Rapidinha efetiva #1: organização de cabos, celular no banheiro, e filtro de privacidade para tela de notebook

Conforme combinamos na semana passada, vou tentar manter uma coluna regular (semanal, sem data fixa) para tratar mais rapidamente de uma coletânea de assuntos que tenham atraído minha atenção mas não o suficiente para escrever um artigo completo sobre eles.

Dependendo do feedback de cada um dos temas nos comentários, eu eventualmente voltarei a ele posteriormente com mais profundidade. Isso é uma dica sutil de que eu gostaria muito que você comentasse sobre o que achou ;-)

Nova pesquisa sobre os "zumbis de celular"

Lembra quando eu escrevi sobre os zumbis de celular, e sobre uma pesquisa que mostra como a maioria das pessoas se irrita com esta gente sem noção?

Pois agora surgiu outra pesquisa, agora patrocinada pela Intel, comprovando as conclusões da primeira: o público sente falta de "regras de etiqueta" mais claras (e difundidas!) quanto ao uso de celular.

Além de tratar das questões da oportunidade de uso (se a pessoa se incomoda ou não quando outra responde mensagens ou atende o telefone durante uma refeição, por exemplo), também tratou de outros aspectos mais sutis, como o entendimento dado a cartões de felicitações recebidos on-line, por exemplo.

E, ao contrário da pesquisa anterior, desta vez a maioria dos entrevistados disse não estranhar quando percebem pessoas usando celular ou notebook no banheiro.

Boa pauta para o Dr. Bactéria, né? Por favor, por favor, por favor não façam isso com notebooks e smartphones da empresa, ou outros cujo uso seja compartilhado com mais pessoas.

Organizando cabos atrás da mesa

O Túlio Magno escreveu para avisar que ele encontrou uma implementação alternativa interessante para o meu organizador de cabos de R$ 20 que dispensa adesivos e furos na mesa. O meu continua em uso com exatamente os mesmos componentes originais (uma grelha e dois grampos-sargento), mais de 2 anos após eu ter escrito o artigo sobre ele.


A base da solução alternativa do Túlio

Ao contrário do meu modelo, que tem sustentação superior, pendendo do tampo da mesa, o do Túlio se baseia em um pequeno biombo aramado, que se compra (por R$ 12) em lojas de artigos para varejistas. Ele descreveu a experiência dele em Organizando cabos e acessórios - vai lá!

Alguém já usou o "filtro 3M Gold" para privacidade da tela do notebook?

O "filtro 3M Gold" é uma película nada barata (50 a 100 dólares) que, segundo consta, reduz bastante a visibilidade da tela do notebook para quem não está imediatamente à frente dela.


De frente, tela normal; de lado, só um brilho dourado. Alguém confirma?

Ou, como diz a Info, "você já parou para pensar no quanto a pessoa que está sentada aí do seu lado tem acesso às informações confidenciais do seu computador?" Eu já, e por isso não costumo manipular informações confidenciais quando há alguém ao lado que não possa vê-las. Mesmo assim, um filtro destes que funcione aumentaria bastante a sensação de privacidade ao usar o notebook fora do escritório...

Só que, pelo preço mencionado, não vale a pena fazer o teste e correr o risco. Por isso a pergunta: alguém já testou ou viu funcionar?

Sites recomendados da vizinhança

O tema aqui do Efetividade é amplo e difuso - passa por produtividade pessoal, lifehacking, tecnologia, home office, finanças pessoais e muito mais.

Isso significa que temos uma grande vizinhança de blogs nacionais com temas similares, muitos deles excelentes. Vou tentar ir recomendando alguns deles, a cada semana, pra estimular a boa vizinhança e para garantir que vocês saibam onde procurar mais assuntos relacionados.

Ao invés de começar pelos grandes e mais claramente relacionados, que muitos de vocês já devem conhecer, quero iniciar com um blog cujo relacionamento é mais colateral, mas tem muitos pontos de contato com as pautas daqui, embora às vezes seja bem mais "de menininha" (no bom sentido): o Canto da Lu.

Comece por estes posts de lá, que tem ligação mais direta com os temas daqui:

E isso conclui nossa "Rapidinha Efetiva" desta semana. Aguardo suas opiniões para que o formato possa ir sendo aperfeiçoado nas próximas edições. Bom final de semana!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: