GTD: os leitores do Efetividade comentam

Um elemento crítico para o sucesso de um blog é a capacidade dos seus leitores influenciarem o desenvolvimento dos assuntos abordados.

Eles podem fazê-lo pelo feedback passivo, que o autor detecta e procura interpretar a partir de estatísticas e monitoramento, ou – idealmente – pelo feedback ativo, entrando em contato, deixando um comentário, twittando, comentando em seus próprios blogs e de outras formas expondo o que gostam e o que não gostam nos blogs que acompanham.

Aqui no Efetividade sou agraciado por uma grande riqueza de dados de feedback passivo, que me permitem procurar entender como melhor atender ao público, mas eventualmente também acontecem picos de feedback ativo, que eu naturalmente aprecio muito mais ;-)

Foi o caso com o recente post “GTD: Organização Pessoal começa com um inventário completo”. Eu pedi que os leitores se manifestassem sobre o interesse na continuidade no assunto, e recebi uma calorosa resposta, com detalhes e tópicos que não imaginava receber.

A conclusão é bem clara: o post em questão irá se transformar no início de uma série que tratará sobre GTD e métodos complementares.

Mas as manifestações lá registradas merecem muito mais do que serem apenas lidas por mim, portanto preparei a seguir uma coletânea (com comentários meus) sobre as manifestações que trataram da demanda por organização pessoal,  a comparação entre GTD e ZTD, ferramentas e outros temas.

A demanda sempre presente

O Umberto Lima descreveu o problema comum que a ausência de um procedimento definido para completar a organização pode gerar:

Já tentei fazer esse método algumas vezes, mas o problema que no final eu desanimava e guardava a caixa com tudo que juntei. Espalhei várias caixas pela casa. Gostaria da continuação do artigo principalmente para passar dessa fase!

E a Nivanda Pereira complementou mostrando que tratar de técnicas de organização é sempre oportuno:

Essa matéria veio ao encontro do meu momento atual de vida. Hoje fui em uma loja que vende caixas de organização e comprei várias e falei com um amigo sobre a necessidade de fazer um inventário sobre tudo o que temos. Realmente esse site é item obrigatório todos os dias.

E a abordagem do Efetividade.net sobre o GTD parece mesmo agradar. Vários comentários apontam para isso, mas o do Turismo&Paradigma (Gustavo MB) trouxe 2 elementos a mais que quero comentar:

Há mais ou menos 06 meses comprei esse livro, por indicação sua, e amei, literalmente. Seus resumos são mais didáticos do que qualquer livro. Estamos aguardando um livro seu. Continue pensando em como aplicar as práticas de organização com as pessoas com transtorno de déficit de atenção.

Um livro meu não está nos planos imediatos, especialmente porque o que me encanta é escrever para vocês interativamente, podendo usar seu feedback imediato para planejar cada “próximo capítulo”.

Já a questão do Déficit de Atenção é algo a que tenho dado maior atenção mas, embora já tenha experimentado convidar autores nos 2 extremos da situação (pacientes e médicos) para serem autores ou co-autores de posts especificamente a respeito, até agora não tive sucesso. Mas alguma hora isso vai sair, e não tenho pressa, porque acredito que os posts hoje existentes também têm aplicabilidade aos desafios adicionais que as pessoas com esta condição encaram todos os dias!

GTD e ZTD

O Ricardo comentou demonstrando a atração que o GTD exerce sobre quem sente que precisa passar para uma fase mais gerenciada da sua organização pessoal:

Sempre que leio algo relacionado ao GTD, fico com aquela sensação de “como eu nunca pensei nisso antes?” Comprarei o livro e usarei não só para trabalho, como para rotinas domésticas e faculdade.

Mas há alternativas como o ZTD, que considero filosoficamente superior (veja os detalhes em “ZTD: Produtividade Zen”), embora ache as descrições de procedimentos do GTD melhores para quem está tentando pela primeira vez gerenciar sua organização pessoal. O Daniel Bolgheroni evidencia sua opinião sobre a diferença:

A vida não precisa de sistemas, softwares, métodos, técnicas e outras peculiaridades para se tornar efetiva. Métodos mais simples são muito mais eficazes para gerenciar uma inerente “vida moderna”.

Uma alternativa a esse método foi desenvolvido por Leo Babauta, do blog zenhabits. http://zenhabits.net/simple-work/

Sou um tanto avesso a qualquer tipo de processo de organização somente para se viver, porém, para as pessoas que tendem a procrastinar, esse método ajuda.

Ele não foi o único. Vejamos o que diz o Agulha3al:

Oi meu caro amigo!! Nunca fui fã do GTD… O sistema que funciona comigo muito bem já foi apresentado aqui, é o ZTD!

Claro que, quanto à operacionalização, os métodos possuem muito mais partes em comum do que diferenças profundas, percepção bastante presente no comentário do Alexandre Bagetti:

Eu aplico o método para tudo: e-mails, correspondências, papeis em casa, etc… O assunto pode até estar fora de moda, mas se forem ver qualquer novo método de organização passa pelas mesmas fases, só que outros nomes.

Ferramentas

O Samuel foi além, pedindo para continuarmos a série sobre o GTD mas tratarmos também sobre o ZTD, e aproveitou para pedir uma dica de ferramenta:

O problema é que acabo ficando com as informações descasadas. Normalmente não consigo sincronizar as informações.

Já ia me esquecendo, peço e suplico para continue com a série sobre GTD. Se depois continuar com o ZTD será mais interessante ainda.

Gostaria de uma dica Augusto, você recomenda deixar tudo em um sistema só? Se sim, qual seria, Evernote ou papel e caneta?

Recomendo deixar tudo em um sistema só, Samuel, mas isso não quer dizer usar uma ferramenta só. Use cada ferramenta nos casos em que ela lhe atender melhor, desde que você não tenha ambiguidades, situações em que depois não saberá se determinado item está na ferramenta X ou na ferramenta Y, ou em que a ferramenta adotada não esteja ao seu alcance na hora da necessidade!

Ele não foi o único a tratar de ferramentas: o Denis Feriance também entrou no assunto, sugerindo abordar os wallpapers que auxiliam na adoção do GTD, como os que foram abordados há algum tempo em um post da Bia Kunze. Como temos a honra de tê-la como leitora também, quem sabe ela não aparece nos comentários e nos conta se continua usando, e qual sua impressão após algum tempo de uso?

Outros

Vários outros leitores compartilharam experiências e interesses relacionados ao GTD e à continuidade da série. Agradeço a todos, foram lidos com atenção e serão levados em conta na continuidade da série. É impossível fazer uma síntese de todos mas, para representá-los, vou usar o comentário do Vando, que indicou o testemunho de um fotógrafo que ele admira, mostrando sua aplicação do GTD.

Você pode ler todos os comentários dos leitores no post GTD: Organização Pessoal começa com um inventário completo, que dará início a uma série de outros textos sobre métodos de organização pessoal.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: