Home office: 10 dicas para separar o "home" do "office" e reduzir o stress

Sou fã do ResultsOn - Negócios Inteligentes e não recuso oportunidades para contribuir material para lá. A matéria mais recente com algum apoio meu é a "Home ou Office", do Alexandre Finelli, e tem até foto minha com meu notebook-caveirão ;-)

Por lá eu dou algumas dicas essenciais sobre a produtividade (sem overdose de stress) para quem está começando com seu próprio home office, e mesmo para quem já iniciou e agora está tentando atingir velocidade de cruzeiro.

Com o home office você pode fugir do trânsito e produzir mais

Como nessa época de temperatura extrema, trânsito caótico e tempestades frequentes muita gente coloca em consideração, ou mesmo passa a desejar um escritório doméstico, eu recomendo especialmente a leitura do artigo no ResultsOn, inclusive porque também há dicas de outras fontes nacionais sobre o assunto.

Mas quando eu participo de alguma iniciativa deste tipo, os leitores do Efetividade.net saem ganhando, porque meu método de me preparar para este tipo de entrevista envolve redigir previamente uma coleção de dicas sintetizando o que penso sobre o tema em pauta, e estas eu posso compartilhar com vocês, depois que o artigo em questão tiver sido publicado - e é o caso!

Vamos, portanto, à lista de hoje com 10 dicas para seu escritório doméstico!

Home office: 10 dicas para produtividade com menos stress

  1. Tenha um horário de expediente: você não tem mais chefe no seu pé, nem relógio-ponto, mas os clientes esperam falar com você em horários "normais", e alguma regularidade também é necessária para estimular a produção. Seja tolerante e flexível, mas respeite um horário-núcleo.
     

  2. Não exagere nas horas extras e compensatórias: trabalhar no ambiente doméstico pode fazer parecer fácil prolongar o expediente, ou mesmo (o que é bem pior) passar 2 ou 3 dias procrastinando e depois querer "compensar" em um longo expediente. Além de prejudicar a sua produtividade a médio e longo prazo, passar tempo demais no escritório prejudica as outras facetas da sua vida (familiar, social, lazer, etc.), e a irregularidade de horários dificulta a relação com clientes e parceiros.
     

  3. Tenha um telefone exclusivo para o home office: além de diminuir o inconveniente de misturar as ligações familiares e as profissionais, você ainda passa a poder desligar a campainha do aparelho quando o expediente acabar, e diminui a expectativa (dos clientes e sua) de que, por trabalhar em casa, você precisa estar em plantão 24h, 7 dias por semana. Além disso, em períodos de afastamento seu (mas não dos demais familiares) torna-se possível programar um siga-me para o local em que você estiver.
     

  4. Use uma secretária eletrônica: a utilidade principal é a óbvia - quando seu telefone profissional estiver com a campainha desligada, os clientes e parceiros poderão deixar mensagens, e ainda serão informados do que você quiser deixar gravado, como o horário de expediente, um contato para emergências, etc. As empresas telefônicas oferecem secretárias eletrônicas virtuais, mas eu sou fã dos telefones sem fio (se possível, com headset acoplado, porque trabalhar sozinho exige manter as mãos livres!) com secretária eletrônica própria, porque dá mais controle e mais facilidade de operação.
     

  5. Considere as crianças no plano: O maior dos obstáculos à produtividade em home offices costuma ser a presença de crianças no mesmo ambiente, e a complexidade aumenta para as crianças menores. Elas querem estar presentes, querem contato e merecem nossa atenção - precisam ser levadas em conta, portanto - não só quanto ao impacto da sua presença sobre a produtividade, mas também quanto aos horários (da escola e demais atividades) e ao cuidado e atenção que elas precisam ter. (...)
     

  6. Separe "home" e "office": (...) Mas o convívio familiar, mesmo com adultos, também é uma ameaça constante (mesmo que bem-vinda) à produtividade. O ideal é que todos concordem que no ambiente do home office, durante o horário de expediente definido, só se deve entrar ou passar em caso de extrema necessidade. Um ambiente exclusivo, se possível com porta, é o ideal. Mas não se prive: monte seus horários de forma a poder aproveitar bem o convívio doméstico.
     

  7. Não tenha "iscas" no home office: a natural presença de recursos de informática e material de expediente no home office já é atrativo suficiente para que o público interno gravite em busca de um grampeador, da tesoura, ou de imprimir só duas pagininhas. Isso é natural e muitas vezes bem-vindo (sem exageros), mas se o mesmo ambiente também tiver a melhor TV da casa, um sofá agradável, o videogame e... a sua companhia, fica difícil manter a exclusividade.
     

  8. Não tente trabalhar na sua central de entretenimento doméstico: a dica acima tem um complemento importante: o sofá, o videogame e a melhor TV da casa, se instalados no seu home office, acabam sendo uma tentação e uma distração para você também. Em casa é possível haver alguma flexibilidade, mas o ideal é que a separação entre trabalho, lazer, e convívio familiar seja mais clara.
     

  9. Nao se contente com um cantinho: na hora de começar, é compreensível que o home office seja um cantinho contando apenas com o mínimo necessário. Mas quando ele começar a dar retorno, reinvista uma parte na sua produtividade! Considere iluminação, ergonomia, conforto, organização, comunicações, e tudo o mais que, quando presente, facilita a sua vida.
     

  10. Não seja um chefe tirano: quando chegam a ser chefes de si mesmas, muitas pessoas acabam esquecendo tudo o que aprenderam, e tratam mal a si mesmas: voluntariamente definem horários e rotinas de trabalho que não consideram a qualidade do convívio familiar, do sono, da alimentação, do aproveitamento do tempo, e tudo o mais que as fazia sonhar com a oportunidade de um dia trabalhar em casa. Adaptar-se às circunstâncias é normal, mas exagerar nas auto-cobranças sem uma razão objetiva nem sempre compensa!
     

Como os leitores mais "da casa" devem ter notado, as dicas acima são breves sínteses de vários artigos anteriores do Efetividade sobre a mesma temática. Para ver a lista deles e lê-los na íntegra, basta separar algum tempo na agenda para visitar a lista de artigos sobre Home Office (e relacionados) aqui do Efetividade!

E, como sempre, fique à vontade para compartilhar sua opinião e dicas nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: