Wii na fisioterapia - agora no Brasil

Há cerca de um ano, no início de dezembro de 2007, publiquei o artigo "Como perder peso jogando videogame - com o Nintendo Wii", com base nas minhas próprias observações e em experiências realizadas no exterior.

Na ocasião, escrevi:

Não posso dar conselhos sobre dietas, e recomendo que você procure uma opinião profissional antes de adotar qualquer programa de exercícios - e que concorde com ela quando ela insistir com você que exercícios ao ar livre, em grupos ou na academia podem ser bem mais vantajosos.

Mas se você não consegue se motivar para outras modalidades, e já tem um Wii (não recomendo comprar tendo em mente apenas esta finalidade), talvez valha a pena considerar a idéia de usá-lo regularmente desta forma - bem dentro do espírito de nosso artigo anterior, "Emagrecer: Como perder peso de verdade, parte 1 - aprenda a gostar dos exercícios".

Mas agora, após o planeta completar mais uma volta ao redor do Sol, a novidade de usar o Nintendo Wii como agente promotor dos exercícios físicos começa a chegar ao Brasil, pelas mãos de profissionais da fisioterapia. Veja o que diz a matéria da Info:

A clínica de fisioterapia da Unicid, em São Paulo, está usando consoles Wii em sessões de reabilitação. O uso do videogame da Nintendo faz parte de um programa coordenado pelo fisioterapeuta Fábio Navarro Cyrillo.

Fábio participou, em julho deste ano, de um estágio na universidade canadense de McGill, onde a plataforma é usada em tratamentos médicos.

Segundo Fábio, no Canadá o console é usado como tratamento auxiliar em programas que visam melhorar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular dos pacientes. Em São Paulo, o console é usado em sessões que acontecem às terças e quintas-feiras na clínica de fisioterapia da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), que fica no bairro do Tatuapé, zona Leste.

Pelo que podemos ver na imagem divulgada, os pacientes usam os treinamentos de postura e equilíbrio do jogo Wii Fit (aquele no qual o jogador fica de pé sobre uma plataforma, a Wii Balance Board), mas a matéria informa que os jogos do Wii Sports (tênis, boliche, etc.) também são empregados.


Trailer de 35 segundos do Wii Fit - ênfase em coordenação e equilíbrio

E a conclusão é a mesma que a minha: "De acordo com o estudo, os pacientes que utilizaram o Wii apresentaram melhora mais relevante no período medido. A principal explicação é que os games rompem a idéia de exercícios monótonos e repetitivos, dando mais motivação ao paciente."

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: