Gerenciamento de finanças pessoais: as ferramentas preferidas dos leitores do Efetividade

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre as ferramentas de produtividade pessoal preferidas dos leitores do Efetividade.net, na semana passada perguntei a vocês quais as ferramentas que vocês usam para gerenciar suas finanças pessoais.

Finanças pessoais e orçamento doméstico são assuntos sérios e já apareceram aqui no Efetividade muitas outras vezes, incluindo temas como:

e até uma abordagem rápida sobre como ganhar dinheiro, que naturalmente envolve controlar as finanças pessoais.

Dessa vez o conteúdo ficou por conta dos leitores, e as respostas superaram minhas expectativas: foram mais de 80, e permitiram ter uma boa visão sobre a variedade de alternativas neste campo: foram serviços on-line, softwares para Mac, Linux e Windows, aplicativos para plataformas móveis, planilhas e até papel e caneta!

A consulta da terceira rodada já está no ar (responda lá: "Com que ferramentas você gerencia suas anotações e referências?"), o resultado da primeira, sobre gerenciamento de pendências e To-Dos, já está no ar, e agora chegou o momento de relatar o resultado da segunda.

Sem mais delongas, portanto, vamos à síntese das respostas dos leitores!

A ferramenta preferida dos leitores: planilha personalizada

Embora vários leitores tenham mencionado planilhas pré-configuradas disponíveis em variados sites, de longe a ferramenta mais mencionada foi a planilha personalizada, especialmente as implementadas em 3 aplicativos específicos: Excel, BrOffice e Google Docs (mas outros aplicativos, como o GNUmeric, também foram citados).

Saber criar e manter uma planilha completa é um diferencial importante no inventário de conhecimentos de quem lida com números, e não há dúvida de que os possuidores de tal conhecimento conseguem ir bem além - ao menos no quesito personalização - do que as opções disponíveis na maioria dos aplicativos disponibilizados para este fim, embora vários deles ofereçam recursos avançados que vão bem além do que se pode implementar com facilidade em uma planilha comum.

No final das contas, quando a questão ultrapassa o aspecto das preferências e habilidades individuais, acaba sendo uma questão de escolha entre flexibilidade e comodidade, geralmente sem perdedores ;-)


Bons tempos...

Sou usuário de planilhas eletrônicas desde o final da década de 1980 (incluindo versões de 8 bits do Lotus 1-2-3, além de uma planilha que a Itautec vendia junto com seus PCs XT e até uma inacreditável planilha interativa para terminais 3270 de mainframes IBM), e assim não posso deixar de simpatizar com esta escolha do maior grupo entre os leitores participantes.

O Tiago Pasqualotto explica a razão de preferir controlar suas finanças com uma planilha:

Procurei durante algum tempo algum aplicativo que atendesse as minhas necessidades, mas sempre ficou faltando alguma coisa ou sobrando coisas demais. Então optei por criar uma planilha no google docs, que compartilho com minha esposa e podemos acessar de qualquer lugar.

A planilha é divida em 13 abas, 12 delas para cada mês do ano e a última para as previsões de gastos mensais. As planilhas mensais são divididas em 3 grandes colunas, uma de entradas (quando, o que e quanto), outra de saidas (quando, o que e quanto) e a última com o saldo do mês (entradas – saidas).
A planilha de previsões é dividida em 12 colunas, uma para cada mês do ano, em que preencho as previsões de gastos fixos (luz, telefone, faculdade, etc.), as compras parceladas feitas, gastos anuais (impostos do carro por exemplo), etc.

Essa foi a maneira mais fácil que encontrei de controlar onde gasto meu dinheiro, e também de visualizar o quanto está comprometido nos meses seguintes para planejar investimentos ou outros gastos.

O netmask também detalha a estrutura da sua planilha, implementada no OpenOffice, e comenta: "Simples, prático, e funciona. Mantenho como um arquivo no meu desktop de casa, e faço as anotações dia sim dia não, averiguando os saldos das contas nos fins de semana."

Tivemos também várias indicações de planilhas pré-estruturadas, incluindo, entre outras: a Jackeline Tavares que indica a Planilha de Orçamento Pessoal do Projeto Educar Bovespa, a Lorena Sério de Quadros que indica um modelo da Auriumsoft, o Jeferson Gevigier que disponibilizou sua própria planilha e o Marcello Meira que indica um modelo do BrOffice.

Outra solução interessante, no sentido geek da expressão, é a do Ricardo Pieralisi, que montou uma planilha do Excel com uma macro em VBA que atualiza os dados automaticamente, no momento da abertura do arquivo. a partir do registro de transações que ele armazena no Google Docs.

Ferramentas em destaque

Além das planilhas personalizadas, outras ferramentas foram mencionadas com frequência diferenciada que justifica seu tratamento em destaque. São elas:

MinhasEconomias

O MinhasEconomias é um site brasileiro que oferece o serviço de controle financeiro on-line e pode ser acessado por qualquer navegador - no seu computador ou smartphone.

  Ver detalhes sobre o Minhas Economias no BaixaTudo

A Diana Arnos explica a razão de preferir esta alternativa: "Ultimamente tenho usado o Minhas Economias. É um site brasileiro e fácil de usar. Você inclui várias contas, tem suporte a transações que se repetem (ótimo pra compras parceladas), gráficos, e uma área pra fazer seu orçamento planejado. Também dá pra importar arquivos de extratos direto dos sites de banco. Fácil de mexer, muitas funcionalidades, permite planejar seu orçamento, é de graça. Requisitos para seu uso: basta ter um browser, seja no pc, seja no smartphone."

O Rafael Esteves Costa complementou com algumas informações interessantes, inclusive a possibilidade de criar categorias em até 3 níveis, a riqueza dos relatórios (incluindo gráficos) e a facilidade de gerar lembretes por e-mail.
 

Buxfer

O Buxfer também é um site com serviço de gerenciamento de finanças pessoais, mas sua origem não é brasileira e, segundo dizem, a tradução para nosso idioma ainda é deficiente, e o aplicativo está sem atualizações há vários meses. Mesmo assim ele é o preferido de vários dos leitores, o que serve como indicativo de que presta bons serviços.

Quem descreve é o Henrique: "É totalmente web, podendo ser acessado por iPhone, BlackBerry e qualquer celular. Também pode ser atualizado via twitter. Aceita importação de diversos arquivos de extrato. Tem relatórios complexos com gráficos e envio de alertas por e-mail. É possível cadastrar empréstimos e, associando a algum e-mail, o outro lado da transação recebe a mesma descrição de forma invertida. Além de um aviso por e-mail do lançamento e do respectivo pagamento, quando for efetuado. É possível cadastrar parcelamentos, realizar orçamentos, anexar arquivos às transações e deixá-las pendentes de pagamento."

O Bruno Viana complementa: "Ferramenta web bem fácil de usar e que fornece vários relatorios interessantes. Um deles lhe permite planejar gastos sobre determinada tag (lazer, por exemplo) e ficar acompanhando dia-a-dia como você está evoluindo. Assim você consegue saber quanto ainda pode gastar até o fim do mês. Também tem acesso via mobile, plugin do firefox e importa dados em formatos csv."
 

MoneyLog

No meio do caminho entre as ferramentas on-line mencionadas acima e os aplicativos locais mencionados abaixo encontramos o MoneyLog, criativa invenção do brasileiro Aurélio Marinho Jargas que funciona como um arquivo que pode ser editado de forma bastante simples em um editor de textos comum na hora de incluir as transações, mas se transforma em um sistema de gerenciamento de finanças pessoais no momento em que é aberto em um navegador - aí você pode levá-lo em um pendrive, sincronizá-lo via Dropbox e similares, ou mesmo mantê-lo em seu computador pessoal e operá-lo até mesmo quando estiver offline.

O Fernando Luizão explica sua preferência: "Muita gente gosta de ferramentas mais “parrudas”, eu prefiro ferramentas minimalistas, e nisso o Moneylog se sai muito bem, tem só o que é essencial para controlar meus gastos =). Ele é basicamente uma página HTML que exibe os dados gravados em um arquivo texto, em um formato bem simples. É bem simples de usar, e suporta “tags”, permitindo agrupar os gastos. Tem várias opções para filtragem, e permite até busca por expressões regulares. Um exemplo do Moneylog em funcionamento pode ser visto em seu site".

O Davi complementa: "Fácil de usar, no site tem um conversor de extratos da maioria dos bancos, suporta múltiplos arquivos, permitindo o gerenciamento de várias pessoas ou várias contas isoladamente, suporta tags, tem várias opções de filtro e permite busca por expressões regulares."

Alguns leitores também relataram preferir o MyMoneyLog, versão derivada criada pelo Ricardo Nishimura e com alguns recursos adicionais, mas mesma sistemática de uso.
 

GnuCash

Vários dos usuários que recomendam este software multiplataforma (tem versões para Linux, Windows, Mac e outros sistemas) alertam que ele assusta no primeiro momento, por usar um conceito de contabilidade (partidas dobradas) para os seus registros.

  Ver detalhes sobre GnuCash no BaixaTudo

Mesmo assim o GnuCash foi o aplicativo mais mencionado na consulta, então a complexidade inicial deve valer a pena ;-) E quem explica o apelo dele é o Fernando Garrido: "O recurso do GnuCash de manter o histórico de transações é insuperável. Além disso, gerenciar mais de uma conta bancária, o dinheiro em caixa (vulgo “carteira”) e contas poupança, além de carteiras de ações, fica muito mais fácil com o GnuCash mesmo. Só é necessária muita disciplina para não esquecer de lançar cada movimentação (inclusive os centavos) nas contas apropriadas. Além disso, por ser multiplataforma, eu abro o banco de dados do programa direto do pen-drive que sempre carrego comigo e assim posso utilizá-lo quando estou no Ubuntu (desktop de casa), no Windows (dual-boot do desktop caseiro) e no notebook do trabalho, onde mantenho uma versão portable do software. Não tem como deixar de registrar as movimentações desse jeito…"

O Ronan complementa: "As vantagens percebidas no GnuCash: permite trabalhar com níveis de detalhamento diferentes (maior ou menor), o que facilita o aprendizado e utilização inicial e ao mesmo tempo motiva o usuário a utilizar, gradualmente, recursos mais complexos (impostos, investimentos, empréstimos, etc.). Um recurso bastante interessante é a reconciliação, permitindo verificar possíveis discrepâncias entre os valores lançados e o extrato da conta corrente, por exemplo."
 

Quicken

O Quicken tem versões para Windows e Mac e é um tradicional gerenciador de finanças pessoais, voltado primariamente para as condições dos usuários norte-americanos, mas cujo núcleo de funcionalidades pode ser aplicado em outros países - e é o escolhido por vários de nossos leitores.

O Diniz Domingues, que relata registrar suas transações financeiras há cerca de 15 anos, é fã do Quicken e explica as razões: "Há uns três anos utilizo o Quicken que realmente supriu “quase” todas as necessidades do meu gerenciamento financeiro. As principais vantagens que percebi foram: • Encontrei todos os “tipos” de contas que precisava, desde as contas correntes, dinheiro, cartão de crédito, etc, até contas mais complexas como investimentos, investimentos em ações, contas de ativos fixos…; • Calendário com agendamento de despesas e receitas futuras de fácil visualização; • Editor de preço de ações; • Posso utilizar mais de uma moeda nos registros; • Tem todos os relatórios que preciso; • Trabalha com categorias e subcategorias de despesas/receitas além de grupos por tipos de despesas/receitas; • Cola relatórios para o Excel."

Menções honrosas

Houve ainda uma série de ferramentas que não foram mencionadas por tantas pessoas, mas tiveram alguma característica que me chamou especialmente a atenção. Claro que não dá de incluir todas aqui, mas após algum trabalho de priorização fechei uma lista de 12 nomes:

  • Organizze - Conta o Vando Nascimento: "Trata-se de um serviço web, gratuito e desenvolvido no Brasil. Eu uso 3 sistemas operacionais diferentes, cada um para determinada necessidade. Por isso, tenho valorizado muito ferramentas web que me dão liberdade para acessar de qualquer lugar. Com o Organizze eu consigo atender praticamente todas as minhas necessidades. Existem softwares mais completos, mas basicamente eu consigo fazer meus lançamentos, dividir por categorias, e no fim do mês gerar relatórios para meus arquivamento."
     

  • Moneytrackin - Segundo o Reinaldo, "Essa ferramenta é extremamente completa e fácil para lidar com finanças e pode ser acessada de qualquer dispositivo (pc, celular, notebook, etc) com acesso à web. Algumas das muitas funcionalidades: Painel com gráficos, identificação (tag) em cada transação, nuvem e comparação de tags, importação/exportação de finanças, anexar arquivo em transação, transferências, limites mensais, transações periódicas."
     

  • iCompta - De acordo com o Alexandre Araujo, "Ele permite importar o extrato do banco, manter “contas” para cada cartao de credito e até o vale refeição eu consigo manter nele. A interface é bem amigavel, tanto no Mac, quanto no iPhone. Ele tem uma versão gratuita e uma paga. A diferença entre os dois está nas opções de organização. Após um tempo de uso, eu optei pela versão paga e não me arrependi."
     

  • Gerenciador financeiro do site do Banco do Brasil - Descreve o Sergio: "Há uns dois anos estou usando o gerenciador disponibilizado aos correntistas do Banco do Brasil. É facilmente personalizável, e não escapa nada de sua conta bancária sem registro adequado. Também permite acompanhamento de cartões de crédito, além de dinheiro em carteira bem como contas em outros bancos (nos últimos dois casos, é necessários acrescentar os dados manualmente; dados da conta no BB e Cartões do BB são atualizados automaticamente, sendo necessária somente a categorização). Só acho ruim não poder acessar esta ferramenta em Smartphones – nem no iPhone, que tem um aplicativo do BB."
     

  • HomeBank - mencionado pelo Paulo Vital, que explica: "Em 2008 conheci o HomeBank, um software livre onde posso controlar todos os meus gastos de diversas contas diferentes. O HomeBank teve seu desenvolvimento iniciado em 1995 para computadores Amiga, e hoje com 15 anos de estrada está disponível em mais de 50 línguas e possui versões para GNU/Linux, FreeBSD, Microsoft Windows, MacOSX, e dispositivos Nokia N* baseados no Maemo. O que me atraiu mais no HomeBank foi a possibilidade de controlar mais de uma conta (por exemplo no meu caso tinha CC no Banco do Brasil e Itaú) e conseguir saber o montante total automaticamente, conseguir categorizar cada gasto ou entrada, configurar minhas previsões de gastos para cada categoria, e o melhor de tudo, poder controlar tudo através de relatórios gráficos e/ou tabelas."
     

  • Livro-caixa tradicional - Relata o Emerson: "Por mais antigo que pareça com meu ‘caderninho’ tenho um controle lindo. Anoto tudo crédito em azul e débito em vermelho, saldos de conta e anotações são sempre em preto. Fim de mês geralmente dia 10 é que preciso dispensar umas horas extras para fechar o mês anterior e lançar pagamentos já agendados para mês seguinte. É simples e prático, estou satisfeito." Veja também a solução baseada em envelopes do João Gabriel.
     

  • Granatum - o Tiago Prudente descreveu longamente, e extraio só um pequeno trecho: "O Granatum é uma ferramenta web gratuita. Possui uma versão do site para dispositivos móveis bastante leve, mas me parece que já estão desenvolvendo aplicativos para android e iphone. A interface é extremamente amigável e possui diversas vantagens que só encontrei em versões pagas de outras ferramentas: (...)"
     

  • Finance Desktop - Descreve a Cris Almeida: "É um software de gerenciamento financeiro pessoal bem completo! Completo porque ele reúne toda sua vida financeira no mesmo lugar e permite que você faça cadastro, classifique, analise e planeje todo seu dinheiro, contas, aplicações e investimentos – incluindo o IR de ações."
     

  • MoneyDance - Indica o Jackson Wendel: "Suporte para OFX, QFX ou arquivos QIF. Se conecta facilmente com centenas de bancos que suportam padrões OFX. Gerencia orçamentos e gastos. Planejamento de contas futuras, com cálculo de juros. Gerencia carteiras de investimentos. Gera relatórios e gráficos. Importa dados do Quicken ou do Money. Tem suporte multi idiomas, e multi locais."
     

  • Serius-CF - Descreve o Anivaldo Junior: "Os lançamentos de entrada/saída são muito fáceis de fazer e o software traz pra mim uma série de relatórios e gráficos que me auxiliam na vizualização de onde estão ocorrendo os gastos. Posso divir as despesas e receitas por categorias, fazer lançamentos de parcelamentos, estipular projeções, entre outras."
     

  • JabpLite - Segundo o Flavio Suárez, "Ele é muito simples e rápido de usar, e é grátis! E roda em qualquer celular que rode java MIDP2 (mesmo os mais modestos). No arquivo zip para download também tem versões para BlackBery, Android e para Desktop. Acho muito prático porque está sempre comigo e posso fazer os lançamentos na hora em que acontecem."
     

  • Personal Finances - Descreve o Alexandre: "O Personal Finances é “direto ao ponto”, com ele é muito fácil fazer o que na minha opinião seria o principal: 1) acompanhar quanto vai sobrar a cada mês (ou outro período qualquer) e 2) saber para onde está indo o dinheiro (categorias). O único ponto negativo do software é que a ferramente de busca dele é muito ruim, de resto nada a reclamar."

Além disso tudo, surgiu nos comentários uma recomendação do NovosCFP, que não é uma ferramenta, mas sim um blog brasileiro especializado em ferramentas de controle de finanças pessoais.

Continue participando

Conto com os seus comentários sobre esta síntese para que eu possa melhor produzir as próximas da série!

Claro que não deu (nem faria sentido) para mencionar todas as ferramentas que vocês citaram. Um conjunto de casos em que lamento não dispor de melhores recursos para sintetizar as descrições é o das soluções híbridas: em alguns casos os leitores fizeram descrições primorosas de como combinam uma série de ferramentas para extrais o melhor de cada uma delas.

Mas os comentários do post em que fiz a consulta aos leitores continuam disponíveis como referência adicional, e vocês podem encontrá-las lá.

Já está no ar a consulta sobre a próxima ferramenta de nossa série (responda lá: “Com que ferramentas você gerencia suas anotações e referências?”) , e no mesmo post publiquei (na terça-feira) os leitores sorteados com brindes pela sua participação nas respostas desta etapa sobre finanças pessoais.

Continue participando, porque o resultado está superando completamente as minhas expectativas iniciais, mas agora espero que continue assim ;-)

E veja também: Gerenciamento de tarefas e pendências: as ferramentas preferidas dos leitores do Efetividade

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: