Bafômetro: como comprar

Bafômetro é o equipamento que busca determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões. Com as recentes alterações na legislação de trânsito brasileira (a chamada Lei Seca), os aparelhos (também chamados de etilômetros) passaram a ser usados de forma intensiva pelos policiais, de modo a identificar motoristas infratores.

Os níveis de álcool tolerados em motoristas no Brasil passaram a ser mínimos, e o interesse em bafômetros pelos próprios motoristas e por donos de bares, restaurantes e hotéis cresceu, no interesse de identificar casos de infração e prevenir não apenas a autuação ou a multa, como ainda a ocorrência do risco causado por motoristas alcoolizados.

Não é difícil comprar bafômetros para uso pessoal, embora não haja garantia, em nenhum caso, de que as leituras deles serão precisas ou mesmo que serão idênticas às dos etilômetros adotados pelas autoridades policiais. O modelo da imagem acima é o bafômetro portátil SKU 2254, à venda por menos de 6 dólares na DealExtreme, uma loja virtual na China com a qual vários brasileiros informam terem tido sucesso nas suas compras.

Mas existem modelos mais avançados. Se você escolher comprar o bafômetro SKU 11353, poderá receber um modelo que mostra em um display digital o nível alcoólico (ou etílico), em g/l ou %BAC, a partir do sopro.

E se você não quiser esperar o prazo do envio direto da China, pode pagar um pouco mais (o modelo de US$ 6 é vendido no Brasil por cerca de R$ 40...) e comprar seu bafômetro no MercadoLivre, de uma série de vendedores que anteciparam esta demanda e já têm o produto no Brasil. Mas leia atentamente se a entrega é imediata, porque sempre tem os espertinhos que encomendam da China depois de já ter recebido o seu dinheiro.

Mas atenção: a legislação brasileira é rígida, portanto não use o bafômetro como um instrumento para tentar determinar se você tem chance de ser pego. Se você bebeu, não dirija, e assim deixe as estradas mais seguras para todos nós.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: