Marcando páginas com Post-it Flags

Marcar páginas é uma necessidade do dia-a-dia, e diversas alternativas improvisadas ou artesanais permitem fazer isto com variados níveis de eficácia - desde a dobra do canto da página até a montagem de "abas" - no estilo índice telefônico - com fita adesiva e papeis, passando pela marcação com clips e pelos tradicionais marcadores de páginas.

Mas para marcação de páginas para referências diversas, ou em documentos que precisarão ser manuseados por outras pessoas, encontrei uma alternativa comercial (e barata!) que tem muitas vantagens: Post-it Flags. As bandeirinhas da 3M aderem às páginas com firmeza, podem ser retiradas sem deixar marca, e ainda por cima são facilmente identificáveis - não apenas pelas suas diversas cores, mas por terem espaço suficiente para pequenas anotações.

Eu tenho dispensadores de Flags tanto no escritório de casa quanto no trabalho, e raramente passa um dia sem que eu use uma delas para marcar um artigo de revista que quero ler depois com mais atenção, a página que precisa ser revista em um documento, ou o ponto que outro membro da equipe precisa revisar ou assinar.

Ganhei de brinde na livraria uma caneta marca-texto com dispensador de Flags, e posso atestar que é uma excelente combinação para análise de documentos ou para estudar para uma eventual prova, porque além de destacar trechos do texto, fica fácil incluir referências a páginas específicas dos manuais ou apostilas.

Vi em outros blogs referências ao uso das diferentes cores das Flags para agregar significado às marcações - por exemplo: vermelho indica urgente, verde significa confirmando, etc. Talvez seja preciosismo demais - a mim a idéia não atraiu.

Mas, seja qual for a cor das Flags (os dispensadores de uma cor só custam um pouco menos de R$ 5,00), com certeza permite um nível superior de organização com bem menos esforço do que as "orelhas" feitas com papéizinhos e durex, e com bem mais qualidade do que as marcações com clipes ou dobrando o canto da página!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: