Dezembro começou. Que tal virar o ano com a sua lista de pendências zerada?

Todos nós temos itens em aberto que se acumulam, independente de os registrarmos corretamente com uma metodologia como o GTD ou não. São e-mails pessoais que precisam de resposta, amigos e familiares com quem que há tempos não fazemos contato, aquela limpeza e organização do armário mal-assombrado que toda casa tem, a organização das contas pagas de 2006, doação dos livros que você não vai ler para a biblioteca de alguma escola, dar o primeiro passo em um dos projetos pessoais adormecidos... exemplos não faltam!

Zerar a lista de pendências pode ser impossível para quem implementa qualquer metodologia de planejamento pessoal a longo prazo ou que inclui itens motivacionais ou de desenvolvimento pessoal em seu planejamento operacional, mas certamente não é destes itens que estou falando ;-)

Hoje é domingo, 3 de dezembro, e no calendário ainda temos um mês até o final de 2006, embora os últimos 10 dias deste mês sejam complicados para considerar em qualquer agendamento de tarefas. Sendo assim, gostaria de fazer uma proposta a todos os leitores do Efetividade.net, convidando-os para que eles levem esta proposta a seus amigos:

Que tal parar neste momento o que você ia começar a fazer, pegar uma folha em branco, reservar 25 minutos, e anotar todas as suas pendências de baixa prioridade que você vem deixando para depois ao longo do ano todo? Pode ser "de cabeça", ou consultando a sua agenda ou caixa de entrada. Após anotar todas, faça uma marcação ao lado de cada uma em que houver possibilidade de realização em menos de 2h contínuas. Após identificar as que podem ser feitas em 2h, indique em que dia das próximas 2 semanas você pretende realizá-las.

Pronto, agora elas deixaram de ser pendências de baixa prioridade, e viraram pequenos compromissos com datas marcadas. Guarde a folha em um local de fácil acesso, ou transcreva para o seu sistema de agendamento, seja lá qual for. Agora é só começar a cumprir os compromissos, e começar 2007 bem mais leve ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: