Redação: ao escrever, cuidado com aquele plus a mais adicional extra!

Ao redigir textos, quando desejamos ser persuasivos, muita atenção deve ser dada à revisão - como já vimos em "Revisão de texto: 5 dicas para aumentar a qualidade dos seus artigos".


Zen e a remoção do texto desnecessário

O ideal é não fazê-la logo depois de escrever o texto. Mesmo nos casos em que você não dispõe de prazo, é importante fazer uma pausa entre o término da versão rascunho e o início do processo de revisão definitivo. Caso contrário, torna-se cada vez mais difícil obter o distanciamento necessário para uma análise realmente crítica sobre o seu próprio material.

É claro que na revisão você deve dar atenção a corrigir ortografia e gramática também, mas nosso foco hoje é na área do estilo, mais especificamente a questão dos supérfluos.

Tirando tudo

Já analisamos dicas sobre composição de textos a partir das obras de diversos autores (confira: Stephen King, George Orwell, Ernest Hemingway) e um tema recorrente nelas é o da remoção dos excessos que costumam encontrar caminho até nossos rascunhos.

Uma forma de fazê-lo é dedicar uma das iterações do processo de revisão exclusivamente à tarefa de cortar. Se você tem experiência em escrever, sabe como isso é doloroso: voluntariamente cortar um capítulo, um título, uma página, um parágrafo, um personagem, uma sentença... cada um dói a seu modo. Mas o texto ganha com isso, não apenas na concisão, mas também na solidez do conjunto, com menos possibilidades de pontas soltas e menos margem para contradições não intencionais.

Em geral não é necessário chegar ao estágio de analisar frase por frase e buscar justificativas para a permanência de cada um dos elementos do texto, mas em casos extremos (por exemplo, quando o espaço para publicação é limitado de forma rígida) pode ser preciso chegar a isso. Na maioria dos casos, uma boa leitura crítica é suficiente para identificar trechos que podem ser cortados (guarde-os em algum lugar, pois estes recortes podem ser úteis mais tarde) ou mesmo reescritos de forma mais parcimoniosa.

Por falar em parcimônia, um dos aspectos que quase sempre podem ser cortados, quando estamos falando de material voltado ao público em geral, são as palavras mais longas e as menos usadas, em especial quando há chance de parte considerável do público não saber com exatidão o que elas significam. Sim, eu poderia perfeitamente trocar o "parciomoniosa" por "comedida", ou mesmo "econômica", mas aí eu perderia um excelente gancho para este parágrafo ;-)

Outra questão que pode ser alvo fácil para seus cortes é a dos advérbios e locuções adverbiais. Na medida certa, eles enriquecem seu texto. Acima dela, o texto incha e se torna enfadonho. Dedique pouca piedade a eles.

Para completar, não podemos deixar de falar da redundância, o "plus a mais adicional extra" do nosso título. Corte sem piedade parágrafos ou mesmo palavras que repetem o que já foi dito - sem prejuízo da estrutura comum em textos científicos ou mesmo jornalísticos, em que há refinamentos ou aprofundamentos sucessivos do tema central.

Aproveite e leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: