Como domar os cabos atrás da mesa do seu computador

Atire o primeiro cabo USB quem não se incomoda com os cabos que ficam permanentemente à disposição dos computadores, acumulando poeira, prejudicando o visual, atrapalhando a movimentação e o uso do espaço atrás das mesas em todo o mundo!

Há 5 anos publiquei, aqui mesmo no Efetividade.net, um artigo descrevendo a solução que uso para ao menos garantir que eles fiquem organizados: é um organizador de cabos feito em casa que fica pendurado atrás da mesa, discretamente preso a ela por 2 grampos-sargento como o da imagem abaixo (baratos e fáceis de encontrar em qualquer loja de ferragens).

Foi um dos artigos do site com maiores picos de acesso, graças à divulgação pelo site Lifehacker, que adoto como referência e que, assim, foi grande motivo de orgulho misturado à felicidade de ver minha ideia ser útil para um universo de leitores internacional tão grande.

Hoje ainda uso o mesmo esquema geral (e os mesmos grampos-sargento que comprei na época...), mas para aumentar a segurança (devido à condutividade) substituí a grelha metálica que servia como fixador dos cabos por uma tábua de compensado, dessas de prateleiras, que furei previamente em alguns pontos-chave para permitir a passagem de prendedores de nylon capazes de segurar firmemente o roteador, disco externo, transformadores, réguas e cabos.

Fazendo como os profissionais

Mas sempre há espaço para aperfeiçoar nossas práticas, e enquanto não chegarmos a uma realidade integralmente wireless, este tema permanecerá em pauta.

Não faltam técnicas para esconder, exibir de forma agradável ou organizar o cabeamento de informática, usando os mais variados materiais, mas um artigo recente no TechNewsWorld também divulgado pelo Lifehacker me atraiu especialmente a atenção por ser voltado ao cabeamento de ambientes inteiros, mas ter várias dicas aplicáveis à realidade de quem só quer "organizar os fios" na escrivaninha ou no rack do home theater.

Alguns dos pontos que me chamaram a atenção nesse contexto:

  • Considerar fazer atualizações para tecnologias sem fio onde possível: para aplicações multimídia (especialmente imagem), os cabos continuam ganhando das soluções sem fio mais acessíveis. Mas provavelmente há alternativas sem fio para várias aplicações que você usa, incluindo a conexão à impressora, ao sistema de áudio, ao teclado e mouse, à Internet, entre computadores e muito mais.
     

  • Se os seus computadores (ou tablets, videogames, etc.) são recentes mas seu roteador ou ponto de acesso sem fio já tem alguns anos de operação, procure se informar sobre o novo padrão "wireless N" (802.11N), que provavelmente pode oferecer bem mais desempenho e confiabilidade às conexões, é fácil de ser instalado no lugar de um aparelho preexistente, é compatível inclusive com aparelhos antigos e não custa muito caro.
  • Uma forma simples de esconder cabos é fazê-los "entrar pelo cano". Com uma visita à loja de ferramentas você pode sair com eletrodutos plásticos já no tamanho certo, prontos para fixar em um local discreto e fazer os cabos passarem por eles. Mas meça antes, e evite dobrar os cabos: idealmente, uma volta de 90° já está no (ou até supera o) limite máximo da especificação de muitos cabos.

  • Cuidado com as abraçadeiras de nylon! Os versáteis cabos tipo "zip tie" são fáceis de usar, seguros, práticos, suficientemente discretos, mas o fato de poderem ficar apertados (especialmente se o feixe de cabos se movimentar com o tempo) e serem bem finos pode danificar a instalação, além de dificultarem a eventual substituição ou retirada de um cabo. O artigo recomenda usar fita adesiva (isolante anti-chama, por favor!) e desconsiderar que ela deixa resíduos marcando o cabo se retirada. Pessoalmente prefiro tiras largas de velcro (sem apertar demais! cada cabo separadamente deve poder se mover um pouco) ou um segmento de 10cm das espirais plásticas que o comércio oferece como "organizador de fios japonês".

  • Deixe espaço! E nas duas pontas. Poucas coisas são mais irritantes, ao reposicionar os objetos da sua mesa, do que perceber que você não pode deslocar o monitor ou a impressora porque seus cabos estão esticados na ponta mais próxima a eles, mas sobrando na outra ponta.
  • Cuidado com o calor: onde passa eletricidade, geralmente algum calor é produzido, intencionalmente ou não. Considere adequadamente a ventilação e o afastamento em relação a materiais condutivos e inflamáveis, especialmente se junto aos cabos houver aparelhagem, incluindo conversores de voltagem!

Há várias outras boas dicas lá, e espero que vocês também compartilhem as suas nos comentários ou via @efetividadeblog!

Recomendo: Taming That Spaghetti of Wires Taking Over Your Home.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: