10 coisas que gostaríamos de saber quando estávamos na faculdade

Um tema comum a todas as décadas é a constatação, por quem já tem alguns anos a mais de experiência, de que as pessoas da geração posterior continuam cometendo os mesmos erros (além dos novos e dos ampliados, é claro), deixando de aproveitar as mesmas oportunidades e achando que problemas triviais são os piores que enfrentarão em toda a sua vida.

Tudo isso é natural e continuará a se repetir ainda por muito tempo, assim como também haverá aquele contingente de pessoas que consegue absorver o ponto de vista de quem já passou pela experiência, e entende a tempo que:

  • o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso não é só um desafio e um problema, mas também uma oportunidade;
  • que rodar na cadeira de macroeconomia (ou, quem sabe, de refrigeração ou de cálculo III) raramente encerra a carreira profissional de alguém e
  • que, por mais difícil que seja a prova de alguma matéria, preparar-se para ela está longe do nível de comprometimento que será necessário em etapas posteriores da sua vida.

Há uma semana o Lifehacker perguntou a seus leitores o que eles sabem agora e gostariam de ter sabido no tempo da faculdade. As respostas, naturalmente, variaram por um amplo e subjetivo campo, mas ontem saiu um apanhado dos assuntos mais frequentemente mencionados pelos leitores de lá em suas respostas, e que possivelmente interessa aos nossos leitores que estão a caminho da universidade, ou passando por esta etapa neste momento.

Vale destacar que outra crença comum é de que, a cada geração, as faculdades se tornam menos funcionais, os alunos mais dispersos, a disponibilidade de tempo para extensão mais escassa e os professores menos motivados e preparados. Talvez seja verdade em termos objetivos, talvez não - mas precisamos jogar com as cartas que temos, e as faculdades que estão ao nosso alcance são as da nossa época, e não as anteriores (felizmente, certo?)

Vamos, portanto, a uma pequena seleção dos pontos destacados pelos leitores do Lifehacker, acompanhados de comentários meus e do convite a que outras pessoas que estejam passando pela experiência, que já tenham passado ou que ainda pretendam passar compartilhem sua visão nos comentários!

Sabedoria acadêmica

  • Esteja presente e em dia. Vá à aula, cumpra os compromissos acadêmicos, faça a prova na primeira chamada, entregue o trabalho no dia certo, visite o professor orientador no local e horário adequado.
    Não aproveitar as oportunidades de aprendizado e orientação, deixando tudo para a última hora, é uma forma certeira de queimar toda a sua credibilidade e reduzir a tolerância de todos os interlocutores quando um pequeno detalhe der errado na última hora e você não tiver mais tempo de colocar em prática um plano B. Imagine quantos trabalhos já deixaram de ser entregues no prazo final porque o cartucho de impressão acabou na madrugada do dia da entrega! Mas o responsável por depender de circunstâncias favoráveis de forma tão extrema é quem deixou tudo para ser resolvido depois.
     

  • Pense no que virá depois. A hora de pensar no que você vai fazer um mês depois de formado não é na semana da formatura. A faculdade é um mecanismo que oferece condições de prepará-lo para a carreira, mas dificilmente isso acontece somente durante a rotina de transferir conteúdo e avaliar o aprendizado.

    Participar de outras iniciativas acadêmicas (diretório dos estudantes, empresa júnior, etc.), de estágios (obrigatórios ou não), de eventos de pesquisa e extensão, etc. pode ocupar espaços na sua agenda que você preferiria manter livres, mas ajuda a desenvolver uma série de habilidades, práticas e conhecimentos que depois vão diferenciar você nos currículos, entrevistas, avaliações e mesmo na sua autoconfiança - além de ajudar a entender o que você realmente quer fazer depois de se formar.
     

  • Conheça e seja conhecido. Networking, quando mal empregado, chega a ser quase um sinônimo de alpinismo social. Mas criar e manter um círculo de relacionamentos com pessoas que compartilhem interesses alinhados, quando não é um esforço artificial e baseado em falsidade, é uma oportunidade que quase sempre está presente na faculdade.

    Os colegas de outras turmas e cursos, os alunos que fazem acontecer as iniciativas acadêmicas, os professores, diretores, palestrantes, etc. podem ser as pessoas que no futuro apresentarão você a um possível sócio, fornecedor ou cliente, que serão o contato para se aproximar de uma empresa, ou que lembrarão do seu nome e procurarão no Facebook (ou no LinkedIn...) caso surja uma oportunidade para alguém que tenha exatamente o perfil que eles lembram que você tinha. Neste sentido, participar dos jogos estudantis, das jornadas de pesquisa e de outros eventos acadêmicos ou associados ganha uma perspectiva a mais, que merece ser levada em conta.
     

  • Aproveite. Por mais que tudo pareça difícil na faculdade, a tendência é que mais tarde você vá encarar regularmente desafios bem mais complexos do que o professor que não vai com a sua cara e o TCC com regras com as quais você definitivamente não concorda. Saber diferenciar o que justifica esquentar a cabeça e o que você pode deixar passar ,e um desafio em qualquer etapa da vida, mas ter em mente os seus objetivos pode ajudar a direcionar.

    Pode valer a pena procurar conscientizar-se de que tirar nota máxima em tudo não é garantia de futuro para boa parte das carreiras, e que talvez valha a pena encontrar um ponto de equilíbrio entre a busca das notas altas e o aproveitamento das oportunidades de coletar conhecimentos, experiências e contatos que terão valor real na vida posterior mas não contam pontos para o semestre.

As outras manifestações você encontra no artigo do Lifehacker, cuja leitura eu recomendo ツ

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: