Google Marketing - novo livro sobre marketing on-line

Sendo Administrador, já tive uma dose suficientemente grande de aulas e livros sobre o mix do marketing, os 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça), e como isso tudo se relaciona com identificar e suprir as demandas do mercado alvo.

E ao concluir a primeira leitura da segunda edição do livro Google Marketing (vou reler tudo com calma, agora que já resenhei), fiquei satisfeito ao perceber que este é mais um livro que trata do Composto do Marketing, mas ao mesmo tempo vai muito além de qualquer coisa que as bíblias do Philip Kotler me ensinaram na graduação: ele trata de técnicas e do funcionamento de algo muito mais específico, e ainda longe de ser consolidado: o marketing baseado na web, ou mais especificamente no Google (embora não se restrinja a isso).

E antes que você torça o nariz: não é mais um daqueles livros reunindo receitas manjadas (e muitas vezes desatualizadas) que oferecem "truques" para ir para a primeira página do Google, ou para faturar alguns trocados a mais anunciando no AdWords, ou exibindo anúncios do Adsense.

Pelo contrário. Ao invés disso, ele trata de forma muito mais ampla, sobre as escolhas estratégicas que você pode fazer - foco na relevância, no leitor, ou na densidade de palavras-chave? Mais banners ou menos banners? Como escolher as palavras-chave que me interessam? Mas tudo isso sem reproduzir aquilo que pode ser facilmente encontrado no help da própria ferramenta. Não é propriamente um livro técnico, portanto - aliás, a contracapa tenta fazer uma lista do público-alvo: gerentes e diretores de marketing, empresários, executivos, empreendedores e profissionais liberais.

Eu gostei de ver cases brasileiros apresentados, incluindo os tão raros números reais de investimento e faturamento, e a apresentação ampla e gradual de tudo o que está em volta destes pequenos anúncios fazedores de dinheiro - desde o crescimento do fenômeno "web 2.0" até... os 4 Ps do marketing, passando pelo fenômeno do "vamos contratar um garoto pra fazer uns banners", dicas essenciais e realistas (simplicidade, ética, atenção à cadeia de valor...), como funcionam os links patrocinados, e qual o papel do Google nisso, marcas, blogs, georeferenciamento, acompanhamento estatístico, ferramentas, empreendedorismo e muito mais.

Esta é a segunda edição do livro, e o autor, Conrado Adolpho Vaz (consultor de internet e publicitário especializado em mídias interativas), mostra o conhecimento adquirido como fruto do seu trabalho de pesquisa prática e teórica ao longo dos últimos cinco anos sobre como a internet está mudando a rotina de marketing das empresas, de maneira acessível e objetiva.

São 480 páginas, e você pode consultar o sumário on-line.

Minha conclusão, após ter analisado o livro, é que não se trata, na prática, de um livro sobre marketing em mecanismos de busca, e também não é propriamente um guia de marketing digital, como diz o subtítulo. É um guia de marketing na web, e faz um bom trabalho neste sentido. Eu recomendo!

Veja preços e promoções deste livro no Submarino, ou visite o site oficial dele na editora.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: