Como refrescar: vença o calor com 5 dicas práticas para o verão - que ainda nem começou

Quando o ar condicionado e a praia não são opções, as 5 dicas a seguir podem ajudar a refrescar o quarto, o escritório e outros ambientes e reduzir o desconforto até para dormir no calor, aproveitando a estação que no calendário ainda nem chegou!

Vamos às dicas de como refrescar no calor, e mais sugestões para lidar com a chegada do calor tropical.

  1. Como refrescar o quarto com um ventilador ao contrário: à noite, se a temperatura da rua estiver mais fresca que a do seu quarto, como é comum, experimente colocar um ventilador na janela - mas apontando para fora, ao contrário do que normalmente se faz. Devido aos efeitos físicos envolvidos, jogar o ar quente do quarto para fora geralmente é mais rápido e eficaz do que jogar o ar fresco da rua para dentro.
     

  2. Spray refrescante caseiro: mantenha na geladeira um borrifador (deve ter na seção de jardinagem do seu hipermercado favorito) com água pura. Quando precisar se refrescar rapidamente, borrife-se (sem encharcar! senão o efeito a médio prazo será pior) com um pouco de água fria, começando pelos pés ou pelos pulsos (para aproveitar um efeito positivo da circulação sanguínea). Tanto a temperatura da água quanto o efeito da evaporação dela farão bem. Com um pouco de procura em lojas de artigos de praia, você encontrará um borrifador integrado a um mini-ventilador movido a pilhas, que por aqui faz diferença mesmo se a água estiver na temperatura ambiente.
     

  3. Tome banho com alguma janela aberta: a saturação causada pelo vapor do chuveiro preso no ambiente impede todos os outros mecanismos naturais que o seu corpo poderia usar para reduzir a sensação do calor com base na evaporação.
     

  4. Ventilador de mesa: uso há anos um ventilador USB. Quando é necessário usar o computador no calor, poder apontar um mini-ventilador para o meu rosto reduz rapidamente a sensação de desconforto. É barato, fácil de encontrar, e basta plugar e já estará funcionando. É possível encontrar também um ventilador elétrico de mesa (tenho um em casa, da marca FAME, comprado há 3 anos e funciona bem) de baixo consumo (15W), que serve para a mesma aplicação, embora gere um pouco mais de vento e dispense o computador ツ [Vale lembrar que um ventilador sozinho não reduz a temperatura ambiente, apenas tendo efeito sobre a sensação térmica.]
     

  5. Como refrescar rapidamente: se o que você precisa é se refrescar rapidamente, coloque em uma bandeja um saco plástico bem fechado, contendo vários cubos de gelo, e posicione-a em frente a um ventilador ligado e apontado para você. Não conseguirá refrescar um ambiente, mas pode fazer você se sentir melhor. Tenha *cuidado* com a água que vai se formar, especialmente evitando que ela se combine à eletricidade do aparelho ou se espalhe.
     

  6. Comida de verão: além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta mais itens fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas - com bônus extra se você escolher as que contêm bastante líquido, como a melancia, por exemplo. Para vencer o calor não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois!
     

  7. Como dormir no calor: o "método egípcio" envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada, senão não funciona. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a da temperatura do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.

O artigo "23 ways to beat the heat", do Real Simple, também tem uma boa coleção de dicas para melhor enfrentar o calor.

De bicicleta para o trabalho: guia em português para empregados e empresas

Ir de bicicleta para o trabalho é uma prática que pode ser saudável, ecológica, socialmente responsável, sustentável, econômica e até representar menos tempo de deslocamento, dependendo das condições de trânsito de onde você mora e trabalha.

Mas há alguns custos e riscos a considerar, e dificuldades que se multiplicam quando o empregador não oferece as condições mínimas que podem estar a seu alcance, na forma de um lugar seguro para guardar as bicicletas, um vestiário com chuveiro, e armários para guardar o capacete, as roupas e outros equipamentos durante o expediente.

Pensando nisso, os pessoais do Transporte Ativo e do Mountain Bike BH prepararam um verdadeiro manual, disponível para download, para pedalar ao trabalho, cujos detalhes veremos a seguir.

O guia De bicicleta para o trabalho - o que você precisa saber, o que sua empresa pode fazer (cópia local) apresenta, em 62 páginas ilustradas, o ponto de vista do ciclista e do empregador.

Para o ciclista, são apresentadas as razões para ir pedalando, as respostas a algumas desculpas clássicas, os recursos de segurança, e até formas de promover (junto aos colegas e à empresa) o hábito de ir de bicicleta para o trabalho.

Para o empregador estão apresentados argumentos a favor de dar as condições para que os empregados venham de bicicleta, e os detalhes de um programa de 5 passos que consiste em descobrir os benefícios, melhorar as instalações físicas (ou mediar um convênio com algum vizinho que as tenha), fomentar uma cultura favorável à bicicleta, oferecer incentivos e comemorar os avanços ツ

Ao final, um capítulo mostra o que outros indivíduos e organizações mundo afora estão fazendo pela melhoria das condições do uso da bicicleta como meio de transporte em suas empresas, para inspirar.

Hoje vou a pé para o trabalho, mas durante um bom tempo eu ia de bicicleta, e chegava muito mais rapidamente do que se usasse o transporte público. Recomendo a leitura e disseminação do guia preparado pelo Transporte Ativo.

Boa leitura e boas pedaladas!

Liderança e procrastinação: Todos querem a melhoria, mas ninguém quer o esforço

Procrastinação é o ato ou hábito de deixar as tarefas para depois, e com frequência abordo aqui um dos seus elementos-chave motivacionais, que é a importância (e dificuldade) de dar o primeiro passo. Depois que uma tarefa já está em andamento, fica bem mais fácil dar continuidade a ela.

Mas existe outra causa importante e comum: não deixar "cair a ficha" da relação que há entre um efeito desejado, a tarefa que conduz a ele, e o esforço necessário para que esta tarefa inicie e se complete.

Líderes não são pessoas que têm essa palavra no currículo, mas sim são pessoas determinadas a assumir a responsabilidade pelo que acreditam que precisa ser feito para chegar ao resultado que procuram. Entre suas características está a resiliência, competência de quem está mais apto a superar obstáculos e mudanças no seu caminho sem sofrer danos.

É possível colocar-se no papel de líder até mesmo no que diz respeito a objetivos eminentemente pessoais (como perder peso, entrar na faculdade ou obter uma promoção), assumindo a responsabilidade pelo esforço necessário para alcançá-los, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Qualquer estudante de Administração passa anos vendo, em diversas cadeiras, como é difícil lidar com a resistência a mudanças, natural nos seres humanos e esperada até mesmo quando a mudança é para melhor. O rock brasileiro sintetizou isso em um verso de música da banda Blitz, já em 1984: "todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer".

Em um mundo cada vez mais imediatista e exposto, é cada vez mais visível que as pessoas sabem que para ter o peso que desejam precisam comer menos e fazer mais exercícios; que para se capacitar precisam estudar mais profundamente um número maior de assuntos; que para poder adquirir o produto dos seus sonhos precisam renunciar a várias outras despesas por um bom tempo – mas, mesmo querendo a melhoria e sabendo o caminho, elas não fazem o que precisa ser feito.

Todo mundo quer o resultado, mas ninguém quer fazer o esforço

Coletivamente isso funciona de modo parecido: todo mundo quer melhor tratamento de esgoto, centros de reciclagem de lixo, prisões mais humanas e reformadoras, e acolhida para os desabrigados – mas comunidade nenhuma quer ser o abrigo das usinas, aterros, presídios e abrigos que são a solução natural para essas questões.

São 2 faces de um mesmo fenômeno: querer aprender um idioma mas rejeitar estudá-lo, querer tratamento de esgoto mas fazer passeata contra a instalação da usina no seu bairro. Ambos se resumem em "quero a solução, mas vou deixar a mudança necessária para depois" – ou seja, procrastinação.

No aspecto coletivo talvez não haja solução ao seu alcance, mas pense em quantas pendências você está deixando para depois, talvez sem notar: economizar para fazer a viagem que deseja, estudar o assunto que quer aprender, buscar a certificação que lhe permitirá avançar na carreira, economizar para comprar um imóvel ou um carro, entrar em forma para ter saúde (ou para o verão), etc.

Você precisa identificá-las, priorizá-las, planejar a solução e dar o primeiro passo. Depois o segundo, o terceiro e assim por diante, até que a mudança se converta na melhoria desejada.

E aí aplique este exemplo da sua vitória pessoal também às tarefas menores e à sua equipe: deixar o esforço para depois não produz a solução desejada.

Fica, portanto, a sugestão de procedimento, curto o suficiente para caber em um twit: Para vencer a procrastinação com efetividade: 1. saiba o que quer alcançar; 2. identifique o caminho; 3. comece a trilhá-lo e não pare!

Justificativa eleitoral: ganhe tempo levando o requerimento já preenchido

Avise pros amigos: quem estiver fora da sua cidade no dia da eleição e for justificar ("justificar o voto", como dizem, mas na verdade é justificar a ausência...) pode ganhar tempo levando o requerimento de justificativa (abaixo, vale para todo o Brasil, clique para obter o PDF) já completamente preenchido.

Clique para baixar o PDF em tamanho real de um site da Justiça Eleitoral

Leve também um documento oficial de identidade QUE TENHA FOTO (obrigatório), e o título, se tiver.

Em geral pode-se justificar em qualquer local de votação, mas o site do TRE do estado em que você estiver deve ter uma lista dos locais específicos pra isso, que podem ter menos fila e andar mais rápido.

Vale a pena consultar o site do TRE do estado em que você estiver, mesmo se você souber onde justificar, porque ele pode ter instruções específicas para a sua jurisdição.

Saia da inércia agora, criando uma lista provisória de tarefas de 10 minutos

Começar pela tarefa mais difícil, pela mais urgente ou pela que produzirá maior valor?

Não existe resposta única. O método GTD enfatiza que, como todas as tarefas previstas para o período terão que ser feitas, pode-se simplesmente começar pela primeira da lista. Outros métodos enfatizam a motivação, o valor, os hábitos pessoais, etc.

Fico com o ZTD, que destaca: o importante é fazer, e para isso é preciso começar. A priorização cabe muito melhor nas revisões diárias da lista de pendências do que no momento de começar cada nova atividade.

Mas mesmo quando temos uma política de escolha que funciona para nós, às vezes o dia empaca: estamos esperando algo de alta prioridade, perdemos o foco ou mesmo o impulso. E aí surge a pergunta: o que faço agora?

Para essas situações de impasse, uma possível solução é: pegue sua lista de tarefas, identifique 2 ou 3 tarefas que possam ser completamente resolvidas em 10 minutos cada, e escolha qualquer uma delas para começar.

A técnica tem 2 vantagens principais: olhar para o conjunto de pendências selecionando as curtas ajuda a voltar a atenção às tarefas, e executar uma tarefa curta coloca você em movimento na direção certa, eliminando os efeitos negativos da inércia causada pelo impasse, e gerando o impulso para continuar completando outras tarefas.

Leia também: Vença a procrastinação hoje com UMA dica – e bem curta.

Ria e aprenda: vídeo japonês mostra como ficar pronto para sair 5min depois de acordar

Ficar pronto para sair de casa apenas 5 minutos depois de acordar é difícil, mas você sabia que também pode ser bem engraçado? E eu definitivamente quero aprender a dar nó de gravata expresso como o deste japonês acelerado.

Tenho certeza de que você não terá outro uso mais divertido para os próximos 5 minutos do que apertar Play no vídeo abaixo e ver este trecho de game show japonês em que um participante demonstra, de algumas maneiras práticas (e outras apenas cômicas, como é o objetivo) como levar 5 minutos entre acordar e sair de casa pronto para trabalhar:

Divertido, não? Faça uma pausa pra mandar este artigo pros amigos (preferencialmente compartilhe o link que postei no Facebook), e depois volte para ver meus comentários a seguir ツ

Note que o vídeo é cômico, mas tem algumas dicas boas: definitivamente quero aprender a fazer o nó de gravata da forma demonstrada (no final, após o fim dos 5 minutos, eles mostram de forma detalhada), e achei genial a forma de abotoar o colarinho com ajuda de um alfinete de segurança para puxar o botão.

E já tenho o hábito de vestir as jaquetas como o japonês da TV faz (na verdade aprendi o truque por meio do Presidente Bartlet, do seriado The West Wing).

Quanto à técnica de vestir as calças sem usar as mãos enquanto escova os dentes, e a de preparar o pão e o café, eu passo!

Acredito que sair 5 minutos depois de acordar é uma meta exagerada, mas acordar cedo e ficar pronto mais rapidamente são possibilidades práticas, como vimos nos artigos anteriores:

Artigos recentes: