Rapidinha Efetiva #004: avaliação, cobertura do wi-fi, aprendendo a tocar guitarra na web, retrovisores e brindes

Completamos nossa quarta semana neste novo esquema de 2,5 posts por semana. O que estão achando? Falta algum tema? Tem algum assunto sobrando? Manifestem-se!

E se você usa o Twitter e ainda não segue o nosso perfil @efetividadeblog, recomendo! Tenho mencionado por lá algumas dicas e temas que não chegam a vir para o site, e pretendo continuar fazendo isso. Além disso, tem a interatividade - por lá o feedback é muito mais diálogo do que monólogo, certo?

E. claro, conto com vocês para ajudar a divulgar o perfil e trazer mais seguidores.

Dito isto, vamos aos temas desta semana!

Aumentando a cobertura da rede sem fio

Família conectada é fogo: aqui em casa o acesso de rede Wi-Fi é usado por todos, em vários cômodos. Só que usando só um roteador wireless comum, a cobertura fica desigual - as paredes e outros obstáculos fazem com que determinados pontos da casa virem "áreas de sombra", o que está longe de ser a situação ideal.


Diagrama da minha rede sem fio com repetidor – os equipamentos são de fornecedores diferentes (Linksys, D-Link e TP-Link), sem problemas de compatibilidade

Tem várias formas de resolver isso sem renunciar à mobilidade plena. Já faz alguns meses que comprei um repetidor Wi-Fi (TP-Link TL-WA501-G), e essa tem sido a minha solução preferida desde então. Custou R$ 170, é bem chatinho de configurar e limita um pouco o desempenho teórico da sua rede (mas quem tem banda larga comum nem sempre chega a ser afetado pela limitação), mas resolve de vez: aqui em casa, com o repetidor wireless e mais o roteador tradicional, passamos a ter cobertura de rede sem fio com qualidade antes impensável.

Quando eu chegar ao poder, os autores da documentação dele serão os primeiros a ir ao paredón, podem ter certeza. Mas com algum esforço a configuração funcionou, e como ontem tive que refazê-la após algumas trocas de infra-estrutura por aqui, lembrei de trazer de volta o assunto pra cá, porque sei que a questão da área de cobertura da rede sem fio interessa pra bastante gente.

Meus artigos sobre o tema:

Aprendendo on-line a tocar um instrumento

Desde moleque eu queria aprender a tocar guitarra, e cheguei a me dedicar a isso, sem sucesso - eu era bem menos efetivo naquela época, mas já era disciplinado: cursei mais de um ano de aula (de "violão popular", não sei se ainda existe com este nome), esperando depois fazer a transição pra guitarra, mas desisti ao ver que eu não conseguia aprender.

Depois de adulto tentei de novo, mas não rolava. Acabei doando o violão pra uma igreja, e esquecendo disso. Só que no meu último aniversário o impulso voltou, e resolvi ir direto aos finalmentes: comprei uma guitarra e um mini-amplificador Roland, firmemente decidido a aprender sozinho, com ajuda da web - afinal, já estamos no século XXI.

Estou indo bem, mesmo ainda faltando um bom caminho pra tocar direito o bom e velho rock'n'roll. Mas um reggaezinho ou outro já rola ;-) E, claro, as pontas dos dedos da mão esquerda estão estouradas e calosas, e não consigo mais ouvir música sem prestar atenção nos compassos e acordes.

Empreguei neste meu projeto pessoal algumas técnicas de motivação e de desenvolvimento de competências, e por isso faço a pergunta: vocês teriam interesse em saber mais sobre a experiência? Não posso garantir resultado - nem mesmo o meu! - mas posso compartilhar em um artigo futuro o curso on-line que eu gostei e estou seguindo, as ferramentas e um ou outro detalhe do esquema de motivação que faz eu continuar tendo vontade de ficar repetindo esses exercícios iniciais, sempre com os mesmos acordes, batidas secas, etc. que conduzem ao aprendizado.

Ajustando direito o retrovisor

Quanta gente usa os espelhos retrovisores externos do carro em ângulos que limitam bastante sua eficácia, e nem mesmo sabem disso? Quem dirige no caos das cidades e rodovias, sujeito à imprudência alheia a todo instante, precisa de toda ajuda que puder empregar, e um espelho retrovisor com máximo ângulo de cobertura é essencial.


Se você estiver vendo um pedação do seu próprio carro no espelho, algo deve estar errado...

Só que configurar direito os danados, embora seja fácil, dá algum trabalho, e idealmente precisa da ajuda de mais uma pessoa. Este artigo do G1 explica uma das técnicas para fazê-lo. Eu sugiro que depois de alcançar o ângulo ideal, você procure memorizar uma referência, tomando por base detalhes do próprio carro, para futuramente poder reproduzir o mesmo ângulo com bem menos esforço.

Há alguns anos eu adotei a prática de colar mini-espelhos convexos auxiliares (como os da moto acima) no espelho externo direito. Quantas vezes já deixei de mudar de pista por ver apenas no espelho auxiliar algum carro ou moto que estava no ponto cego do espelho grande... Mas na ausência deste recurso (baratíssimo), um bom posicionamento do retrovisor principal já resolve bastante.

Os brindes da promoção no Twitter

Eu ia contar hoje o que são os brindes, mas estamos tão próximos de completar 500 seguidores no Twitter, que resolvi esperar até segunda-feira, porque aí já faço o anúncio tendo meio milhar de followers ;-)

Obrigado a todos que vêm ajudando a divulgar por lá o @efetividadeblog. Continuem dando uma força, eu aprecio muito e procuro retribuir sempre!

Eu já peguei um dos brindes para mim, e uso todos os dias, substituindo o modelo importado que eu usava antes. Não saio de casa sem ele! Acredito que os felizardos que ganharem também vão adotar entusiasticamente. Uma dica: não é nada muito tecnológico, dessa vez.

Recomendando a vizinhança

Bons vizinhos recomendam os serviços uns dos outros, e eu tenho seguido esta prática aqui na coluna semanal. O vizinho da vez é o SobreAdministração, do Gustavo Periard.

Eu sou Administrador, mas procuro refletir isso apenas indiretamente aqui nos artigos. No caso do Gustavo, a visão administrativa fica em primeiro plano, mas ele também tem material para quem não é do ramo. Comece por aqui:

E isso conclui nossa Rapidinha Efetiva da semana. Conto com seus comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: