Rapidinha Efetiva #002: Apartamentos apertados, manipulando o Wordpress, e encomendas do exterior

Uma dica antecipada aos leitores: o Efetividade já está no Twitter, em @efetividadeblog. Ainda estou decidindo o que fazer por lá (e o "anúncio oficial" só sai depois que eu decidir), mas as atualizações do site já estão sendo notificadas lá, e você pode seguir. Se quiser ler também as bobagens que eu eventualmente escrevo por lá, acompanhe-me também, no @augustocc.

Latas de sardinha imobiliárias

Para começar esta edição da coluna Rapidinha Efetiva, um tema que não me afeta pessoalmente mais, mas já afetou bastante no passado: as "famílias encaixotadas" em apartamentos cada vez menores.

A matéria do link acima é interessante porque o foco não é como melhor aproveitar o espaço, como mobiliar, etc. - é sobre as alterações de comportamento pessoal e familiar que esta realidade cada vez mais presente provoca. É a redução da privacidade, coisas que eram feitas dentro de casa e passaram a ser feitas na rua, mudanças em horários, formas de convivência, etc.


Faço uma relação dela com outro tema, que aí sim me afeta (positivamente) pessoalmente: a popularidade crescente dos depósitos como "salvação" para a falta de espaço em apartamentos.

No meu condomínio há depósitos (aqui são chamados de 'hobby box') individuais para cada apartamento, razoavelmente espaçosos (no meu eu coloquei 4 estantes), e localizados no térreo e subsolo. Cabe muita coisa, servindo como despensa, almoxarifado de ferramentas, e local para guardar todo tipo de excedente - desde peças de PC até ventiladores (no inverno) e aquecedores (no verão).

Ambos os temas talvez voltem a aparecer por aqui em breve, em artigos maiores. E já que estamos no assunto de apartamentos, quero referenciar a notícia trágica de mais uma criança que despencou de uma janela para retomar uma antiga campanha minha: se você mora acima do nível da rua, considere instalar redes e telas de proteção nas janelas, protegendo crianças, bichos, e até os adultos desavisados!

Abrindo o capô do Wordpress

Ao longo da semana eu fiz algumas pequenas alterações no layout e nos recursos aqui do Efetividade, que é baseado no Wordpress, da mesma forma que os blogs de muitos de vocês.

Como já uso a ferramenta há algum tempo, até que me viro bem com ela - chegando a criar meus próprios plugins quando acho necessário. Mas como o layout adotado por aqui é bastante estável, não me furto a recorrer a um atalho quando as alterações que quero fazer são de pequena monta: incluo as funcionalidades diretamente no tema, e não em plugins.

Se você tem noções de PHP, não muda de tema frequentemente, pode avaliar este atalho também - mas como todo atalho tecnológico, pode ter desvantagens em relação à solução correta, que é a criação de funcionalidades em plugins. Para aprender a partir de exemplos, visite o artigo "Power Tips For WordPress Template Developers" - cheio de pequenos trechos de código que você pode experimentar nos seus arquivos de tema.

Para ir um pouco adiante, mas ainda sem criar plugins, o artigo "15 Killer Hacks for WordPress that Are Extremely Useful" dá vários exemplos práticos do uso de um arquivo de funções, complementar aos templates visuais, para dar algumas funcionalidades adicionais ao seu blog. Embora sejam exemplos funcionais, acredito que o principal uso dos exemplos é mesmo para o aprendizado - até mesmo porque algumas das funcionalidades já são oferecidas de outros modos mais... canônicos.

Alguém conhece a BoxBrazil?

Seguindo a tendência inaugurada na semana passada (quando perguntei sobre os filtros de tela para notebook e recebi excelentes respostas de vocês), volto a "entrevistá-los, desta vez sobre os serviços da Boxbrazil. Alguém conhece e pode recomendar (ou não)?

Segundo a descrição, o serviço da empresa consiste em oferecer aos clientes brasileiros um endereço postal nos EUA para o qual podem direcionar as entregas de produtos comprados em lojas no exterior (inclusive as que não entregam no Brasil). A empresa recebe os produtos neste endereço, e aí se encarrega dos trâmites para mandar pra cá ("despacho internacional, liberação alfandegária, despacho nacional e entrega em sua residência, além dos serviços administrativos para controle do seu envio como o rastreio ao longo das etapas do processo", diz o site - com ênfase na legalidade de tudo isso).

Nunca tive problemas em comprar nada em lojas no exterior e pedir a entrega direta aqui no Brasil, mas já sofri o desapontamento de descobrir, após escolher os produtos que eu desejava, que a loja não entregaria por aqui. Para isso a BoxBrazil é uma solução possível, mas se alguém teve experiência com a empresa (ou similares), me avise, compartilhando nos comentários!

Sites recomendados da vizinhança

Bons vizinhos recomendam os serviços uns dos outros, e o Efetividade não é diferente. Esta semana, o vizinho recomendado é o Produzindo.net, do Bernardo Pina. Comece por estes posts:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: