Adsense resolveu os problemas dos pagamentos no Brasil - receber é mais fácil do que parece

Li agora de manhã no Meio Bit que o Google resolveu fazer o óbvio e vai pagar seus parceiros do Adsense no Brasil através do ingresso dos recursos no sistema financeiro nacional, do jeito que as normas (e a Receita) preferem, para evitar mais problemas no futuro.


Cada parceiro do Adsense deve receber uma mensagem explicando datas e condições (embora elas não variem), mas em resumo o que acontecerá é o seguinte: você enviará para o Google um fax contendo os seus dados pessoais e bancários (incluindo ID do Adsense, banco, agência, conta, CPF e o código Swift do seu banco, entre outros), e na primeira quinzena de fevereiro receberá na sua conta bancária os atrasados (ou seja, o cheque que teria sido enviado no final de dezembro, e o do final de janeiro), convertidos em reais pelo seu banco. O próximo pagamento (no final de fevereiro), também já passará a ser feito regularmente desta forma.

O pagamento será feito em dólares pelo Google, e convertido em reais pelo seu banco antes de depositar na sua conta bancária, através de um contrato de câmbio. Eu já recebi pagamentos assim diversas vezes, graças aos anunciantes internacionais do BR-Linux (Oracle, Thawte, etc.), e embora pareça assustador na primeira vez, é mais fácil do que parece - embora possa envolver ir além dos caixas "comuns", dependendo da qualidade do atendimento do seu banco. Você precisará perguntar o código SWIFT do seu banco (peça para perguntarem para o setor de câmbio, se o seu caixa ou gerente fizer cara de dúvida), e posteriormente terá que assinar um contrato de câmbio, que registra inclusive a cotação do dólar, e deve ser guardado para facilitar mais tarde a declaração de imposto de renda.

Se você já tem conta em um banco e os caixas ou o gerente já o conhecem, provavelmente vale a pena fazer toda a transação pelo banco em que você já opera. Mas se você tem dinheiro o suficiente para ser bem atendido em qualquer banco, se ainda não tem conta ou se quer maximizar até o último centavo o seu pagamento, vale a pena pesquisar as taxas, prazos e cotações, porque variam de banco para banco. O Rafael Slonik já adiantou uma pesquisa sobre vários bancos, para facilitar a sua vida.

E aproveite para reler o artigo da semana passada "O dia seguinte no atraso dos cheques do Adsense: transformando o limão em uma boa limonada" antes de sacar o valor do pagamento, para não esquecer que você pode aproveitá-lo bem melhor se investir uma parte em si e no seu blog ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: