Nichos em blogs, seleções semanais de posts brasileiros, e um blog sobre planos de saúde

O Marcel Souza, do Meu Plano, teve uma idéia interessante em tempos de monetização de blogs: o negócio dele é consultoria em planos de saúde, e ele montou um blog sobre o assunto para apoiar suas atividades. Ele escreveu pra pedir divulgação da promoção dele (que está dando um monitor LCD - está divulgado, Marcel!) e nós batemos um papo sobre os resultados.

Este trecho é interessante, porque mostra a capacidade de um blog falar com o nicho que interessa ao autor: "O interessante é que mal lançamos e a promoção já começou a dar resultados incríveis (empresas com mais de 700 titulares interessadas). Depois dessa, sem dúvidas, montar um blog foi a melhor coisa que eu já fiz na vida." É isso aí, Marcelo, ganhou o Jabá grátis graças a um comentário interessante. Agora comece a reservar orçamento para voltar a ser anunciante por aqui ;-)

Por falar em nicho, e agora apenas de passagem (prominto que volto a escrever sobre este assunto no futuro): o tamanho do nicho que o autor escolhe para si faz muita diferença nos resultados. O nicho do Efetividade, que está no ar há menos de 2 anos, é bem maior que o do meu outro blog, o BR-Linux, que já completou 11 anos (e esta semana voltou a sair no caderno Informática da Folha de SP, e permanece com audiência crescente!), e isso se reflete na audiência: esta semana, oficialmente (via estatísticas do provedor e do Google Analytics) o Efetividade está tendo mais acessos que o BR-Linux, por todas as métricas.

Curiosamente são nichos tão diferentes entre si, que eu consigo muito mais anunciantes diretos lá para o BR-Linux do que aqui para o Efetividade. Lá o foco é tão claro e direto, que os anunciantes sabem com quem estão falando. Aqui é tão difuso, que muitas vezes eu me dou conta que não tenho a menor idéia de quem são vocês ;-) Aliás, preciso pensar mais em conversar com vocês e formar uma comunidade similar à que existe por lá. Já passou da hora de investir nesta amizade ;-)

Para completar o post balaio de gatos, uma sugestão de leitura: o Blog do Hiroshi anda publicando seleções semanais de sugestões de leitura selecionadas entre os blogs nacionais, como esta aqui, eu gosto bastante desse tipo de seleção, porque me leva a blogs que ainda não conheço. Recomendo, e torço pra ele seguir em frente.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: