Falar em público: várias modalidades de ensaios para ajudar a superar o medo

O medo de falar em público é bastante comum, e em geral decorre da ausência de experiência ou preparação para fazer apresentações, dar palestras, defender trabalhos ou conduzir reuniões.

A experiência é algo que você só pode adquirir com o tempo, mas a preparação está - em maior ou menor grau - ao alcance de quase todos, consistindo no domínio do tema, do ambiente, das expectativas do público e das ferramentas à sua disposição.

Superar o medo de falar em público pode ser um fator de sucesso para impulsionar sua carreira. Todo profissional tem oportunidades em que precisa dirigir-se a uma audiência, e sair-se bem nestes momentos atrai a atenção de todos - especialmente do seu chefe ou potencial empregador, que certamente está sempre à procura de pessoas com talentos de comunicação.

Já tratamos anteriormente, aqui no Efetividade.net, de várias outras técnicas de preparação para apresentações, mas hoje vamos dirigir nossa atenção a uma das menos empregadas efetivamente: as diversas variedades de ensaio.

As várias formas de ensaiar sua apresentação

Os ensaios têm mais de uma finalidade. A maior parte das pessoas pratica suas apresentações como forma de aumentar sua familiaridade com o material e de criar mais confiança e segurança em si mesmos, mas você pode obter muitos resultados além desse, se ensaiar com efetividade.

Claro que nem toda apresentação merece todas as técnicas, e que quanto mais experiência você tiver, menos precisará investir em ensaios. Aplique as técnicas conforme a situação exigir.

Veja o que mais você pode obter com cada uma das técnicas:

  • Pratique a apresentação diante do espelho: praticar a apresentação sozinho é algo natural e óbvio, mas a prática diante do espelho pode ser (erroneamente) confundida com vaidade. Mas é uma forma importante de perceber vários fatores importantes que podem desviar a atenção do público e diminuir a qualidade da apresentação: a sua postura, se oscila o corpo enquanto fala, a forma como posiciona as mãos, sua expressão facial, etc.
  • Ensaie de frente para a parede: é o oposto do ensaio no espelho. Sem distrações, sem apoio, nada além de você perdendo a dependência dos slides, falando e se ouvindo, e corrigindo, e percebendo claramente os pontos em que o discurso "empaca".
  • Pratique com amigos e depois com colegas: quando os colegas não são propriamente amigos, você acrescenta algum pressão à equação do ensaio. Claro que nem se compara à pressão do evento em si, mas é um ingrediente a mais no realismo do ensaio. Além de praticar mais vezes, você ganha a chance de experimentar como se sai de fato interagindo com algum público. As pessoas entendem o que você está falando? Não estranham os títulos? Não se distraem com as ilustrações? Aprenda com as perguntas que os amigos e colegas fizeram, aceite as críticas e corrija.
  • Grave um ensaio: ninguém gosta de assistir a gravações de si mesmo, mas é um recurso valioso mesmo assim. Assistindo (ou ouvindo) a uma gravação de si mesmo você pode perceber erros de temporização, pontos em que você gaguejou, murmurou, acelerou, fez gestos estranhos... Assista, corrija e grave de novo.
  • Faça um ensaio geral: em pelo menos duas ocasiões em que fiz apresentações de projetos fora do meu ambiente usual e para grandes públicos, tive oportunidade de fazer um ensaio geral, no próprio auditório onde se realizaria o evento, já com a versão final do material, na presença de colegas e com acesso a todas as ferramentas: microfone, projetor, a pessoa que controlaria os slides, etc. Foi valiosíssimo, permitiu ajustar muitas questões, inclusive uso do espaço sem ficar na frente da tela, uso do púlpito e do microfone, deslocamentos, etc.

Estas e outras dicas de ensaio para apresentações podem ser encontradas no artigo How to get over your fear of public speaking, no Lifehack. Você tem outras? Compartilhe com os leitores nos comentários!

Leia também: outros artigos sobre apresentações, aqui no Efetividade.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: