Produtividade pessoal: Vencendo seu e-mail
Estamos na semana da produtividade pessoal aqui no Efetividade.net, e hoje é o dia de lidarmos com um dos maiores vilões deste campo: o e-mail. Ao mesmo tempo em que pode servir como uma grande ferramenta de eficiência, o e-mail tem maneiras que só ele conhece para nos prender, arrastar e impedir que nos libertemos.
Como vencer os e-mails? O ideal é tocar cada mensagem apenas uma vez. Se o que ela pede puder ser resolvido por você em menos de 2 minutos, deve ser resolvido imediatamente. Caso contrário, você deve tomar uma decisão: delegá-la (também imediatamente) a alguém mais, colocá-la em uma lista de pendências (que você de fato consulte regularmente para resolver), ou excluí-la. Mas não a mantenha na sua caixa de entrada após ter lido - a caixa de entrada deve servir apenas para recepcionar as mensagens, e não para mantê-las indefinidamente até que se resolvam.
Sou relativamente disciplinado quanto ao e-mail, mas no momento em que escrevo, tenho mensagens de mais de 10 dias de idade que eu ainda não abri. Ao longo desta Semana da Produtividade Pessoal, quero vencê-las! Os detalhes sobre o que eu penso deste assunto você encontra nos artigos anteriores aqui do Efetividade.net:
- NÃO comece seu dia lendo o e-mail - ler e-mail é importante, mas começar por ele pode tirar a atenção do que é ainda mais importante.
- Esvaziando a sua caixa de entrada de e-mails - se a sua caixa de entrada já está em processo de falência, aqui você descobrirá como saneá-la rapidamente.
- Como enviar e-mail para receber melhores respostas - enviar bons e-mails é a base para receber as respostas que se deseja.
- 3 dicas de produtividade com o Gmail - são básicas, mas aposto que 80% dos usuários não as pratica. E elas fazem a diferença!
- Organizando sua caixa de e-mail com efetividade - a jóia da coroa: este é o método simples e completo para manter a caixa de entrada sempre em dia.
Se você conseguir dominar o seu e-mail, pode prosseguir lendo o artigo "How to Shave Ten Hours Off Your Work Week", para entender mais maneiras de deixar de gastar tempo com o que não agrega valor!
Comentar
Comentários arquivados