Como acordar cedo: aprenda já a obedecer seu despertador

Acordar cedo é uma necessidade comum e incômoda para muitos, e muitos artigos já foram escritos sobre como acordar cedo, geralmente tratando de aspectos de disciplina, a preparação na noite anterior, a hora certa de ir dormir, o que comer, etc.

São aspectos importantes e certamente falaremos deles no futuro, mas hoje vamos nos dedicar a um ponto extremamente importante que pode facilitar conseguir acordar cedo regularmente com bem menos sofrimento: aprender a obedecer o despertador.

Vamos assumir: é como se tivéssemos 2 personalidades, sendo que uma delas decididamente programa o despertador na noite anterior para o horário em que sabe que precisa acordar, e outra é aquela que ouve o despertador tocar e fica imaginando mil desculpas para apertar o botão Soneca indefinidas vezes, ou mesmo para adiar o compromisso da manhã e ficar na cama "só mais um pouquinho".

Existem tratamentos e tecnologias que tentam ajudar, mas um truque simples, como em quase todas as questões que envolvem disciplina para mudar um mau hábito, é reduzir o poder que esta segunda personalidade dorminhoca tem, condicionando o comportamento que deve ser executado quando o despertador toca pela manhã.

Acordar cedo: como fazer

Poucos de nós pensam claramente nos primeiros minutos após acordar, e assim nessa hora a tendência é atender aos instintos e desejos mais básicos: o conforto da cama, a necessidade de dormir.

Cabe, portanto, um condicionamento. Deixe o despertador a pelo menos 2m da cama e treine algumas vezes, quando bem acordado, e ao longo de alguns dias, programar o despertador para tocar em 3 ou 5 minutos, aí deitar na cama e procurar relaxar, levantando assim que o despertador tocar, e repetindo o processo mais algumas vezes, para começar a fixar o comportamento.

Nestes mesmos dias. quando for programar o despertador "de verdade", preferencialmente sempre para o mesmo horário (ao menos no primeiro mês, enquanto o hábito se forma), coloque-o para despertar no prazo final, e não em um horário anterior que permita apertar o botão soneca algumas vezes. No momento este botão é um inimigo do seu hábito.

Durante suas práticas, pratique também a sua primeira ação pós-desligamento do despertador. É importante que esta primeira ação ocorra fora do quarto e sem necessidade de decisão consciente. É a mesma todo dia, e afasta você da cama sem precisar pensar.

Esta primeira ação do dia deve ocorrer em um ambiente iluminado (mesmo que por luz artificial), e imediatamente conduzir a uma rotina fixa do tipo fazer um breve alongamento, a higiene matinal, botar para tocar músicas "de acordar", ligar o noticiário, tomar o café, vestir a roupa que já ficou preparada no dia anterior, olhar a agenda, o e-mail, etc. e enquanto você estiver formando o hábito deve ser efetuada sempre na mesma ordem, sem ter de decidir a cada dia.

Após um breve período de prática (que deve ocorrer tanto no seu horário real de despertar, quanto em "exercícios" quando você estiver acordado), o toque do despertador logo será associado a levantar da cama, sair do quarto e a uma primeira ação que conduz a uma série de outras, que você executará mesmo naquele estado de semi-consciência que caracteriza os minutos iniciais do dia de muitos de nós.

Para boa parte das pessoas, o hábito de acordar em um horário fixo, depois de firmado, também torna mais fácil pegar no sono na noite seguinte e o seu corpo o conduzirá ao horário certo de ir dormir, embora você deva ter cuidados especiais durante o período de adaptação, e consultar um profissional ou seu médico de confiança sempre que tiver dúvidas sobre sono e saúde!

Depois do hábito formado, você pode devolver o despertador à mesa de cabeceira e até mesmo variar o horário diário de acordar, sabendo que o toque no horário programado será o suficiente para fazer você levantar e colocar seu dia em movimento, bem antes de a primeira decisão consciente relevante do dia vir a ser necessária!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: