Você levaria seus e-mails no pen drive?

Minha opinião pessoal é em favor dos clientes de e-mail on-line, modernos sucessores dos webmails. Embora eu ainda receba e armazene localmente os e-mails de algumas das minhas contas, para propósitos de arquivamento e backup, hoje 100% do meu uso de correio eletrônico é feito em clientes on-line, acessíveis de onde eu estiver conectado.


Um prato cheio para quem precisa de acesso off-line e não tem portátil?

Mas o Jonas pensa diferente, e para uma necessidade específica sua, desenvolveu o hábito de levar sua caixa de entrada em um pen drive, no qual também tem instalado o Thunderbird e uma série de outros aplicativos, que usa nos 3 contextos diferentes em que acessa computadores diariamente (doméstico, profissional, acadêmico).

No seu post "E-mails no pen drive", ele trata dos PortableApps, que já analisamos anteriormente aqui no Efetividade.net, e explica como usou o Thunderbird distribuído pelo projeto para colocar em prática seu plano.

O que atrai na alternativa descrita é justamente a facilidade maior de trabalhar quando off-line - por exemplo, dentro do avião. Como diz o Jonas,

"podemos salvar nossos e-mails no pen drive e levá-lo a qualquer lugar! Podemos ler os e-mails off-line, respondê-los e quando tiver acesso a internet, enviá-los. Tudo muito prático e acessível de onde você estiver."

Não satisfeito, ele escreveu ainda um segundo artigo, intitulado "Aplicações no pen drive", em que fala um pouco mais sobre sua experiência com os e-mails, e acrescenta detalhes sobre o Portable Apps e como ele ampliou as funcionalidades do sistema.

De qualquer modo, eu não levaria meus e-mails no pen drive. Mas para quem precisa do acesso offline e não dispõe de computador portátil, pode ser um prato cheio.

Aproveite e leia também: 24 Killer Portable Apps For Your USB Flash Drive, incluindo diversos softwares livres que eu uso diariamente ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: