Um NAS doméstico para compartilhar arquivos e impressão na sua rede local

Que tal plugar o seu HD externo (ou um pen drive "grande") diretamente na sua rede local, disponibilizando os arquivos dele para todos os micros conectados da sua casa?

Um HD externo

E se o mesmo aparelhinho que faz essa tarefa puder também se encarregar de compartilhar a todos os micros o acesso à sua impressora? E se, além de tudo isso, ele conseguir se encarregar dos seus downloads de torrents, mesmo se os micros da casa estiverem desligados?

O aparelho capaz de realizar essas e outras operações é um NAS doméstico, não custa caro (cerca de US$ 45 + taxas de importação) e é fácil de usar - embora para a instalação e configuração inicial eu recomende que você convide aquele sobrinho ou cunhado nerd (toda família tem um...) para um café com biscoitos ;-)

Mas o que é um NAS doméstico?

Até algum tempo atrás, servidores de compartilhamento de arquivos e de impressoras eram equipamentos caros e trabalhosos de manter, e geralmente habitavam apenas as salas refrigeradas e restritas dos datacenters das empresas.

Mas a computação doméstica evolui, e hoje já é comum haver residências com mais de um computador (mesmo sem escritório doméstico), e às vezes até mesmo mais de um computador por pessoa - se contarmos junto os netbooks, notebooks, media centers e até mesmo alguns videogames com funções mais avançadas.

Cabos de rede

Já faz alguns anos que é possível encontrar no mercado (procurando bem...) servidores de compartilhamento domésticos, capazes de "colocar na rede" as pastas de um disco rígido e o acesso a uma impressora - alguns deles acumulando outras funções, como a de ser o roteador ou mesmo o ponto de acesso sem fio da sua rede.

Eles eram um pouco caros e limitados, mas desde o momento em que vi o primeiro destes servidores NAS - "Network Attached Storage" - domésticos que incluíam também uma função de BitTorrent embutido (para ficar fazendo o download de arquivos da Internet gastando só a energia que estes aparelhinhos consomem, e podendo desligar o PC), comecei a me interessar mais.

Entra em cena o NAS NS-K330 do DealExtreme

Se Monteiro Lobato fosse chamado a definir o DealExtreme.com, possivelmente diria que é uma loja virtual chinesa em que não há o que não haja.

Compro eletrônicos por lá regularmente, e embora às vezes a entrega demore (geralmente mais por conta da nossa alfândega e Correios do que por atrasos dos orientais), nunca deixei de receber - geralmente aqui na porta de casa, mas às vezes envolvendo uma visita à agência dos Correios para pagar alguma taxa de importação.

Frente e verso do NS-K330

Há algum tempo o DealExtreme começou a vender uma linha de servidores NAS minúsculos NS-K330 (o meu tem 9cm x 6cm x 1,5cm) e baratos, que agregam uma série de funções além do simples compartilhamento de arquivos e impressoras - e melhoram muito (tanto em desempenho quanto em capacidades) quando instalamos neles o Snake OS, um sistema operacional alternativo (baseado no Linux, mas compatível igualmente com outros sistemas, como Windows e Mac OS X) que acrescenta uma série de vantagens ao diminuto equipamento.

O site do Snake OS tem um manual detalhado de instalação e uso, e seguindo as suas instruções eu consegui completar a instalação em cerca de 20 minutos.

Não é grande complicação: após plugar o NS-K330 na rede usando o cabo que veio com ele, ele ficou imediatamente disponível para configuração via navegador web, pelo endereço default http://192.168.0.240/, com o login admin e a senha também admin (estes parâmetros vieram impressos na parte de baixo do corpo do aparelho, mas o endereço pode variar caso você esteja com um servidor DHCP ativado na sua rede), e após fazer o necessário ajuste de endereçamento no meu netbook para ter acesso à rede 192.168.0, pude usar a própria interface de administração default que vem pré-instalada para, seguindo os passos do manual do Snake OS, realizar o upgrade.

Mas, como eu disse lá na introdução, se o que eu descrevi acima parece grego, ou se você nunca realizou um upgrade de firmware (ou se nem sabe o que é isso), recomendo convidar aquele seu cunhado nerd para tomar um café com biscoitos - ele vai gostar do desafio de fazer a instalação para você, e provavelmente gastará mais tempo lhe explicando como ele caprichou na segurança, do que realmente efetuando a instalação em si.

Claro que não posso oferecer garantia e nem suporte, mas o grupo de discussões DealExtreme NAS possivelmente poderá ajudá-lo - vale a pena consultar antes de se aventurar, para não ficar trancado do lado de fora do aparelho em uma tentativa mal-sucedida.

O que ele pode fazer

A função principal de um NAS é o compartilhamento de arquivos, e o NS-K330 com o Snake OS faz isso muito bem para redes domésticas: ele vem com duas portas USB, e tudo o que você tem a fazer é plugar nelas um HD externo, um pen drive, leitor de cartões ou outra mídia acessível via USB, e depois usar o sistema de adminstração via web para definir os parâmetros de compartilhamento, incluindo quais diretórios devem ficar disponíveis, quais os usuários e senhas para o acesso, entre outros. A partir daí, basta usar os recursos normais de compartilhamento do seu sistema preferido para "mapear" o disco de rede e acessá-lo.

Os arquivos do HD plugado no NS-K330

Outra função interessante é a de compartilhamento de impressoras USB. A comodidade de imprimir a partir de qualquer micro conectado à rede é uma ideia interessante, mas devo mencionar que não a testei - minha impressora já tem suporte próprio à rede, portanto conto com os comentários de quem entre vocês já tiver testado este recurso no NS-K330.

BitTorrent na janela do navegador

Um diferencial interessante do NS-K330 com o Snake OS é que ele já vem com o cliente BitTorrent Transmission instalado, e configurado para controle via web - você usa o próprio navegador para dizer a ele quais torrents baixar, e ele os gravará diretamente nos discos conectados à porta USB do NS-K330, mesmo que você desligue o computador. Sabendo configurar bem o roteador da sua casa, é possível até ativar o acesso remoto a essa interface web do Transmission, permitindo controlá-lo a partir de computadores externos, como os do trabalho ou da faculdade.

Veja à esquerda os serviços de rede configuráveis

A configuração default também permite configurar o acesso aos arquivos compartilhados por meio de uma série de serviços adicionais de rede, incluindo SSH, SCP, FTP, Samba e até um servidor web simplificado.

Além disso, usuários avançados vão gostar de saber que ele tem controles do serviço syslog, atualiza o horário automaticamente via NTP, e pode até mesmo hospedar um sistema Linux (Debian chroot em paralelo ao Snake em execução) para possibilitar suas experiências malucas.

O que ele não faz

Quem já lidou com servidores NAS corporativos pode estar acostumado a uma série de recursos típicos de configurações profissionais, como gerenciamento avançado de volumes, RAID, Fibre Channel, iSCSI e várias outras siglas, além de serviços de snapshot, assistência a backups e mais.

Este monitor está incluído na interface web

O NS-K330 é bem mais modesto que isso: ele vai lidar com mídias mais comuns que você plugar nele via USB, e seu desempenho será limitado ao que puder trafegar pelas interfaces USB e pela interface de rede. Não fiz nenhuma medição realmente séria de desempenho, mas para mim a velocidade de acesso é bem satisfatória: copiei um arquivo de 1MB em 0,18 segundos, e um de 25MB em 6,09 segundos.

Uma medição de desempenho mais séria precisaria descontar o efeito dos buffers e realizar várias outras operações, mas certamente acabaria concluindo que um NAS mais caro do que esse poderia oferecer bem mais velocidade e recursos mais avançados ;-)

Concluindo

Para mim um servidor de compartilhamento de arquivos em casa faz diferença: temos 2 computadores, os notebooks e mais o videogame, e todos os dias surge a necessidade de disponibilizar para os demais computadores da rede local alguns arquivos grandes demais para fazer sentido realizar a operação via Dropbox - e com esse NAS minúsculo dá para fazer isso sem depender de que algum dos computadores fique sempre ligado, mantendo a comodida dos acessos via protocolos variados (eu tendo a preferir o ssh e o scp).

Não sou grande usuário de Torrents, mas certamente adotaria o recurso de fazê-los rodar no NS-K330 se fosse - poder desligar o computador e deixar os arquivos baixando a noite inteira é econômico e ecológico.

O acesso SSH funciona bem

O compartilhamento de impressora também traz bastante produtividade (depois de superadas as complicações da configuração inicial nos micros da rede). Eu resolvi a questão de outra forma, mas se não fosse assim, certamente tiraria proveito da segunda porta USB para isso (hoje ela está dedicada a um pen drive com algum espaço adicional em separado).

De todo o exposto, quero destacar um aspecto: acredito que o seu cunhado nerd só vai precisar ser chamado para a configuração inicial. A partir do momento que ele conclua com sucesso a parte que lhe couber, a comodidade e a praticidade do armazenamento compartilhado em rede local já começarão a valer a pena!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: