Brookstone 8-in-1: multiferramenta com lanterna, e a comparação com 4 de suas concorrentes

A Brookstone 8-in-1 Multitool é pequena o suficiente para caber no bolso, mas pesada o suficiente para você preferir levá-la na mochila. Mas quando precisa ser colocada em uso, se desencumbe das tarefas com categoria.

Blogar com frequência sobre produtos que se admira é uma prática cheia de vantagens. Já escrevi sobre uma variedade de multiferramentas por aqui (veja exemplos abaixo), e isso acabou levando o amigo @GordoGeek (do blog PontoGeek) a lembrar do meu gosto por esta classe de produtos e me trazer (e enviar via Sedex ao chegar) um novo exemplar que ele encontrou em uma de suas expedições.

Quero começar com um elogio à ferramenta pelo que ela NÃO é: apesar do tamanho diminuto quando fechada (7cm, segundo minha régua escolar), os seus projetistas não tentaram transformá-la em um chaveiro. Ela é pesada demais para isso, e ter um conjunto de chaves preso a ela atrapalharia a maioria dos seus casos de uso. Não faltam exemplos de ferramentas similares que são descritas como chaveiros pelos seus fabricantes, portanto peço uma salva de palmas ao designer ou engenheiro que resistiu à tentação!

Agora vamos ao que o produto da Brookstone de fato é: uma multiferramenta pequena o suficiente para ser levada na mochila (ou deixada no carro, ou em um porta-canetas do escritório, ou outro local em que o seu kit completo de ferramentas não esteja à mão), mas sem ser delicada: o peso não deixa dúvidas de que é feita em aço inoxidável.

E isso quer dizer que: o alicate aperta, segura e também corta fios; a lâmina lisa veio bem afiada (e tem uma ponta que parece resistente o suficiente para usar "a sério"), a chave Philips tem a circunferência completa, a chave de fenda tem seu corpo complementado por uma lima e abridor de garrafas, e a tesoura passou no teste do recorte de papel e da abertura do sachê de maionese (acreditem, já testei produtos de porte similar em que a tesoura não conseguiu lidar com estes testes básicos).

Além do tamanho reduzido, a multiferramenta da Brookstone tem mais um diferencial interessante: a lanterna led, que é forte o suficiente para me ofuscar. Ela é presa ao corpo do produto, ou seja, não foi planejada para iluminar o trabalho que se executa com as demais ferramentas, e sim para ser usada como uma ferramenta adicional. O que é positivo, pois uma fonte de iluminação é um item desejável em boa parte dos casos de uso de uma ferramenta portátil.

Comparando com a concorrência

Cada multiferramenta é projetada tendo em mente algum caso de uso. Algumas querem estar aptas a substituir ferramentas tradicionais, outras querem oferecer a maior variedade de ferramentas no menor espaço possível, outras querem ser discretas a ponto de não serem percebidas antes do momento do uso, e assim por diante.

A comparação precisa levar em conta o uso que você pretende dar à ferramenta, mas para dar uma ideia dos tamanhos envolvidos, tirei uma foto grupal dos modelos recentemente abordados por aqui, ao lado do recém-chegado:

Para permitir a melhor avaliação para o seu caso, vou dar a ficha resumida de cada um dos modelos, e o link para o meu artigo sobre ele.

À esquerda na imagem do grupo você vê a sensacional Utili-key, que tem formato de chave, vai presa no chaveiro, e tem chave de fenda, Philips, lâmina lisa e serrilhada, em meros 14g. Está no meu chaveiro há uma década, já apertou incontáveis parafusos de óculos, e já abriu incontáveis embalagens de produtos.

Logo ao lado, na parte de cima da imagem do grupo você vê a própria Brookstone 8-in-1, e abaixo dela o canivete Silver Tech Signature Lite, da Victorinox, que em 6cm tem lâmina, tesoura, caneta, lanterna e chave de fenda, que eu levo no bolso e já iluminou muitos caminhos, anotou muitas idéias nas margens das apostilas e abriu muitos sachês de mostarda.

À direita do Silver Tech vemos o Guppie, acompanhado do seu conjunto de ponteiras (o estojo pode ser fixado magneticamente a ele, e tem lanterna incorporada que permite iluminar o trabalho que se faz com a própria ferramenta). Ele mede 9cm, tem chave de boca ajustável (até meia polegada), lâmina, abridor de garrafa, encaixe para as ponteiras de parafusos e gancho carabiner.

Fechando a escalação, na ponta direita, temos o Leatherman Skeletool CX, maior e mais pesado que todos os demais, que tem alicate, lâmina, chave de parafusos com ponteiras intercambiáveis, abridor de garrafas e gancho.

O desafio de quem opta por qualquer um deles é fazer com que a ferramenta certa esteja à mão na hora da demanda, para não ser como o homem daquele provérbio, que só tinha um martelo e por isso tratava tudo como se fossem pregos ツ

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: