação.

Os links acima levam a uma seleção de artigos sobre os assuntos mencionados, para você conferir o tipo de abordagem que é dado a eles por aqui ;-)

Isso não significa que os outros temas irão desaparecer - é apenas um critério para eu me guiar quando a pauta estiver em aberto, ok? E aguardo suas manifestações sobre este resultado da consulta, bem como as indicações de links quando vocês publicarem algo sobre estes assuntos nos seus próprios blogs e quiserem ver se dá para encaixar uma menção a eles nos mini-posts aqui do Efetividade!

Outros assuntos tratados:

  • A Bia fez uma distinção importante que também quero destacar: os 2 posts (+ 1 mini-post) semanais são uma meta, e não um compromisso. Como é uma meta combinada de comum acordo entre nós, vou me esforçar para atingi-la, mas naturalmente não tenho como garantir a disponibilidade e a inspiração todas as semanas ;-)
  • O Gabriel L. fez um acréscimo importante à já aprovada meta de 2 posts (+ 1 mini-post) por semana. Ele disse: "acho que o proposto por você (2 por semana) está ótimo :D Ex: Terça e sábado… e não 2 seguidos, pra não deixar o blog ‘morto’ o resto da semana…"
  • O Philemon chamou de "reunião" esse conjunto de 3 posts em que conversamos sobre as direções que o site pode tomar. Gostei da definição, embora eu tenha visto mais como um papo de cafezinho!
  • O Carlos Magno encaminhou o feedback de uma amiga arquiteta sobre o meu home office. Carlos, aé agora só mostrei o cantinho dele! Qualquer dia mostro e conto sobre o ambiente inteiro, aí conto com uma re-avaliação dela ;-)
  • O Saulo se adiantou e já está até falando em preço de um eventual livro do Efetividade.net. ;-) Vamos com calma!
  • O Luiz viu nos mini-posts a mesma possibilidade que eu. Ele disse: "Com posts curtos e links, há a possibilidade de conteúdo de outras pessoas e em maior quantidade, para aqueles ávidos por leitura e bom conteúdo."
  • O Anderson escreveu que "já demorou para algum veículo grande de mídia na internet lhe oferecer uma boa proposta por seu site/conteúdo" - mas propostas não faltam, Anderson, e eu até aceito algumas, como a parceria com o Yahoo. Mas a maioria não vale a pena, e creio que vocês sairiam perdendo se eu tivesse aceitado muitas delas.
  • O Rodrigo comentou positivamente sobre "o nível de pessoalidade e envolvimento do autor nos artigos do blog" (obrigado!), e aproveito para destacar que esta é mais uma razão que torna difícil para mim recorrer a estratégias que envolvam autores convidados regulares.
  • O Fernando Lima e o Rodrigo comentaram sobre o uso de mapas mentais. Funciona mesmo!
  • O StartingUp escreveu sobre a possibilidade de outros blogs conduzirem consultas similares à que estou fazendo. Para mim já está dando muito certo, desejo sucesso a quem mais tentar ;-) Mas é importante saber antes qual o problema que se quer resolver!
  • E o Rafael Ramos escreveu sobre a possibilidade de acompanhar por e-mail os comentários de um post. Por e-mail não dá, Rafael, mas agora coloquei mais destaque no link para a assinatura do feed dos comentários de qualquer post (agora aparece no quadro "Fique ligado", ao final dos comentários de cada post).

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: