11 bookmarklets interessantes para seu navegador
Bookmarklets são pequenas aplicações, geralmente em Javascript, armazenadas integralmente em um bookmark do seu navegador, e geralmente usados para acrescentar alguma funcionalidade a uma página.
Eu uso bookmarklets todos os dias, especialmente para facilitar minhas tarefas de blogar. Entre os que eu mesmo editei, o meu preferido é o [via], que pega a URL e o título da página que eu estiver visitando quando clico nele, e gera automaticamente uma referência para ela, neste formato: via <a title="Bookmarklet - Wikipedia, the free encyclopedia" href=http://en.wikipedia.org/wiki/Bookmarklet>Bookmarklet - Wikipedia, the free encyclopedia</a>
.
E o Lifehacker publicou recentemente uma lista dos 10 melhores bookmarklets genéricos. Alguns deles eu achei meio inúteis, mas outros são realmente interessantes.
Selecionei as descrições de alguns:
- Gmail This: abre uma janela de edição de mensagem do gmail contendo a URL da página em que você estiver no momento, e mais um subject e destinatário configuráveis (e fixos)
- Remove Bloat: ao clicar neste bookmarklet, a página que você estiver editando é alterada no navegador, para remover java, flash, músicas e iframes de terceiros. Um verdadeiro limpador.
- BugMeNot: se você já conhece o serviço bugmenot, a utilidade deste bookmarklet é óbvia: obter um login e senha válidos para a página que você estiver visitando, arquivados por outros usuários do bugmenot para a sua conveniência.
- Google Site Search: para fazer pesquisas do Google relativas às demais páginas do site que você estiver visitando.
- All-In-One Video: facilita o download de vídeos do YouTube e outros sites similares, sem necessidade de extensões.
No artigo do Lifehacker "Top 10 Useful Bookmarklets" você encontra estes e outros bookmarklets, juntamente com os links em si, que você pode incluir nos favoritos do seu navegador e experimentar.
O código-fonte do bookmarklet [via], que eu mencionei acima, é este:
');%20n.document.close();
Se você tiver outros bookmarklets úteis e desejar compartilhá-los, a área de comentários está à sua disposição - de preferência dando a URL de uma página contendo o código, porque colar javascript diretamente no comentário costuma dar errado!
Comentar
Comentários arquivados