Edição de organogramas e fluxogramas diretamente no navegador

Publiquei hoje no BR-Linux a tradução de um pequeno trecho do artigo da CNET News.com sobre o Gliffy, um novo aplicativo para edição de diagramas (organogramas, fluxogramas, etc.) rodando diretamente no navegador.

Embora a CNET o apresente como se fosse um "Visio-killer", eu acho que ele não substitui o Visio, ou o Dia (que é o aplicativo off-line de código aberto que eu uso pra essa mesma finalidade). As grandes vantagens dele, sob o meu ponto de vista, são:

  • permitir o acesso ao material a partir de qualquer computador conectado à Internet;
  • facilidade de referenciar diagramas a partir de páginas web (para isto ele gera uma imagem JPG atualizada dinamicamente sempre que o diagrama muda);
  • possibilidade de edição colaborativa;
  • registro de alterações e controle de versões, como se fosse um wiki.

No mesmo estilo, mas com características diferentes, você pode se interessar por conhecer ainda o mxGraph e o ajaxSketch.

Reproduzo abaixo a tradução que publiquei no BR-Linux:

Dois caras com algum tempo em suas mãos criaram uma ferramenta que pode se transformar um grande rival do Visio, da Microsoft. O Gliffy é uma ferramenta de diagramação gratuita que trabalha inteiramente em seu browser. Como outras aplicações on-line, tem algumas vantagens inerentes em relação ao software tradicional. A colaboração é mais fácil, por exemplo.

Embora o Gliffy não ofereça a edição em grupo em tempo real como o Writely, Google Spreadsheets, ou SynchroEdit, facilita que múltiplos usuários trabalhem ao redor de um diagrama. O Gliffy registra todas as mudanças feitas em um original. É similar a um wiki nesse aspecto. O Gliffy também facilita a publicação dos diagramas que você cria. Ele mantém um JPG 'vivo' de cada arquivo em seus servidores, assim se um site ou um blog linkarem a essa imagem, ele mostrará sempre a versão mais atual.” Veja o texto completo em Gliffy, the online Visio killer | News.blog | CNET News.com.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: