Leatherman Skeletool CX: uma multiferramenta diet
Que tal uma ferramenta de bolso versátil e resistente, mas mais leve que a maioria de suas concorrentes?
O segredo é simples. Lembra do chocolate Suflair, que a Nestlé descreve como aerado, porque é preenchido por bolhinhas de ar, ao invés de ser totalmente preenchido como os demais concorrentes?
Não falta quem critique este chocolate por "vender ar e cobrar mais caro", mas nunca consegui concordar com este tipo de crítica: a consistência do Suflair é diferente, isso é parte da sua "receita", e o resultado final é bom - vale o preço, e a leveza é um diferencial interessante, ainda que surpreendente.
E o que acontece com o Leatherman Skeletool CX é um efeito nesta mesma linha, embora seja mais fácil perceber a vantagem: embora tenha dimensões similares às de outras ferramentas similares da Leatherman e da Victorinox, ele é bem mais leve, e isso se explica por sua estrutura também ser "aerada" - veja na foto a quantidade de furos nas partes não-estruturais do seu corpo.
Não é só isso que o deixa mais leve, entretanto: ele poderia ser chamado de uma versão diet das outras multiferramentas da Leatherman, trocando a usual quantidade avassaladora de ferramentas por uma seleção minimalista.
O Leatherman Skeletool tem "apenas":
- alicate universal (com corte em 2 gradações: normal e duro)
- suporte com trava para as ponteiras ("bits") intercambiáveis da Leatherman (chaves de fenda, philips, allen, etc.)
- acompanham 2 bits, uma com chaves philips (#1 e #2) e outra com chaves de fenda (3/16 e 1/4) - uma vem inserida no suporte, pronta para usar, e a outra vem no compartimento para a bit extra, embutido no cabo
- abridor de garrafas
- prendedor tipo mosquetão/carabiner
- uma bela lâmina lisa com trava (para não fechar na hora errada) e abertura com uma só mão
Para alguns usuários isso significa menos volume e peso no bolso (ou na cintura, para os aventureiros e profissionais que andam com ele acoplado ao cinto, usando uma bainha ou o clip removível embutido), mas para quem vive de maneira mais urbana, talvez possa significar menos peso na mochila, sem renunciar às ferramentas no dia-a-dia.
Eu desenvolvi o hábito de levar comigo multiferramentas há anos, e comecei com modelos bem mais "completos", que incluíam serras, réguas, descascadores de cabos, limas, lixas, etc.
Mas com o tempo fui percebendo que - embora sejam uma grande ideia para quando não se tem acesso a uma caixa de ferramentas tradicional - a multiferramenta para mim é mais útil como primeiro recurso, em nome da comodidade. Se eu precisar limar ou serrar alguma coisa, geralmente dá tempo de ir procurar a caixa de ferramentas completa.
Foi assim que, há algumas semanas, migrei de um modelo mais "parrudo" para o Skeletool CX que hoje descrevo.
E ele passou a ser útil desde o primeiro dia, e todos os dias desde então. A lâmina afiada e em formato bem pensado abre desde o saco de carvão até as mais diabólicas embalagens de eletrônicos (aquelas em plástico transparente rígido que parecem ter sido projetadas para nos causar frustração tentando descobrir como se abre!), as ponteiras de fenda e philips ajustam, abrem e apertam a cadeira do escritório, o suporte do monitor e o compartimento de pilhas do brinquedo mal projetado, e o abridor de garrafas... abre garrafas.
Como não é a minha primeira multiferramenta da Leatherman, eu já tinha um acessório que multiplica a utilidade da ferramenta: um kit de bits adicionais, que me permite apertar e soltar parafusos allen, torx e tamanhos de philips e fenda que não vêm inclusos no pacote da ferramenta em si.
Eu também ganhei de brinde promocional uma bainha de nylon como a da foto acima. A Leatherman vende grande variedade de bainhas, mas achei essa especialmente bem pensada porque conta com um bolso interno para levar um kit de bits, e 2 porta-acessórios externos (que também servem como porta-canetas, além de ter um diferencial interessante em relação a outros modelos da Leatherman: possui um orifício que permite embainhar a ferramenta mesmo quando aberta (ou seja, quando assume a forma de um alicate).
Sou fã de multiferramentas, e na nossa série sobre as mochilas dos leitores ficou claro que vocês também são. Recomendo, portanto, uma olhada no Skeletool CX, nem que seja para colocar na lista do Papai Noel no final do ano! ;-)
E leia também: Leatherman K502X: uma ferramenta de bolso que você pode usar de verdade
Comentar
Comentários arquivados