Mais dicas para ser um bom ouvinte

Há duas semanas escrevi brevemente sobre como aprender a ser um bom ouvinte, e dois dos fatores mencionados estão mais ligados à impressão que você passa ao seu interlocutor: permitir-se prestar atenção, e demonstrar esta atenção.

Saber ouvir é um requisito essencial para ser um líder melhor e também para interagir com equipes e colaboradores. Em conexão com isso, hoje li um artigo com dicas para entrevistas, e ao mesmo tempo em que ele me impressionou negativamente para uso em entrevistas de verdade, notei que ele inclui algumas dicas bastante práticas para a arte de demonstrar que você está prestando atenção no seu interlocutor.

As dicas começam desde o início do contato - o aperto de mãos firme e a saudação ativa - até dicas sobre como dar início à conversação (na fase que os profissionais chamam de "rapport" - geralmente ainda antes de entrar no assunto que realmente é o motivo do contato). Selecionei quatro, e convido vocês a complementarem nos comentários:

  • Comece com o pé direito, desligando o monitor, fechando a porta, e - se possível - mostrando que você se preparou para a conversa, deixando claro que leu algum relatório ou pesquisou algo a respeito para poupar o tempo do interlocutor. Mas não dê a impressão de que você não quer que ele apresente um histórico completo dos fatos mesmo assim.
  • Concentre-se na conversa, especialmente na sua própria fala. Cuide do tom e da cadência. Evite jargões que não sejam dominados pelo seu interlocutor. Dê atenção à gramática.
  • Use o nome do interlocutor. Mencione com freqüência o nome de quem estiver falando com você, mas sem forçar a barra. Você já conversou com um vendedor que foi treinado para usar esta técnica? Soa artificialíssimo, e isso é tudo que você não deseja. O ponto é não permitir que uma conversa pessoal pareça impessoal - não é tentar fazer com que um discurso impessoal pareça pessoal.
  • Indique claramente que está ouvindo com atenção. Busque e mantenha o contato dos olhos, dê liberdade à sua expressão facial, gesticule entendimento movimentando a face e a cabeça, e - sem interromper! - faça perguntas sobre detalhes do que foi dito, ou cite brevemente em suas respostas algumas frases mencionadas pelo interlocutor, para que ele saiba que você estava mesmo ouvindo.

E se você quiser ver dicas específicas para entrevistas, leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: