Rec6++ Beta: Conheça um remix não-oficial do Rec6 no Efetividade.net

O Rec6 é provavelmente o mais popular entre os serviços "Digg-like" brasileiros, em que os próprios usuários submetem as notícias e votam em quais delas devem receber destaque, o que poderia transformá-lo em um grande direcionador de tráfego e fonte de obtenção de dicas interessantes para leitura.

Atualização: na semana de 16 de julho o Rec6 incorporou diversas das sugestões apresentadas neste artigo, e anunciou estar em vias de incluir outras delas. Desta forma, tornou-se desnecessário manter em atividade o Rec6++ Beta aqui no Efetividade, e ele foi desativado por enquanto.

Sou parceiro de conteúdo (via meu outro blog) do Rec6 desde o ano passado, e vi com alegria o crescimento da utilidade do serviço.

Infelizmente, entretanto, esta utilidade parecia ter atingido um pico e começado a estagnar - ao menos sob o meu ponto de vista enquanto usuário - quando as notícias começaram a encalhar na capa. A capa da área de tecnologia, que é a que eu acesso, tem lugar para 10 notícias, e ao longo do último final de semana metade delas estavam lá por vários dias consecutivos - uma delas ficou na capa por 6 dias.

Ao mesmo tempo, é cada vez mais freqüente o destaque dado a posts integralmente copiados de outros locais, sem agregação de valor. Alguns usuários alertam ruidosamente para a existência de uma "panelinha" que combina votos entre si e garante assim a obtenção deste destaque, mesmo que a qualidade de seus posts não o justifique.

A culpa não é de nenhum utensílio de cozinha

Eu penso diferente: na minha opinião, a continuidade desta prática (seja ela real ou não) deve-se não a alguma "panelinha", mas sim à inexistência de algum mecanismo que iniba esta prática. Se houvesse um mecanismo de votar negativamente (como o "bury" no Digg), ou mesmo de banir das listagens (após análise pelos mantenedores do serviço) os sites que repetidamente submetem material sem agregação de valor, a própria comunidade se encarregaria de tornar mais arriscado este tipo de abuso.

Enquanto isso, com metade dos posts da capa sendo ocupados por notícias velhas, vários posts interessantes surgem nas páginas dos "+novos" e desaparecem do radar antes mesmo de chegarem a ser notados pela maior parte do público, uma vez que sua chance de chegar a ser um dos "+populares" é menor do que poderia ser.

Por ser parceiro de conteúdo do Rec6, entrei em contato com representantes do serviço, e obtive a informação de que eles já estão ajustando um novo algoritmo de seleção das notícias, que deve entrar no ar em breve e resolver os problemas correntes com a capa - incluindo a questão das panelinhas de combinação de voto, que ele também confirma que influem bem menos do que tem se aventado.

Um protótipo de sistema alternativo

Mesmo com a perspectiva de melhora, após ver vários colegas apontarem esta mesma situação, e cansado de ficar navegando entre as páginas recentes dos posts "+novos" para encontrar material interessante, concluí que as coisas poderiam ser ainda mais diferentes, e tomei a mim a tarefa de demonstrar.

Desde sábado está no ar (em beta, é claro) o meu Rec6++ Remix, um serviço atualizado a cada 30 minutos e que usa um critério alternativo para selecionar os posts em destaque no Rec6, sempre considerando apenas os 30 mais recentes do feed de Tecnologia, e exibindo em primeiro lugar os mais novos - e sem usar nofollow.

A intenção, como se vê, é aumentar a renovação das notícias disponíveis para consulta em uma página única, mesmo abrindo mão de parte da ênfase na relevância. Os dados são coletados automaticamente do Rec6 por intermédio de um script em AWK, e o quadro de pontos e o botão que leva à página de votação foram implementados usando o próprio widget em Javascript do Rec6. Não é a forma mais eficiente de obter e formatar estes dados, mas precisei me ater ao que estava disponível. Quem sabe o pessoal do Rec6 se interessa em oferecer um serviço similar por lá, usando o próprio algoritmo de valoração deles (que certamente é superior à heurística simples que eu adotei) e aí este retrabalho todo não será mais necessário ;-)

A página do Rec6++ Remix está à disposição de quem quiser visitá-la (e também tem link ali no cabeçalho do site), mas naturalmente não ofereço qualquer garantia sobre seus resultados, ou a continuidade dela.

Com alguma sorte e vento a favor, logo os amigos do Rec6 tornarão desnecessário o uso da ferramenta ;-) Se isto não acontecer, provavelmente adotarei como próximo passo a construção de um feed com os posts do remix, para facilitar a vida daqueles que, como eu, acham um desperdício tanto material bom em poder do Rec6 não chegar a receber o destaque que mereceria.

E os spammers e panelas?

O meu algoritmo é tão (ou até mais) vulnerável a spams e panelas quanto o do Rec6, mas com uma diferença: o spam fica menos tempo em destaque. Mesmo assim, há uma diferença importante: eu estou disposto a identificar e excluir do Remix os usuários e sites que não agregam valor.

Assim, se você já identificou uma lista de editores ou sites que costumeiramente enviam material sem valor adicionado para o Rec6, envie para mim! Quero observá-los e - se for o caso - bloqueá-los do remix, de modo a torná-lo ainda mais útil para mim e para quem mais quiser usá-lo.

Referências

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: