Como arrumar malas, parte 3 - Dicas complementares para o viajante efetivo

Nos artigos anteriores nós vimos como escolher a melhor mala e seus acessórios, e também como melhor arrumar a mala propriamente dita, caprichando na seqüência de inserção. Hoje vem o complemento, com dicas adicionais para o viajante efetivo. Compartilhe as suas, ou debata as minhas, nos comentários!

  1. Nada de sapato novo na bagagem, quem viaja sempre caminha mais do que planejou e precisa de sapato confortável, já amaciado. E pergunte a qualquer soldado que já saiu em campo sobre a importância de meias limpas e secas...
  2. Líquidos de higiene pessoal (xampus, desodorantes, etc) devem ir em frascos pequenos e rígidos.
  3. Viajantes experientes dizem que devemos levar na bagagem roupas suficientes para uma semana ou para a duração da viagem + 2 dias, o que for mais curto. Nas viagens de mais de uma semana, vale mais a pena usar os serviços das lavanderias do seu caminho. Várias peças de roupa podem ser lavadas no banheiro do hotel e secam no quarto - procure no supermercado ou em uma loja de conveniência por um detergente líquido para lavagem de roupas, e leve consigo um cordão resistente e alguns prendedores.
  4. Leve seu óculos reserva como precaução. Não esqueça também dos remédios de uso contínuo (leve junto uma receita) e, dependendo de para onde você for, mais analgésico, antitérmico, antigripal, antialérgico, digestivo, repelente, protetor solar, colírio, acessórios para lentes de contato e pastilha para dor de garganta, além dos produtos de higiene pessoal.
  5. Se for para um lugar frio, ao invés de levar o casaco mais pesado do seu guarda-roupa, leve 2 casacos, um mais fino e outro um pouco mais pesado, que você possa usar separadamente (escolhendo o melhor para a temperatura de cada dia) ou em conjunto quando o frio realmente "pegar".
  6. Faça uma lista ou tire uma foto do conteúdo da mala, para facilitar a conferência na hora de arrumá-la para a volta, para ajudar a compor o álbum da viagem (se for turismo) e para ajudar a compor a reclamação em caso de extravio. E atenção para a gestão do conhecimento: guarde a lista ou a foto para ajudar na hora de arrumar a mala da sua próxima viagem!
  7. Aparelhos eletrônicos e objetos sensíveis devem ir todos na bagagem de mão, exceto se o regulamento não permitir. Verifique antes, porque o responsável pela inspeção vai te dar 2 opções: abandonar o objeto irregular, ou sair da fila e ir até o balcão da companhia para despachar. Ferramentas e itens cortantes ou perfurantes, por exemplo, devem ir todos na bagagem despachada.
  8. Tenha um plano geral do seu itinerário completo, mesmo se for uma viagem a passeio e você esteja disposto a flexibilizar todas as datas e destinos. Saber as principais rotas, estradas, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, etc. do seu roteiro é algo que você descobre rapidamente via internet, não ocupa espaço na bagagem e pode fazer toda a diferença.
  9. Atenção para o peso da bagagem e para a segurança dos fechos dela, e para a possibilidade de abrir e fechar a mala a qualquer momento sem traumas. Você que vai carregá-la para cima e para baixo (sem rodinhas, nas escadas e nas calçadas menos regulares), e terá que lidar com o problema caso o zíper arrebente ou trave, ou se algum órgão de fiscalização resolver abri-la na sua presença. Não exagere na lotação da mala. As companhias aéreas podem cobrar o sobrepeso, o zíper pode não aguentar, e você terá que fazer muito mais força. Se for essencial levar tudo o que você separou, mas não está cabendo na mala com facilidade, não use truques - pegue uma mala maior (ideal), ou uma segunda mala. Em geral o passageiro pode levar 20 kg de bagagem na classe econômica e 30kg na executiva, mas nas linhas regionais o limite cai: 10 kg em aviões com até 20 assentos e 20 kg em aviões com mais assentos.
  10. A checklist de malas de viagem do efetividade.net - este item justificaria um artigo inteiro só para ele! Não esqueça de verificar se você vai precisar de: pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, telefone celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos e cópias, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), bloco, caneta, pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, pijamas, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas de dormir, roupas para compromissos profissionais, roupas de baixo, roupas de lazer, roupas de frio, roupas de praia, calçados.

Leia também:

  1. Como arrumar a mala com efetividade – parte 1 de 3
  2. Como arrumar a mala, parte 2: a seqüência de inserção
  3. Como arrumar malas, parte 3 – Dicas complementares para o viajante efetivo

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: