Campanha organizada contra o desmatamento da Amazônia, via Internet

Está em andamento uma campanha on-line contra o Projeto de Lei 6424/2005, que altera a Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, que institui o novo Código Florestal, para permitir a reposição florestal e a recomposição da reserva legal mediante o plantio de palmáceas em áreas alteradas.

Eu fui convidado a participar da campanha, mas prefiro não - tenho minhas diferenças com a entidade proponente. Mas participar do processo legislativo por intermédio de movimentos organizados via Internet me parece uma idéia efetiva (resta descobrir se será eficaz), por isso resolvi noticiar o fato, e a campanha.

Segundo a entidade internacional que propôs a campanha, o projeto autoriza a derrubada de grandes áreas de vegetação em propriedades privadas, causando grande dano ambiental, e "a floresta amazônica é um recurso natural estratégico para o combate ao aquecimento global. Destruir a Amazônia pode reduzir a produtividade agrícola brasileira, provocando um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro."

Por isso, fazem o chamado à ação: "Exija um ponto final no desmatamento em todas as florestas tropicais brasileiras, em especial a Amazônia. Acesse o site Meia Amazônia Não e diga aos legisladores que 50% é igual a zero e você quer uma Amazônia por inteiro. Divulgue no seu blog, comunidade e em todos os canais que possam fazer com que esse movimento ganhe cobertura nacional."

A Agência Brasil traz o contraponto: "o autor do projeto diz que há equívocos na interpretação do projeto que não prevê o corte de 50% da floresta, mas a recuperação de áreas já alteradas, com a plantação de espécies nativas ou exóticas e que isso não mexe na área de reserva ambiental. "O meu projeto não permite o plantio de soja, cana, grãos, não permite pecuária nas áreas alteradas a não ser nos 20% permitido hoje. Então não muda em nada o Código Florestal com relação a reserva ambiental", finaliza."

Informe-se, analise, e tome sua decisão sobre participar ou não.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: