Carregando o celular com pilhas comuns

Um carregador de celular que funciona a partir de 3 pilhas AAA ("palito") comuns pode resolver muitas situações ツ

Quem tem um cordão umbilical preso ao celular compartilha a preocupação com o fim da sua bateria antes do retorno possível a um carregador, ou com um descuido que leve o aparelho a estar descarregado na hora de sair de casa.

Indesejado ou não, às vezes este cordão umbilical se desenvolve devido a compromissos profissionais e familiares, e outras vezes devido a aspectos relacionados ao simples desejo de conforto, comodidade e até segurança oferecidos por determinados recursos do aparelho.

Eu raramente chego a isso, mas entendo perfeitamente o sentimento que o amigo Jânio (que é proprietário de uma empresa de hospedagem de sites, ramo de atividade em que estar acessível é importante) expressou no final de semana: "uma tristeza: ter que esperar pra sair de casa porque o celular está sem carga na bateria".

Uma solução bem simples, entretanto, há anos faz com que dificilmente eu passe pela mesma tristeza, quando ao sair de casa percebo que a carga do celular está abaixo do que seria necessário para me manter acessível - e talvez ela possa servir também para você:

É um carregador para iPhone (existem modelos similares para outros aparelhos) que não precisa ser previamente carregado: basta colocar pilhas alcalinas novas nele, conectar ao celular e pronto, a carga começa.

A opção por carregar o celular a partir de pilhas comuns, e não do acendedor do carro ou de uma bateria que precise ser previamente carregada, nasce de constatar que assim, além da independência em relação a tomadas nessas horas, você tem uma solução à mão quase em qualquer horário nos centros urbanos, pois pilhas são produtos fáceis de encontrar até no posto de gasolina 24h mais próximo.

O meu carregador eu comprei em 2010, em uma banca de revistas de aeroporto, e usei bastante desde então. Com 3 pilhas novas ele frequentemente levou o meu iPhone até o dia seguinte, e já aconteceu de as pilhas se esgotarem e eu prorrogar o uso simplesmente comprando mais 3 pilhas.

Como ele é bem leve, dá para levar sempre na mochila, comprando pilhas (proporcionalmente bem mais pesadas) quando necessário. Claro que quando a possível oportunidade de usá-lo se apresenta com antecedência, também não custa já colocar uma embalagem de pilhas junto com ele no mesmo compartimento.

Não é difícil encontrar similares em lojas de eletrônica, ou mesmo na web. Veja este genérico chinês com uma porta USB para conectar o cabo do seu aparelho de quase qualquer marca, e que já vem com adaptadores para vários conectores comuns, por exemplo. Aproveite e veja também este modelo da Duracell que exige carga prévia (não aceita pilhas) mas é fácil de encontrar no Brasil.

Carga pesada: indo além do smartphone

Os carregadores baseados em pilhas comuns, como apresentados acima, são uma solução adequada para a maioria dos smartphones, mas inadequados como solução planejada para carregar tablets como o iPad ou outros aparelhos mais exigentes em termos de carga.

Para estes casos – se você tiver a demanda de carregar em deslocamento – além das soluções mais baratas (por exemplo, simplesmente levar consigo o carregador original e plugá-lo em uma tomada onde estiver, ou achar uma porta USB), um bom kit para manter a tranquilidade em deslocamentos sem ocupar muito espaço na bolsa pode envolver uma seleção entre os seguintes itens:

  • um carregador de parede portátil, preferencialmente de 2,1A, para usar onde estiver
  • um carregador veicular pequeno, preferencialmente de 2,1A
  • um cabo carregador curto compatível com seu aparelho
  • uma bateria externa compatível com seu aparelho

Os 2 primeiros itens, mais versáteis por providenciarem uma corrente de 2,1 ampères, carregam praticamente qualquer aparelho que possa ser conectado a uma porta USB (e carregarão mais rapidamente os aparelhos pouco exigentes) sem aumentar o risco de você esquecer em outro lugar o carregador que precisa ter em casa.

O terceiro item da lista é o que vai garantir que você possa conectar seu aparelho a eles, e o quarto item (que pode até vir na forma de uma capa - pesada - para o aparelho) é o que vai permitir que uma pessoa organizada e disposta a mantê-lo carregado e ao alcance possa ter um plano B mesmo na ausência dos 3 primeiros.

É possível comprá-los pagando caro em lojas "de griffe" de informática, ou encontrá-los de forma bem mais barata em lojinhas de eletrônicos, camelôs ou no DealExtreme. A qualidade pode variar, claro.

Mas, independente da solução técnica, recomendo: também é bom buscar alternativas que permitam a paz de espírito mesmo longe do celular ツ

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: