GTD: David Allen apresenta o funcionamento - e os bastidores

David Allen, você sabe, é o autor do livro "Getting Things Done", de 2002 - cuja edição mais recente no Brasil saiu com o título de "A Arte de Fazer Acontecer" e é um guia básico para o método de produtividade pessoal conhecido pela sigla GTD, sobre o qual já tratamos muitas vezes aqui no Efetividade.

As ideias do GTD são descritas na forma de tópicos simples e fáceis de botar em prática, baseando-se em uma premissa que qualquer um compreende sem esforço: nossa capacidade de produzir é diretamente proporcional à nossa capacidade de deixar o trabalho fluir sem necessidade de intervenção consciente no gerenciamento da seqüência de tarefas.

Embora a implementação do GTD seja em si trabalhosa (a ponto de haver métodos alternativos com enfoques radicalmente diferentes), o método tem dado resultados positivos para muitas pessoas, a ponto de haver um verdadeiro (ainda que metafórico) culto ao método e ao seu criador: grupos organizados que compartilham não apenas o interesse na produtividade pessoal, mas também nos atos de David Allen, como verdadeiros fãs.

Pessoalmente não chego a tanto, embora reconheça no GTD uma excelente porta de entrada para a adoção organizada de um método de produtividade pessoal. Mas não tenho dúvida de que David Allen é um autor talentoso e um grande comunicador, a ponto de valorizar oportunidades de ter contato com apresentações e palestras dele.

Entra em cena o Triangulation

Triangulation é um podcast semanal em que Leo Laporte e Tom Merritt têm um papo inteligente com "as pessoas mais espertas do mundo" (segundo a descrição oficial), sobre algum tópico relacionado à tecnologia.

O episódio da semana passada, por exemplo, foi com Guy Kawasaki, responsável pelo marketing no lançamento original do Macintosh e que muitos de vocês talvez conheçam pela regra dos 10-20-30 para apresentações PowerPoint que mantenham a plateia acordada ツ

Outros entrevistados recentes foram Chris Anderson (autor de "A Cauda Longa"), David Bradley (programador do BIOS do IBM PC original e criador do Ctrl+Alt+Del) e Dan Bricklin (o criador das planilhas eletrônicas).

Para os cultistas de Allen, bem como para todos nós que admiramos o GTD, o episódio 22 do Triangulation é especialmente interessante, pois nele o convidado é David Allen, e ele passa 50 minutos contando não só sobre o método, mas também sobre os bastidores, e a explicação simples sobre a meta: não levar as preocupações de uma reunião para a próxima, não levar as do trabalho para casa, etc.

Eles falam também sobre o livro mais recente de Allen ("Fazendo acontecer", ou "Making it all work"), do qual aliás eu tenho um exemplar aqui para sortear para vocês qualquer dia desses.

Recomendadíssimo! Mas quero antecipar que ainda não ouvi na íntegra, pois estou guardando para o dia na semana que vem em que vou passar 4h em um avião - precisarei acumular material para ouvir nessa jornada ツ

Aliás cabe repetir que considero podcasts e audiolivros como ótimas ferramentas para poder recuperar alguma produtividade quando preso no trânsito, ou mesmo para aproveitar melhor as longas décadas na esteira ou na bicicleta da academia - ou no aeroporto...

Por falar em audiolivros, também não custa lembrar que tanto o livro original do GTD quanto a sua sequência publicada logo depois estão disponíveis no Audible, o serviço de audiobooks da Amazon: Getting Things Done e Ready for Anything. Ambos são narrados pelo próprio Allen, o que aumenta sua capacidade de transmitir a mensagem!

Todas as dicas acima são aproveitáveis apenas por quem compreende o idioma inglês, mas links de podcasts em português sobre o GTD ou mesmo sobre produtividade pessoal serão muito bem-vindos nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: