Primavera: use um critério objetivo para a faxina obrigatória no guarda-roupas

A primavera está aí, e é hora de rever o guarda-roupa, colocando em destaque as roupas da estação quente e tirando de circulação os casacos!

Há muitas técnicas para fazer isso, mas há um detalhe especial que precisa ser destacado: arrumar o guarda-roupas para a nova estação é a grande oportunidade de fazer uma revisão, removendo excessos, roupas que não mais temos usado, e roupas que nunca usaremos.

Portanto, antes de começar, coloque ao lado do móvel 2 caixas: uma para doações e outra para consertos - e assim não recoloque no guarda-roupas o que você não usará mas ainda pode ser aproveitado por outras pessoas, nem o que precisa de algum ajuste, retirada de manchas ou outros procedimentos antes de se tornar usável por você - afinal, se você guardar do jeito que está, que outro momento melhor haverá para fazer essa triagem?

Preparação prévia

Não imagino que você vá terminar de ler este artigo e sair correndo para arrumar seu roupeiro imediatamente, mas que tal marcar na sua agenda este compromisso para algum dia desta semana, dedicando 2 horas a rever todas as prateleiras, cabideiros e gavetas?

Se for impossível reservar 2h consecutivas, use a técnica da galinha temporal para vencer o seu guarda-roupa 20 minutos de cada vez. Funciona muito bem!

E para estar preparado quando a hora chegar, coloque na sua lista de compras da semana alguns cabides extras, e já separe previamente as caixas para as roupas que não retornarão ao guarda-roupas.

Mais importante do que os aspectos práticos de preparação prévia (cabides, caixas, etc.), há também um item de atitude mental que você deve preparar a tempo: estar pronto para colocar para doação os itens que você não usa mais, independente do valor financeiro deles (para o valor sentimental você pode abrir exceções, se necessário).

Não adianta guardar para sempre uma peça cara demais que você não vai usar. Se você comprou mal, ou se ganhou um presente no tamanho errado e não trocou, aproveite para refletir sobre isso, para não repetir o comportamento - mas não se puna guardando para sempre a peça que ocupa espaço e não será usada, pois ela pode ser útil para outra pessoa!

Finalmente, quando o dia chegar, vista-se confortavelmente, com uma roupa que permita provar as peças sobre as quais você tiver dúvida se ainda servem ou não. Aí é só começar a triagem e reposicionamento.

Esvaziamento e triagem

Para melhor aproveitar o espaço, ao menos nos modelos de roupeiros mais comuns, o ideal é esvaziá-lo completamente e depois ir recolocando as peças de acordo com a expectativa de uso na nova estação.

Antes de começar a esvaziar, identifique os locais em que irá montar os estoques intermediários, dando atenção especial às seguintes categorias:

  • Peças que não servem bem: Muito grandes, ou muito apertadas. Decida o que quer fazer com elas, mas não as coloque junto com as que servem. Se achar que é cedo para doá-las, coloque-as em uma pilha à parte e guarde-as em separado e de forma compacta, para não ficarem no caminho a cada vez que você for escolher o que quer usar.
     

  • Peças que você precisa, mas raramente tem oportunidade de usar: separe-as para depois guardar fora do caminho, em um canto. Se elas estiverem em cabides, tente arranjar algumas capas plásticas (aquelas que as lavanderias usam para proteger peças em cabides) para preservá-las melhor. Aproveite e avalie se não está na hora de mandar lavá-las!
     

  • Peças da estação passada: O calor está começando, e está na hora de rever com atenção as peças de inverno. Já separe para doar as que você tem certeza de que não irá usar no inverno seguinte, e avalie quais das que sobraram (especialmente roupas de cama) estão precisando ser lavadas antes de ser guardadas.
     

  • Cama, mesa e banho: Você não tem toalhas demais? E lençóis? Se faz muito tempo que não usa alguns deles, pode ser a hora de se livrar deles.

Para as peças puídas, irremediavelmente manchadas, desbotadas, esticadas ou sem esperança de voltar a servir, não há necessidade de separar outros espaços: o lugar delas é mesmo a caixa de doações.

Reinserção organizada

Quando terminar o esvaziamento do guarda-roupa, é hora de recolocar tudo, mas agora repensando o uso do espaço, reaproveitando a área que antes estava ocupada com as peças que não mais voltarão, e colocando nos locais mais acessíveis as peças que você usa com mais frequência.

Comece por elas: coloque primeiro as peças usadas com mais freqüência, preenchendo os melhores espaços, mais visíveis e mais ao seu alcance. Depois use as sobras para armazenar as peças usadas mais raramente, e deixe por último as roupas que não voltarão a ser vistas antes do próximo inverno.

Se você for usuário de cabides e quiser facilitar a nova reorganização, que você fará no próximo outono, use o velho truque dos cabides invertidos: retire todas as peças do cabideiro, e recoloque-as todas com o cabide invertido, com o gancho apontando para o lado que você normalmente não usa. Quando você usar uma peça, ao recolocá-la no cabideiro, use a direção normal do cabide. Ao final do verão, as peças que ainda estiverem com o cabide invertido serão as que você não usou nenhuma vez, e bastará decidir o que fazer com elas: consertar ou doar.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: