Presentes de pós-Natal com até 80% de desconto no Submarino

Ok, tem pouco a ver com os assuntos normais do site, mas se você acompanhou avidamente a super lista de sugestões de presentes de Natal compráveis via Internet, publicada aqui no Efetividade.net, provavelmente vai gostar de saber que o Submarino está com mais de 5.000 produtos com descontos de até 80%, no seu saldão de pós-Natal.

Eu fiquei sabendo na tarde de quarta-feira, deixei pra fazer minhas compras agora de noite, e vários dos itens que eu queria já acabaram - na verdade, várias categorias (como a de livros de Informática, por exemplo) já estão zeradas. Mas no momento em que escrevo ainda tem mochila para notebook, monitor LCD de 19 e de 17 polegadas, fragmentadora, impressora laser Lexmark, um monte de ferramentas elétricas, TVs, DVDs, som automotivo e muito mais.

Vale mencionar que, como franqueado do Submarino, eu ganho um percentual sobre as compras que vocês fizerem clicando a partir dos links acima. Mas quem preferir comprar sem gerar nenhum tostão pra mim, também pode seguir este link sem o código de franquia. O preço pra você não se altera, de uma forma ou de outra.

10 dicas para garantir as melhores fotos das festas de Natal e Ano Novo

O site Digital Photography School preparou 16 dicas para ajudar todo mundo a tirar fotos digitais de boa qualidade nas festas de Natal de todo o mundo este ano.

E o melhor de tudo é que muitas delas são perfeitas até mesmo para aqueles que (como eu) deixam a máquina sempre na configuração automática, e no máximo selecionam fotos com ou sem flash ;-) Selecionei 10 delas para compartilhar com vocês.

Como sempre, todos estão convidados a acrescentar suas próprias dicas depois, nos comentários.

Como garantir as melhores fotos da festa

  • Leve a câmera e seus acessórios: não esqueça a câmera em casa, nem deixe para carregar as pilhas e esvaziar os cartões de memória em cima da hora. Leve pilhas de reserva e cartões de memória adicionais, se você tiver.
  • Defina um encarregado pelas fotos: em festas de família, em geral há uma pessoa encarregada do jantar, outro das bebidas, outro das sobremesas... por que não ter o das fotos? Ele deve cuidar de questões como iluminação, equipamento, pilhas extras, anotar o e-mail de todo mundo para passar depois o endereço onde estão divulgadas as fotos, copiar as fotos de todas as câmeras antes de os donos delas saírem da festa, etc.
  • Planeje iluminação e cenários: Se a maioria das fotos vai ser em um determinado ambiente, verifique na noite anterior a iluminação, experimente fotos com e sem flash, possivelmente troque lâmpadas, ou mude a direção se elas forem direcionais. Verifique também as paredes com mais chance de ficar como fundo de muitas fotos, e tire decorações desnecessárias delas - especialmente as muito refletivas ou com grande variação de cores.
  • Aproveite para conhecer melhor sua câmera: ela tem configurações especiais para fotos noturnas? Variações de flash para evitar olhos vermelhos? Modo específico para tirar retratos de grupo? Experimente e pratique antes da festa, no mesmo ambiente e em condições de iluminação realistas - a data ideal é a véspera.
  • Crie um ambiente ideal, à parte: Você já notou que em bailes de formatura e outras festividades organizadas por profissionais, geralmente há um ambiente com um sofá, iluminação de estúdio e fundo branco, onde um fotógrafo fica de plantão durante toda a noite para realizar os melhores registros de cada convidado? Se a sua festa for familiar e tiver um número razoável de convidados, que tal preparar um ambiente similar - com o sofá, o fundo e a iluminação que estiverem à mão, e de preferência um tripé, e tirar uma foto de cada convidado ou grupo nas melhores condições possíveis, ou mesmo convidá-los a fotografar uns aos outros neste ambiente ao longo de toda a festa? Fotografe-os assim que chegarem, porque é o momento em que eles estarão com todas as roupas ainda abotoadas, os penteados no lugar e as maquiagens perfeitas... Se eles toparem, tire outras fotos depois do jantar - vai gerar um efeito divertido quando as 2 fotos forem vistas lado a lado.
  • Antecipe as fotos de grupo: Não deixe para tirar a foto da família toda posando para a câmera só depois do jantar: tire várias fotos destas, desde cedo, não só para ter variedade mas também para registrar as pessoas enquanto seus penteados, trajes e maquiagens ainda estão íntegros ;-)
  • Tire fotos da preparação: Quando colocadas no álbum, estas fotos acabam sendo uma das partes mais divertidas. As pessoas ainda sem suas roupas de festa, assando o jantar, pendurando os enfeites, tomando uma cerveja para conferir se já gelou... Aproveite e tire várias fotos do ambiente principal da comemoração: antes da arrumação, parcialmente arrumado, pronto mas vazio, etc. sempre do mesmo ângulo e posição. Lembre-se de tirar algumas fotos similares durante a festa também, para compor o contraste mais tarde, no álbum.
  • Exercite o minimalismo: Festas de fim de ano têm inúmeros pontos de interesse para formarem o foco de suas fotos. Fotografe todos eles, mas apenas um por foto. Use bem o enquadramento e o zoom para definir de forma precisa qual é o tema de cada uma de suas fotos.
  • Abertura dos presentes: Se sua câmera tiver o recurso de rajadas de fotos (burst, continuos shooting ou o nome que os marketeiros dela tiverem inventado), use-o na hora de fotografar a abertura de presentes. Assim você garante a foto do momento exato do sorriso da criança. Enquadre também a pessoa que estiver dando o presente.
  • Enquadramento, zoom e flash: preencha o espaço da foto com a cena que você quer registrar, não tire fotos muito de longe ou você vai perceber que sua foto é da sala, e não da pessoa que você queria fotografar fazendo algo engraçado - que ficou lá no fundo, pequenina e bem escura. Não tente incluir múltiplos assuntos na mesma foto também.

O que você tem na sua caixa de ferramentas?

No Natal do ano passado o Efetividade.net ainda não existia, e eu publiquei esta mesma pergunta no BR-Linux. O ano passou, muita coisa mudou, e a pergunta continua interessante. O que você tem no seu kit de ferramentas? Se você tem um blog, publique a resposta nele, se possível com uma foto do kit aberto. Senão, conte com o espaço de comentários abaixo para se manifestar e compartilhar as dicas!

A foto acima reúne o conteúdo das minhas 2 caixas de ferramentas domésticas (tenho uma pequena, que cabe no bolso da mochila, principalmente pra reparos simples em computador, e outra em tamanho comum, com ferramentas mais fortes. A caixa de ferramentas "de verdade" - hidráulicas, para bicicleta, a motor, etc. eu não incluí na foto).

Vamos aos itens, da esquerda para a direita:

  1. Trena de 3 metros
  2. Multímetro estilo "R$ 1,99"
  3. Vareta telescópica com ponta magnetizada, para catar peças que caem e rolam para baixo da mesa
  4. Vareta telescópica com ponta estilo espelho de dentista
  5. Adaptador elétrico "falso terra", ou 3 para 2 pinos
  6. Mosquetão para pendurar ou agrupar cabos durante consertos
  7. Canivete com caneta
  8. Esponja, borracha e escova de dentes, para limpeza de peças
  9. Lanterna com 3 leds brancos (luz forte de verdade) e clip de fixação
  10. Guarda-cabos e anilha de velcro
  11. Chave inglesa universal pequena
  12. Alicate de bico com isolamento 1200V
  13. Alicate de corte com isolamento 1000V
  14. Chave de teste
  15. Chaves philips e de fenda, tamanhos básicos para PC e eletrônica
  16. 4 tipos de pinça, 3 delas com isolamento classe eletrônica
  17. Tubo transparente com parafusos, cotonetes, porcas, fusíveis e miudezas
  18. Jogo de alicates pequenos, de bico e de corte, com isolamento classe eletrônica
  19. Amarrilha em plástico (tem várias dessas no estojo, juntamente com uns 30cm de arame)
  20. Tesoura pequena

Agora é sua vez. O que você tem no kit de ferramentas?

Os 10 blogs mais populares da internet brasileira

Hoje fui acordado com a notícia de que o BR-Linux, irmão mais velho aqui do Efetividade.net, ficou entre os top 3 da lista dos 10 blogs mais populares do Brasil, preparada pelo IDG Now com base na classificação do Technorati - que leva em conta a quantidade e autoridade dos links que cada blog recebe a partir de outros blogs.

Os efeitos já começaram a aparecer, com anunciantes ligando para ampliar suas campanhas, e outros consultando sobre o início de campanhas adicionais. Mas o mais recompensador é a reação do público, colaboradores, amigos, enfim, as pessoas que são a causa e razão deste sucesso. Obrigado a todos!

Para o pessoal que busca aqui no Efetividade as dicas de otimização de sites e blogs que eu publico de vez em quando, eu gostaria de reafirmar que eu pratico o que eu prego. As dicas que eu publiquei aqui correspondem ao que eu procuro fazer todos os dias, e todas elas se baseiam no óbvio: publicar conteúdo de qualidade, sobre assuntos que interessem, de uma forma que agrade a mim mesmo e aos leitores. Monetização, SEO e outras técnicas de ganhar dinheiro com o blog vêm *bem* depois disso na escala de importância.

Aliás, acho que a dica mais importante para quem quer ganhar dinheiro com blogs não é ler sobre SEO e monetização (que também são temas importantes), mas sim ver o que podemos aprender com Adams Óbvio ;-)

Implementando bookmarks fora do mundo virtual - com arquivos de fichas padronizadas

Bookmarks são arquivos de índices, ou seja, registram quais são as informações e onde elas estão, sem arquivar uma cópia delas.

O recurso de bookmarks é uma das facilidades que eu mais uso nos navegadores web, e costumo manter estruturas elaboradas de pastas e subpastas, classificando conteúdos interessantes que quero rever em outro momento, ou que sei que poderão ser úteis como referência, além de registrar o acesso rápido aos sites que uso diariamente.

Mas desde que comecei a dedicar mais atenção à publicação na web, comecei a sentir falta de um recurso similar que permitisse indexar idéias e conteúdos do assim chamado "mundo real", ou seja, armazenar de forma estruturada referências a artigos de revistas, citações, idéias soltas e outros fiapos de informação que, quando combinados, formam a tapeçaria dos artigos nossos de cada dia.


Um fichário 3x5" com índice A-Z

Sempre tive uma tendência natural a registrar e referenciar informações - o BR-Linux nasceu da digitação de uma caderneta onde eu anotava dicas de Linux para meu próprio uso, por exemplo. Mas mais recentemente comecei a sistematizar este processo usando arquivos de mesa para fichas padronizadas, e o ganho foi sensacional. E é esta experiência de efetividade que hoje quero compartilhar com vocês.

Fichário 3x5, armazena seus bookmarks do mundo real

Desde os tempos de ginásio (com as famigeradas "fichas de leitura"), eu sempre mantenho em alguma gaveta um maço de fichas pautadas padronizadas 3x5 pol (equivalente a 7,62 x 12,7cm) para anotações. Elas tem o formato ideal para registrar idéias curtas, são fáceis de guardar, e têm ainda o espaço certo para colocar um título em destaque e a data. As que eu compro têm gramatura 180 - aproximadamente a espessura de um bom cartão de visitas - e vêm em maços de 100 unidades. Com 5 reais dá de comprar 3 maços na papelaria da esquina.


A ficha de pauta corrente aqui do Efetividade.net, faltando riscar um artigo ;-)

Eu uso as fichas para 2 finalidades específicas:

  1. Anotar referências e idéias, e catalogá-las alfabeticamente. Toda ficha tem assunto e data, e eu catalogo com base na palavra-chave, e não no título. Por exemplo, se eu leio um artigo sobre micro-retíficas domésticas movidas a bateria e acho que ele tem potencial para virar um texto aqui no Efetividade algum dia, é mais provável que eu o catalogue na letra R, do nome genérico "Rotomatic" (ou você não sabia que o Rotomatic da TV é uma micro-retífica?) do que no M da micro-retífica, ou no E do Efetividade. Quando eu procurar, provavelmente vou saber onde encontrar.
  2. Manter registros correntes de transações. Declarar o imposto de renda sobre os pagamentos que recebo dos anunciantes tende a ser complicado, e desde o final de 2004 comecei a manter envelopes com os extratos, notas e confirmações de cobrança e pagamento. Mas há alguns meses coloquei minha formação de Administrador para trabalhar, e estruturei um processo simplificado de fluxo de caixa (melhor dizendo, de entradas de caixa) baseado em fichas, mantendo os documentos em anexo, e creio ter resolvido meu problema. Quem sabe isso também vire um artigo um dia (acabei de registrar a idéia em uma ficha).

Usar as fichas é muito simples. Basta ter um arquivo com índice alfabético, e um pouco de disciplina para anotar as idéias e referências, registrando data, título e palavras-chave, e guardando sempre no arquivo.

Dá para montar seu arquivo com uma caixa de sapatos de criança, algumas folhas de papel cartão e uma tesoura para montar os índices alfabéticos com abas. Mas se você quiser investir, com menos de R$ 20,00 dá para comprar um fichário 3x5 da Acrimet, em aço com tampa de acrílico, e por menos de R$ 5,00 você encontra um pacote com o índice alfabético em plástico rígido.

A indexação é posterior, ou seja, as fichas referentes à letra "B" vão *atrás* do cartão da aba da letra B no seu fichário.

Uma dica que eu aprendi lendo sobre a metodologia GTD do David Allen é que pouco adianta ter uma ferramenta de captura (no caso, o arquivo de fichas) se ela não for fácil de alcançar. Se o seu arquivo estiver em uma gaveta, ou em uma prateleira, você vai se flagrar deixando de tomar uma nota, ou largando a anotação em outro local, devido ao passo adicional (abrir a gaveta, andar até a prateleira) necessário para arquivar.

Portanto, dê um jeito de achar um lugar para o seu fichário em cima da escrivaninha, e ganhe muito mais efetividade nas suas referências!

Recebi um presente de Natal do Google Adsense

Não, não foi um daqueles porta-retratos USB que alguns blogueiros internacionais andam recebendo do Google como reconhecimento pelo faturamento que geram. Mas foi uma surpresa ainda melhor ;-)


Acordei na manhã de domingo pronto para dar os retoques finais no meu trabalho de conclusão da pós-graduação (acabei!), mas antes de abrir o OpenOffice comecei a ronda diária pelas estatísticas de acesso e pelos feeds primários, que se completa com a visita ao relatório detalhado dos rendimentos do Adsense no dia anterior.

O sábado e o domingo são os dias de menor visitação no BR-Linux, que é a fonte primária dos meus rendimentos do Adsense, portanto eu esperava encontrar apenas os básicos US$ 30 nossos de cada sábado. Qual não foi a minha surpresa ao ver que a minha receita do Adsense de ontem foi quase o quádruplo disso?

É isso mesmo, eu me juntei ao Élcio no clube dos blogueiros brasileiros que já foram creditados com os US$ 100,00 com que o Adsense premia quem faz uma referência bem-sucedida do próprio Adsense. O Google entende por "referência bem-sucedida do próprio Adsense" o fato de alguém criar uma conta do Adsense a partir de uma referência no seu site, e este alguém chegar a alcançar seus primeiros US$ 100,00 no próprio Adsense em menos de 6 meses.

Isso quer dizer que alguém que criou sua conta do Adsense a partir de um dos botões de indicação aqui do Efetividade.net ou lá do BR-Linux completou seus primeiros US$ 100,00 ontem, e assim eu ganho US$ 100,00 também.

Aí está meu testemunho, as referências do Adsense pagam mesmo. Se o felizardo que alcançou seus primeiros 100 dólares neste final de semana estiver aí na platéia, que tal se apresentar para a gente poder lhe dar os parabéns e encher de perguntas? ;-)

Artigos recentes: