Organizando a casa com um trampolim de descarte
O método de arrumação baseado em 3 caixas é bastante conhecido, e já foi citado aqui várias vezes. Para resumir: ao arrumar um quarto, um armário ou mesmo uma gaveta, você inicia arranjando 3 caixas, e em uma delas vai colocando o que vai descartar, em outra o que precisa guardar em outro lugar, e na terceira o que vai doar. Assim, você não vai ser tentado a colocar de volta no armário (ou na gaveta, ou no quarto) os objetos que não devem ir nele, pois as principais categorias de objetos que não devem voltar a ele terão um lugar certo para ir - imediatamente. E ao final da arrumação, fica bem mais fácil se livrar do conteúdo das 3 caixas, já categorizadas.
Eu tenho em casa muitos objetos cuja utilidade é apenas marginal: ferramentas diversas, peças de reposição para muitos eletrônicos, e mais variedade de artigos de papelaria do que em muitos almoxarifados por aí, e assim as minhas arrumações gerais me dão bastante trabalho, especialmente para aqueles itens que eu tenho dificuldade em avaliar se ainda devem ser preservados ou já podem ser doados (ou mesmo descartados).
Para lidar com essa situação, adotei há alguns anos, e venho mantendo com sucesso, um trampolim de descarte. É uma prateleira na parte de baixo da estante, fácil de ver e difícil de acessar, onde coloco os itens sobre os quais tenho dúvida - mas antes colo neles uma etiqueta com a data em que foram movidos para o trampolim.
Se eu preciso de algum item do trampolim, ele é removido de lá, e não volta mais. A cada nova arrumação do "estoque", começo por uma revisão do trampolim. Itens que estiverem lá há 6 meses sem remoção são considerados prontos para doação (ou descarte), e assim eles completam seu salto do trampolim, e o ciclo da vida segue.
Note que eu recorro ao trampolim apenas nos casos em que há dúvida. Quando tenho opinião formada, coloco os itens diretamente na caixa de descarte ou de doação. O mesmo método pode servir para arrumar as gavetas da escrivaninha, seu armário de panelas, de roupas, de jogos e tantos outros. Recomendo!
Comentar
Comentários arquivados