GTD: vídeos de David Allen explicam tudo sobre produtividade pessoal

GTD ("Getting Things Done") é um método eficaz de organização e produtividade pessoal que pode melhorar sua motivação e seus resultados, e como tal já foi abordado diversas vezes aqui no Efetividade.net.

A metodologia GTD, ou Getting Things Done, foi descrita inicialmente no livro "Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity", de David Allen. Os preceitos de Allen (veja um resumo deles na Wikipedia), baseados em idéias simples e relativamente fáceis de manter, por não dependerem de nenhuma técnica complexa nem de suporte tecnológico avançado, vêm ganhando adeptos no mundo todo, e inclusive me inspiraram a criar o Efetividade.net - embora eu esteja longe de ser um dos participantes quase religiosos que seguem à risca os dogmas do "Culto de Allen" ;-)

Mas uma coisa não posso negar: As idéias de David Allen são realmente simples e fáceis de botar em prática, se baseando em uma premissa que qualquer um compreende sem esforço: nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de deixar o trabalho fluir sem necessidade de intervenção consciente no gerenciamento da seqüência de tarefas. É preciso criar uma base de organização mental e do ambiente para poder atingir o patamar desejado de produtividade com menos stress, liberando o nosso potencial criativo, como veremos abaixo.

Vídeo apresenta o GTD

E no vídeo acima, de 45 minutos, David Allen explica a um auditório cheio (a platéia estava em pé) no Google sobre o GTD e as chaves para manter um estilo saudável de vida e trabalho. A palestra foi em 19 de outubro, e eu fiquei sabendo pelo blog da Kelly Forrister, que trabalha na empresa de David, e menciona que partes da palestra são novidade até para quem leu os livros do método. O vídeo inclui imagens das transparências dele, também.

Nos comentários tem um link para este outro vídeo com clips de apresentações de David Allen, dando a impressão de que o público não dorme durante as apresentações dele.

E por falar em GTD, veja também o recente artigo da Gina Trapani, fundadora do Lifehacker, explicando como ela pratica uma forma simplificada do GTD. Na matéria com ela e comigo na Rolling Stone de setembro, ela já tinha explicado (e eles publicaram em português, naturalmente) como gerencia a caixa de entrada de e-mails, mas neste artigo ela esclarece os demais aspectos que aplica. Vale a leitura.

Se você quer saber mais sobre GTD, leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: