Festa fácil: do convite ao buffet

Organizar uma recepção de casamento, uma formatura, bodas de ouro, aniversário de 15 anos, festa infantil e outros eventos similares é o tipo de atividade que, mesmo quando desempenhada com grande prazer, não é fácil para ninguém planejar sem apoio especializado.

E apoio não falta: são organizadores, foto e filmagem, banda, assessorias, cerimoniais, decoradores, buffets, fotógrafos, DJs, brindes, pulseiras, estúdios, salões e tantas outras especialidades relacionadas.

Mas como selecioná-los e compará-los? Quando não se tem uma indicação, só resta uma pesquisa na web ou nas páginas amarelas, e a romaria de contatos que se segue.

Faz tempo que não tenho necessidade de organizar um evento assim, mas provavelmente terei que fazê-lo em breve (aguardo suas dicas nos comentários!), razão pela qual já comecei a catalogar alternativas e por isto, desde o final de novembro venho guardando na gaveta de pautas uma dica de site (recomendado por quem o usou) para facilitar essa pesquisa de profissionais: o Eventao, que tem cerca de 5.000 profissionais cadastrados e facilita, com sua opção "Orçamentos Inteligentes", obter os orçamentos entre estes cadastrados.

Entrei em contato (ainda em novembro) com o Andre Pereira, responsável pelo site, que resumiu para mim:

O Eventao, um portal atualmente com 4595 (em 23/11/2010) profissionais de eventos de todo o Brasil, além de facilitar a sua vida separando os profissionais por cidade e serviços oferecidos, também desenvolveu uma ferramenta onde você consegue relacionar todos os serviços que está buscando solicitar um orçamento de uma vez só. Você informa o tipo de evento, quando será, os serviços que está buscando e o resto do trabalho fica com o Eventao. Os sistema varre os quase 5 mil profissionais do site atrás dos que trabalham com os serviços que você está buscando, na sua cidade.

Ou seja, se a dificuldade era encontrar os profissionais, agora você encontra vários! E com o "Orçamento Inteligente", além de poupar tempo, também poupa dinheiro, já que tem acesso a vários orçamentos para poder comparar a qualidade e os custos de diversos profissional, ao invés de se ater a 2 ou 3 deles.

O Eventao foi concebido em 10/2007 e, desde que a ferramenta de orçamentos foi disponibilizada ao público em 02/2010, já foram 6567 (até 23/11/2010) solicitações de orçamentos. Ou seja, aproximadamente 650 orçamentos por mês, desde o lançamento.

A proposta é interessante, e o modelo de negócios escolhido pelo site também me parece bastante inteligente: são os profissionais cadastrados que pagam para ter acesso aos detalhes de cada pedido de orçamento, após ver apenas uma descrição superficial (local, data...) - assim os usuários correm menos risco de receber propostas genéricas de profissionais que não atendem sua região, ou não estarão disponíveis na data escolhida.

Como geralmente este tipo de serviço é prestado em uma área geográfica bem restrita, você irá notar que a quantidade de profissionais varia bastante de uma cidade para outra. As regiões melhor supridas são Sudeste, Sul e Centro-Oeste, mas o site tem profissionais cadastrados em todas as demais regiões também, e isso se reflete no mapa de usuários do sistema, exibido na imagem acima.

Fica registrada, portanto, a sugestão, acompanhada do convite para que os usuários compartilhem suas dicas nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: