Gerenciamento de Projetos Sem Crise: eu gostei, e você pode ganhar um exemplar

O livro Gerenciamento de Projetos Sem Crise acaba de ser lançado em uma parceria entre a Apress e a brasileira Novatec, tratando de uma questão crucial que sempre faz parte do raciocínio dos gerentes de projeto experientes: os desconhecidos conhecidos, ou seja, variáveis fora do seu controle e que você não tem como prever com precisão, mas ao menos sabe que não sabe como elas irão se comportar.

Ou deveria! Desconhecidos conhecidos são um fato da vida e podemos planejar considerando-os. Mas quando uma variável era um desconhecido conhecido e você optou por não inclui-la no seu planejamento, ou mesmo por tratá-la como se ela fosse agir da melhor forma possível, pode chegar a uma frase também comum, que já encerrou a fase promissora da carreira de muitos gestores, na reunião final de um projeto fracassado: "Bem, quando começamos este projeto estávamos supondo que..."

Este é um livro breve (272 páginas) e leve na linguagem e posicionamento, mas isso não impede o autor, Bart Gerardi, de ir direto ao ponto. Ou aos pontos, já que as diversas fases e áreas do conhecimento do gerenciamento do projeto são abordadas, cada uma com o foco da prevenção dos problemas, das crises e dos dramas.

Eu sou pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, mas de vez em quando algum livro que vem de fora dos nichos estrelados do PMI atrai minha atenção e me faz mudar de opinião sobre alguns aspectos desta arte e técnica.

É o caso: peguei este livro só para dar uma olhadinha, comecei a ler diretamente pelo capítulo 9 (que fala sobre o gerenciamento de comunicações, meu tema favorito), e não consegui mais largar, recomeçando desde o início e revendo (ou encontrando novos enfoques, na maioria das vezes) o enfoque de solução de problemas em temas como:

  • a definição de sucesso em projetos (o que é ser bem-sucedido como gerente de um projeto)
  • a identificação de requisitos
  • a priorização
  • o gerenciamento de mudanças (não só no aspecto do registro formal)
  • as suposições (incluindo os desconhecidos conhecidos)
  • a dinâmica de poder entre patrocinadores, gestores e interessados
  • as medições
  • o gerenciamento de equipes e de clientes
  • e muito mais

O capítulo inicial tem uma pincelada rápida de conceitos para quem chegar ao livro sem ter sido exposto previamente ao tema, e os capítulos finais tratam de algo assustador mas que a prática nos traz frequentemente: o inesperado (ou seja, os desconhecidos desconhecidos) e o que fazer quando já se está vivendo uma crise.

Quando eu terminar de ler, vou recomendar para todos os integrantes de equipes de projetos em que participo, e especialmente para os gerentes de projeto e de programa com que convivo profissionalmente. E desde já recomendo a você.

Ganhe seu exemplar

A editora Novatec disponibilizou um exemplar para eu sortear entre os leitores, e você pode participar até o próximo domingo, 15/7/2012.

A participação pode ser de 2 formas, e você pode concorrer em ambas, se desejar, mas só uma vez em cada uma delas.

A primeira delas é responder, nos comentários desta notícia, qual das áreas de conhecimento em projetos (gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, do custo, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos ou das aquisições) você já viu com mais frequência causarem crises em projetos dos quais você participou (seja como gerente, equipe, interessado, patrocinador, etc.), e qual a razão que você acredita causar esta predominância.

Não há formato definido, e não precisa escrever uma redação: 3 linhas de texto no formulário de edição está ótimo. Mas se eu desconfiar que você copiou os argumentos de algum outro participante, vou desconsiderar a sua participação, ok?

A segunda forma de participar é ir ao Twitter e escrever: Estou concorrendo ao livro sobre gerenciamento de projetos da @novateceditora que o @efetividadeblog está sorteando: http://www.efetividade.net/?p=4648

Quem participar de ambas as formas terá, naturalmente, o dobro de chances no sorteio.

O vencedor será avisado na próxima semana, em atualização deste post e pelo twiter @efetividadeblog, e terá 3 dias úteis para entrar em contato da forma como for informado, para dizer o endereço postal no Brasil para o qual a Editora Novatec irá enviar seu exemplar.

Boa sorte a todos!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: