Como escrever melhor: as dicas de Stephen King

Stephen King é conhecido pelos seus mais de 50 best sellers de horror e fantasia, é autor de mais de 200 obras e recebeu o prêmio da National Book Foundation dos EUA pela sua contribuição para as letras americanas, embora nem sempre tenha tido a crítica a seu favor.

Aprender com as dicas de escritores bem-sucedidos é uma aspiração comum, e já publicamos antes neste espaço o que pudemos aprender com autores do passado recente, como as 5 dicas de George Orwell para escrever bem, e as 5 dicas de Ernest Hemingway para escrever textos com efetividade. E também já fomos mais longe, investigando o que todo blogueiro pode aprender com René Descartes.

Nesta semana temos a oportunidade de aprender com um autor atual, pois o Positivity Blog publicou as 7 dicas de Stephen King, a partir da leitura de seu livro "On Writing, misto de autobiografia e guia para escritores.

Não vou apresentar todas as 7 - recomendo a leitura do livro, ou do artigo do Positivity - mas não posso deixar passar a oportunidade de colocar em debate algumas delas, abaixo. E você está convidado a discuti-las nos comentários.

Stephen King ensina a escrever melhor

  • Vá direto ao ponto - ou pelo menos chegue logo ao ponto. Não desperdice o tempo do leitor com longas introduções e prolegômenos. Não gagueje.
  • Escreva um rascunho e deixe decantar - depois de escrever o rascunho, guarde por algum tempo, aguarde maturar, e só então revise e prossiga. Isto lhe permitirá ver o texto sob outra perspectiva, diferente daquela sob a qual você o escreveu, e assim facilita aplicar os cortes e edições que você talvez nem perceberia que precisava fazer.
  • Corte seu texto - King fala em cortar 10% do total - foi um conselho que ele recebeu em uma carta de rejeição de um texto seu, no início da carreira, e que seguiu desde então. Remova palavras, frases e capítulos supérfluos.
  • Leia muito - precisa explicar? Para escrever bem, é preciso ler bem. Aumentar sua quilometragem, aprender fatos e estilos novos, saber melhor o que fazer (e o que não fazer). Não é difícil, e vale a pena.
  • Escreva muito - o aperfeiçoamento vem com a prática, assim como nos esportes. Escreva, e depois escreva mais, e assim você vai melhorar cada vez mais.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: