Senhas seguras, sem esquecer
Que tal uma forma simples de lembrar da senha de cada site ou software que você usa?
É inegável: a segurança e a comodidade do usuário são inversamente proporcionais, no que se refere ao controle de acesso a dados, sistemas e sites. Ter a mesma senha em todos é um risco grave, mas ter senhas diferentes e não lembrar de alguma quando precisar também causa prejuízos sérios.
Já compartilhei meu método simples de escolher senhas diferentes para cada serviço e nunca esquecê-las, que coloca você vários passos à frente da maioria da população - que, sabidamente, repete a mesma senha adivinhável em todos os serviços que usa.
Mas este é um assunto inesgotável, e agora o leitor Marcelo Toledo me escreveu para compartilhar a dica dele, que se baseia num software gerenciador (disponível para Windows, Mac OS X, Android, iPhone e iPad)
Separei um trecho do texto dele:
(...) O grande perigo de tudo isso, é que se torna muito simples ter acesso a tudo que você tenta proteger com essas senhas fracas. Uma vez descoberta, e o hacker, ou qualquer que seja a pessoa, terá acesso a tudo. Já parou para pensar o que essa pessoa poderia fazer de posse da sua senha padrão? Que dor de cabeça seria se isso acontecesse?
Solução
O ideal é simples, toda vez que você precisar de uma senha ela será diferente, conterá letras, números, maiúsculas, minúsculas e talvez até caracteres especiais, além disso, ela terá diversos dígitos, quanto maior melhor. Loucura, né? Nem um pouco! É exatamente assim que eu faço hoje em dia e quer saber? Eu não me recordo de 99% das minhas senhas. Nem preciso. Mas essa mágica não acontece sozinha, eu tenho um programa que gerencia todas as minhas senhas e a única senha que eu preciso lembrar é a deste programa, uma vez digitada e eu rapidamente tenho acesso a todas as senhas que eu preciso, de uma forma bem prática.
Eu utilizo um programa (…)
A versão completa do texto do Marcelo pode ser consultada aqui: Não aguenta mais tanta senha?
A solução dele, de usar um programa gerenciador, é boa e resolve vários pontos fracos da cadeira, embora acrescente também um potencial ponto fraco, e um ponto de dependência bastante real. Pessoalmente, entretanto, prefiro uma boa regra de memorização fácil de aplicar mas difícil de identificar, mesmo que alguém descubra várias de suas senhas!
E, como de hábito, aguardo que vocês compartilhem nos comentários as suas próprias soluções!
Comentar
Comentários arquivados