GTD: CNN Money entrevista David Allen, autor de Getting Things Done

Tire tudo de sua cabeça. Tome decisões sobre cada coisa no momento em que toma conhecimento dela, sem esperar elas explodirem. Organize lembretes de seus projetos e das próximas ações em cada um deles em categorias apropriadas. Mantenha seu sistema atualizado, completo e analisado com uma freqüência suficiente para sempre ter confiança em suas escolhas intuitivas sobre o que você está fazendo (ou deixando de fazer) a cada momento.

Este é um resumo do que prega o livro Getting Things Done, um método cuja proposta é oferecer mais organização e menos stress, que em anos recentes vem fazendo a cabeça de pessoas em busca de efetividade e produtividade pessoal.

A CNN Money publicou na semana passada um longo artigo sobre David Allen, o criador da metodologia GTD. O texto é bastante completo, mas seu foco não é a metodologia GTD em si, e sim o seu criador. Ao longo do texto, ficamos sabendo de vários fatos e posicionamentos que ajudam a compreender o sistema, incluindo:

  • As diferenças entre o GTD de Allen e os "7 hábitos" de Stephen Covey.
  • O surgimento da filosofia que deu origem ao GTD, quando Allen era um estudante em 1968.
  • O período de desenvolvimento e maturação desta filosofia, ao longo de décadas como palestrante no estilo "auto-ajuda", e o momento em que ela foi sistematizada.
  • A relação entre GTD e o karatê.
  • O que acontece nas conferências de Allen, e testemunhos de alunos dele.
  • Como é o dia-a-dia da empresa de David Allen - e os resultados da aplicação do GTD por lá.
  • De onde vem o dinheiro - e de quanto dinheiro estamos falando ;-)
  • Como foi a experiência de escrever o livro "Getting things done".

Ao longo da entrevista, Allen demonstrou ao repórter que pratica o que prega, mas ao mesmo tempo deixou claro que seus empreendimentos passam por um momento complicado, por crescer além do que pode ser gerenciado pela pequena equipe original de Allen.

Mesmo que você não se interesse em saber estes detalhes de bastidores, a matéria pode ser interessante também por 2 quadros adicionais. Um deles resume as 5 fases da aplicação do GTD (coletar, processar, analisar, rever e agir), e o outro mostra as ferramentas que o próprio David Allen usa para aplicar o GTD. Gostei especialmente do arquivo, da pasta e do organizador de mesa Comptroller - o mesmo que ilustra este artigo ;-)

Leia o artigo: How David Allen mastered getting things done, na CNN Money.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: