O que motiva os autores de blogs?

Nem problogger nem poorblogger - sou funblogger. Estou nessa há pouco mais de 10 anos (desde bem antes de conhecer o conceito de blog), e na absoluta maioria dos meses o fluxo de caixa deu negativo, mas continuou sendo muito divertido e gratificante escrever, ser lido e dialogar com tanta gente que compartilha dos mesmos interesses.

E hoje vi no O Velho a referência da coleção de entrevistas com autores de blogs brasileiros que o Caparica, do URL Sinistras, realizou e publicou, tendo como tema a questão: "o que motiva alguém a ter um blog".

As entrevistas vêm após um longo questionamento do autor, digno de reflexão, sobre o efeito que a mercantilização completa de um blog pode ter sobre a sua credibilidade a longo prazo, e sobre a forma como a monetização vem monopolizando o foco em diversas áreas, a ponto de prejudicar a imagem de técnicas de otimização, ou de gerar confusão entre SEO e tentativa de atrair leitores mal-informados publicando títulos que prometem celebridades semidespidas.

Eu sou funblogger, mas acredito no valor da otimização e na possibilidade de monetização como incentivo adicional, desde que a relevância do conteúdo seja preservada - e até que estou me dando bem com o retorno financeiro, já estou longe de ser poorblogger. Mas não vejo necessidade de criar uma jihad contra os que ultrapassam a linha que eventualmente me incomoda como leitor, porque a solução é simples: basta parar de ler. E se o conteúdo for tão interessante a ponto de me fazer ignorar o excesso, aí nem tem muito o que criticar. E se o cidadão exagera de forma realmente intensa, a credibilidade dele acaba se esvaindo, sem necessidade de nenhuma providência.

Considerando todos os posicionamentos extremos que vêm surgindo sobre estas questões, está sendo interessante e divertido ler as entrevistas dos blogueiros selecionados pelo Caparica, incluindo as de dinossauros como o Charles Mahna Mahna Pilger, Cris Dias, Edney Souza e vários outros seres antediluvianos. Mesmo nos pontos onde não concordo, reconheço o ponto de vista interessante - blogs não são ilhas e nem devem ser impermeáveis.

Torço para continuar vendo material divergente sendo apresentado em discussões abertas e francas, sem manipulação e principalmente sem apelação.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: