Entrevista sobre produtividade pessoal e lifehacking no dia-a-dia do Efetividade

Seiiti Arata, da Arata Academy conduziu uma longa entrevista comigo sobre minha visão a respeito de produtividade pessoal, lifehacking, e como eu aplico na prática do dia-a-dia.

A primeira parte da entrevista já está publicada, e compartilho com vocês as perguntas iniciais aqui, para que possam ir ler a versão integral se acharem interessante:

Seiiti Arata: Existem milhares de técnicas e inclusive softwares para aumentar a produtividade e gerenciar nosso tempo. Na sua experiência pessoal, o que é que funcionou bem para você, Augusto?

Augusto Campos: Eu comecei com o GTD, de David Allen, e a partir dele fui refinando o que se adapta bem a mim, e o que acabava virando mero overhead – por exemplo, eu não sinto necessidade de fazer revisões semanais de listas de tarefas de longo prazo, e manter uma caixa de entrada unificada é uma impossibilidade prática na minha rotina. Mas o GTD é flexível e estimula a personalização (embora insista, e eu reforce, que o melhor é iniciar de forma ortodoxa, e ir flexibilizando só depois).

Mas se eu estivesse avaliando alternativas hoje, acho que simpatizaria mais com o ZTD, do ZenHabits, cujos fundamentos parecem muito mais compatíveis com a minha forma de ver o mundo.

Seiiti: Até que ponto vale a pena investir esforços pra aumentar a produtividade?

Augusto: “Aumentar a produtividade” não é exatamente um objetivo ao qual eu me atenha muito. Eu quero é produzir melhor, produzir tudo o que preciso com menos aplicação de esforço e recursos, e considerando meus objetivos estratégicos e escolhas pessoais. Uma busca voltada diretamente ao aumento da produtividade pessoal não reconhece o limite em que o esforço empregado deixa de ser compensado pelo ganho nos resultados, e geralmente termina mal.

Seiiti: Augusto, acho que seria ótimo conhecermos um pouco mais da sua rotina: Antes de conhecer algumas das técnicas de efetividade, quanto tempo era desperdiçado? Como conseguiu otimizar pequenas tarefas do dia a dia… e tarefas relacionadas a seu blog? Você delega e terceiriza quais funções? Como decidir delegar, automatizar ou mesmo eliminar uma atividade?

(...)

Agradecimentos ao Seiiti Arata! E veja a versão completa da entrevista em Entrevista: Augusto Campos do Efetividade.net fala sobre produtividade pessoal.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: