Resoluções de ano novo podem funcionar - pergunte-me como ;-)

Resoluções de ano novo raramente funcionam na prática, por uma série de razões bem conhecidas. Para mim ela funciona mais ou menos como uma oficialização da procrastinação: "quero mudar tais e tais coisas na minha vida, mas só vou começar a fazer algo de prático a respeito depois que o ano virar.

Faz sentido? Acredito que sim, e embora eu não negue que elas possam ter algum valor na motivação (mesmo se for como uma espécie de prêmio de consolação para quem não consegue mudar de verdade, mas ao menos pode acreditar estar decidindo algo a respeito), acredito que vale muito mais tomar a atitude desejada desde já, não importando em qual área da sua vida.

Alguns exemplos de resoluções que ouvi desde que comecei a estudar o assunto, em 2007:

  • comer salada 4 dias por semana,
  • publicar mais artigos no blog,
  • parar de fumar,
  • correr 6km 3 vezes por semana,
  • alongar "de verdade" antes de fazer exercícios,
  • fazer natação até no inverno,
  • começar a estudar a sério para alguma certificação ou concurso,
  • ler bons livros,
  • dormir mais cedo,
  • zerar o cartão de crédito,
  • tomar mais água,
  • viajar nas férias,
  • deixar de ligar a TV quando não estiver assistindo,
  • Jantar em família pelo menos 3 vezes por semana.

E há muitos outros. Mas é necessário deixá-los para uma "data mágica", como se fosse o pote de ouro no final do arco-íris?

Até quando esperar?

Na vida cotidiana, faz pouco sentido tratar o ano novo como se fosse a folha em branco na qual você terá como escrever uma história completamente nova. Todos os seus hábitos, seus conhecimentos, suas obrigações continuarão valendo assim que estourar o último dos foguetes na madrugada de primeiro de janeiro.

Curtir a vida, ou fazer alguma mudança que você deseja para si mesmo, não é algo que deva ser postergado assim. Se você gosta de resoluções de ano novo, que tal tentar fazer diferente desta vez?

Resoluções mais concretas

Não é necessário ser nenhum gênio do gerenciamento de projetos para aumentar as chances de a sua resolução de ano novo dar certo.

O essencial é dar um passo além, saindo do terreno das intenções e entrando no dos planos. Eis aqui algumas sugestões:

  1. Junto com o seu objetivo defina uma meta: não é razoável imaginar que você conseguirá mudar vários pontos da sua vida de uma vez só, baseado em uma lista de resoluções de ano novo. Mas os objetivos de ano novo já compartilham entre si uma característica de meta: têm prazo definido por natureza. Então aproveite e defina o seu único objetivo já na forma de uma meta desafiadora, alcançável e mensurável. Alguns exemplos (que deixam de mencionar o horizonte temporal por razão óbvia): perder 6kg sem voltar a recuperá-los, praticar esportes 3x por semana durante, estudar 6h por semana, economizar 8% do salário todos os meses para comprar um carro, ou o que quer que seja. Mas defina com clareza!
     

  2. Crie o plano de ação associado: da meta precisa nascer o plano de ação, que neste caso simplificado pode tomar a forma de uma lista simples de atividades que conduzirão ao objetivo desejado: parar de tomar refrigerante em casa, tomar café da manhã reforçado e jantar menos, caminhar 60min 4 vezes por semana, parar de fazer "refeições" em lanchonetes, etc.
     

  3. Não tenha medo de ser gradual: mudanças radicais também podem ser atingidas em passos pequenos. Se puder, defina seu plano de ação pensando grande, mas começando pequeno - ninguém começa correndo 12km por dia. Associe metas temporais, ou já preveja a periodicidade em que irá revê-las.
     

  4. Acompanhe a execução de olho no calendário: você pode definir em qual mês irá realizar determinadas atividades do seu plano. Por exemplo: se o objetivo é aprender inglês básico para poder viajar no final do ano que vem, e se março chegar e você ainda não tiver se matriculado em um curso, já vai dar para saber que a coisa não está indo bem. Se a intenção é perder peso, você pode quantificar metas (realistas!) para cada mês. Mas não quantifique apenas o efeito (a perda de peso), e sim os processos (número de horas de caminhada semanais, redução de refrigerantes, etc.)
     

  5. Comece já: Após definir seu plano, registre-o detalhadamente (será um contrato de você consigo mesmo!) e comece imediatamente a segui-lo. Não esperar o ano que vem começar pode ser um grande fator de motivação. E esperar o ano que vem começar, dando a si mesmo algumas semanas para agir ao contrário do que você planeja para o futuro, é simplesmente uma forma de se enganar.
     

  6. Siga o plano: Projetos pessoais e definidos informalmente não têm grandes chances de sucesso se você não se esforçar para seguir o que planejou, ou para alcançar as metas que definiu. Cabe só a você!
     

    E tenha um feliz e efetivo 2010!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: