5 dicas de George Orwell para escrever bem
Orwell escreveu uma série de dicas para melhorar a qualidade das publicações da metade do século XX - e elas continuam atuais na era dos blogs.
George Orwell, você sabe, é o autor de "1984" (o livro que cunhou o conceito e o nome "Big Brother") e de "A revolução dos bichos". O que você pode não saber é que em 1946 ele escreveu um texto dando sugestões para melhorar o estado do uso do idioma nas publicações da sua época.
As dicas continuam atuais e são excelentes receitas para escrever de forma direta e sem cometer os pecados do lugar comum. E o melhor: podem ser resumidas de forma muito simples.
Se você escreve com freqüência, seja em um blog, em relatórios corporativos ou trabalhos escolares, leia a seguir as sugestões do inventor do Big Brother para que você melhore a efetividade da sua comunicação.
As dicas de George Orwell:
- Nunca use chavões, metáforas ou outras figuras de linguagem que você esteja acostumado a ver na imprensa.
- Nunca use uma palavra longa onde uma curta é suficiente.
- Se for possível cortar uma palavra, sempre a corte.
- Nunca use a voz passiva se puder usar a ativa.
- Nunca use uma frase estrangeira, um termo científico ou um jargão se você consegue pensar em um equivalente comum.
- Quebre qualquer destas regras antes de escrever alguma barbaridade.
Das regras acima, o que mais me irrita como leitor é quando um autor quebra a primeira. Veja mais detalhes e referências em 5 Rules of Effective Writing, by George Orwell.
Se você acha interessante aprender com dicas simples dos grandes mestres da escrita contemporânea, leia também o artigo As 5 dicas de Ernest Hemingway para escrever textos com efetividade.
Comentar
Comentários arquivados