SEO: Os erros mais comuns na otimização de sites para mecanismos de busca

Você às vezes percebe que determinados sites privilegiam tanto as tentativas de garantir uma melhor indexação pelos mecanismos de busca, a ponto de deixar em segundo plano a inclusão de material que de fato atraia e mantenha o interesse dos leitores potenciais que tanto buscam atrair?

Eu percebo este fenômeno frequentemente, me esforço para pessoalmente evitá-lo, e há um bom tempo pensava em escrever algo a respeito por aqui.

Mas a oportunidade chegou quando recebi da editora Novatec, há alguns dias, o aviso de lançamento do livro SEM e SEO - Dominando o Marketing de Busca, da Martha Carrer Cruz Gabriel, também autora do "Marketing de Otimização de Buscas na Web", que resenhei e sorteei por aqui em meados do ano passado.


A autora, Martha Gabriel

Quando a dúvida é técnica, uma boa alternativa é consultar um profissional, certo? Na ocasião do sorteio do livro anterior, iniciei um diálogo com a autora (que é pós-graduada tanto em Comunicação de Marketing quanto em Design Gráfico, mestra em Artes, e várias vezes premiada como produtora web), o que me colocou em posição de, neste novo lançamento, encaminhar a ela duas questões para que respondesse, à luz de sua própria experiência de profissional da área, e também dos conteúdos expostos no seu novo livro sobre o marketing de busca.

Muitas vezes tenho visto "conselhos" relacionados à otimização para sites de busca que não passam pelo essencial, que é oferecer ao público aquilo que ele está de fato procurando - e é assim que surgem sites bem posicionados para palavras-chaves indesejadas, sites que atraem público que não deseja aquilo que está sendo oferecido, e sites em que há severas distorções na proporção entre número de visitantes e objetivos atingidos. A minha condição de Administrador me leva a atribuir isto não a deficiências técnico-operacionais, e sim à falta de elementos básicos de estratégia, perdendo o foco e passando a tomar os indicadores como se fossem a missão, o que tende a levar a um mergulho em parafuso difícil de interromper - mas outros profissionais certamente podem ter pontos de vista divergentes.

Destaco que esta minha crítica não se aplica ao material preparado pela Martha, que alinha suas técnicas a bases sólidas de Marketing e Estratégia. E foi por isso que escolhi fazer a ela a pergunta que eu mesmo costumo me fazer, ao ver sites otimizados para o lado errado, e sobre a qual eu há tempos planejava escrever:

Você poderia compartilhar conosco quais os erros mais comuns que tem visto em tentativas de aplicação de técnicas de otimização para sites de busca? Algumas técnicas comuns se espalham quase como lendas urbanas, embora dêem pouco resultado, ou até mesmo representem risco. Quais as que lhe chamam mais atenção?

A pergunta era ampla, e a autora não se furtou a responder no mesmo estilo. Reproduzo na íntegra:

Na minha opinião, os erros mais comuns em otimização para busca acontecem devido à falta de elaboração de um plano de Marketing de Busca antes de se iniciar qualquer processo. Nesse plano é onde são feitas as análises estratégicas essenciais para o sucesso do processo -- como determinação de objetivos, análise de ambiente e concorrência, pesquisa de palavras-chave, etc -- além do desenvolvimento do planejamento operacional e de monitoramento para controle de ajustes.

A falta desse planejamento inicial causa erros de otimização do tipo:
a) usar links patrocinados sem objetivos especificados, o que pode gerar um desperdício financeiro grande, sem resultados;
b) otimização orgânica para palavras-chave erradas, sem ter feito as escolhas corretas entre genéricas e específicas;
c) não determinar os indicadores de performance antes de iniciar o processo, não permitindo, assim, análises de ROI adequadas, etc.

Saindo do âmbito mais estratégico de Marketing de Busca e focando especificamente em técnicas de SEO, um dos erros mais comuns que encontro nas consultorias e projetos que fazemos são re-direcionamentos de páginas e domínios feitos de maneira errada (que podem ser confundidos com técnicas negras).

Com relação ao uso de técnicas de otimização de forma errada, acredito que o equívoco mais comum encontrado ainda é pensar que é suficiente colocar um monte de palavras-chave na página sem prestar atenção à relevância do conteúdo e sua linkability com sites apropriados. Isso acaba levando a um keyword stuffing sem resultados efetivos e passível de punição.

Aproveitei a oportunidade e lancei mais uma pergunta-bônus, pensando nos leitores aqui do Efetividade que podem ter interesse em colocar este novo livro em suas estantes: "Qual o aspecto abordado no livro que você considera o mais eficaz, em termos de resultado alcançado diretamente? Ou seja: se o leitor se visse obrigado a escolher apenas um dos temas ou técnicas abordados, qual seria a sua recomendação?"

Segue, naturalmente, a resposta:

Isso depende intrinsecamente do nível de conhecimento sobre o assunto que o leitor possui. O livro procura traçar um caminho ao longo dos capítulos que leve uma pessoa a conhecer o processo de busca e desenvolver estratégias eficientes e éticas.

Dessa forma, além das técnicas de SEO propriamente ditas, o livro aborda vários aspectos importantes de um projeto completo de Marketing de Busca (SEM), como, por exemplo, plano de marketing, landing pages, SMM (Social Media Marketing), Behavioral Targeting, etc.

Assim, o aspecto mais importante para o leitor vai depender diretamente das necessidades e objetivos dele. Um leitor iniciante em SEM/SEO precisaria ler todos os capítulos, a partir do primeiro, pois é necessário conhecer todas as etapas do processo antes de se começar um projeto de Marketing de Busca.

Já um leitor experiente no assunto poderia ler diretamente o capítulo de SEO, Landing Pages ou Tendências, por exemplo.

Interessou? Visite o site do livro. Ou consulte alguns de nossos artigos anteriores sobre o tema, ou relacionados:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: